Espalhados pelo Brasil afora, os primeiros gritos de campeão já ecoam no país. A Taça Guanabara se encerrou num jogo que já havia aconteido anteriormente. Pela fase de grupos, o Vasco humilhou o Botafogo em pleno Engenhão por 6x0. Dessa vez, a história foi diferente. Com gols de Fábio Ferreira e " El Loco " Abreu, o Fogão fez 2x0 no Vasco e levou o primeiro turno pra General Severiano. A equipe, de quebra, está garantida na final do Campeonato Carioca. Já em Santa Catarina, o Avaí abriu o placar contra o JEC em plena Arena Joinville. No minuto final, Ricardinho acerta um chute desacreditado e empata. Como o tricolor catarinense havia feito a melhor campanha na primeira fase, o Coelho é o campeão do primeiro turno em solo catarinense.
.
Domingo de clássico no Paulistão. No Palestra Itália, o Palmeiras superou a crise e fez 2x0 no São Paulo, com 2 gols de Robert, o ídolo da Mancha Verde. Em diversos pontos da Grande São Paulo, vários incidentes envolvendo as torcidas organizadas das equipes ocorreram, e, no gramado, o técnico tricolor Ricardo Gomes sentiu-se mal e está internado. O Corinthians mandando seu jogo em Barueri não saiu do 0x0 com o ameaçado Rio Branco. O líder Santos foi até Mirassol e, atuando bem abaixo das expectativas, fez 2x1 na equipe da casa. O vice líder é o Santo André, que em Presidente Prudente bateu o Barueri por 3x1. No G4 ainda figura o Botafogo, que perdeu para o Bragantino por 2x0 na terra da linguiça.
.
Cruzeiro x Atlético no Mineirão. E, como de praxe, a vitória foi celeste. O placar de 3x1 teve gol do estreante Roger pela equipe azul, que, na comemoração, roubou a cabeça do Raposão, mascote do time. Para o lado atleticano, sobraram reclamações duma arbitragem tendenciosa, segundo eles. O clássico foi marcado pelas flanelinhas, provocação dos torcedores cruzeirenses aos do Galo. Os primeiros dizem que os segundos " guardaram a vaga pro Cruzeiro na Libertadores ". No Rio Grande do Sul, pelas semifinais da Taça Fernando Carvalho, o Grêmio passou fácil pelo Inter de Santa Maria, 4x1 no Olímpico. Já o colorado, com o time reserva, jogou feio e perdeu para o Novo Hamburgo em pleno Beira-Rio. De virada, o Nóia fez 2x1, nos instantes finais, e decidirá um lugar na grande decisão ante o Imortal.
.
Na Bahia, o líder do grupo 1 é também o melhor time da comepetição. O Vitória passou fácil pelo Ipitanga no Barradão, 4x0. Já o líder do grupo 2, o Bahia, ficou no empate contra o Madre de Deus, fora de casa, por 0x0. No campeonato candango, o Atlético Ceilandense abriu 3 pontos de vantagem na liderança ao bater o Dom Pedro por 2x1 em casa. O vice-líder é o Jacaré. O Brasiliense bateu o terceiro colocado Ceilândia por 3x0, longe de seus domínios. O Gama é apenas o quarto, e, na rodada, empatou com o Botafogo por 0x0. No Ceará, o primeiro turno chegou a decisão. O Fortaleza eliminou o líder da primeira fase, o Ferroviário, no Clássico das Cores, ao vence-lo por 2x1 no Castelão. O Tricolor de Aço enfrentará o Guarany de Sobral, que empatou por 2x2 com o Horizonte e venceu nos pênaltis o duelo.
.
No Centro-Oeste, o líder do campeonato goiano é o Atlético. O Dragão venceu o Santa Helena, em casa, por 4x2. Mesmo ao perder, também por 4x2, para o Trindade, no Abrão Manoel da Costa, a vice líder é a Anapolina. O Goiás já aparece em terceiro lugar. O esmeraldino fez 3x1 na Canedense, no estádio da Serrinha. No Pará, o cada vez mais líder Remo enfrentou o São Raimundo no Baenão e fez 3x1. O Paysandu decepcionou e ficou no 0x0 com o Cametá em Belém. Domingo de clássico no Paraná. E, para a surpresa de todos, o Paraná venceu o até então invicto Cortiba por 1x0. O Atlético perdeu a chance de encostar no Coxa ao levar o gol de empate do Nacional, em Rolândia, nos minutos finais. O jogo ficou no 1x1. O último clássico a ser relatado aconteceu em Pernambuco. Nele, Sport e Náutico ficaram no 1x1 na Iha do Retiro. O Leão é líder e o Timbu é terceiro. A vice-líder é a Cabense, que venceu o Vera Cruz por 2x0 no Carneirão. Completando o G4 aparece o Santa Cruz, que, fora de casa, venceu o Salgueiro por 2x1.
.
Pela Bundesliga, os ponteiros decepcionaram. O líder Bayer Leverkusen foi a Bremen e não conseguiu nada mais que um 2x2 ante o Werder. Sem Ribery e Robben, o Bayern de Munique também empatou, 1x1 contra o Nuremberg no Frankenstadion. O terceiro colocado Schalke 04 fez pior. Em Wolfsburg, perdeu por 2x1 para os Lobos.
.
Pelo Clausura, segue o calvário dos grandes. O Boca Juniors foi até Mendoza e não passou dum 1x1 ante o Godoy Cruz. O River Plate, atuando no Monumental de Nuñez, fez pior. Os milionários também ficaram no 1x1 contra o Arsenal de Sarandí. Os líderes venceram. O Vélez passou fácil pelo Independiente, em casa, por 3x0. Já o Colón, no Cemitério dos Elefantes, fez 2x1 no Chacarita.
.
Pelo Apertura chileno, o líder Unión Española bateu a Universidad Catóica por 2x1. O vice líder é a outra equipe universitária, a Universidad de Chile. La U bateu o Santiago Morning, em casa por 2x1. O surpreendente O'Higgins, terceiro colocado, parece perder força, já que perdeu para o San Felipe, fora de casa, por 2x0.
.
Pela La Liga, os dois gigantes seguem seu campeonato à parte. O líder Barcelona fez 4x0 no Racing Santander, em casa. Em outra goleada, o Real Madrid fez 6x2 no Villarreal, no Santiago Bernabeu. O Sevilla se consolidou no G4 ao vencer o rival Mallorca, nas Ilhas Baleares, por 3x1.
.
Pela Ligue 1 francesa, o líder Bordeaux teve seu jogo contra o Auxerre adiado. O vice-líder Montpellier perdeu a chance de empatar em número de pontos com os girondinos ao perder para o Saint Ettiene, fora de casa, por 1x0. Separados por uma diferença de 3 pontos, as equipes posteriores, na classificação, venceram. Lille, Lyon e Olympique de Marselha fizeram 2x1, 4x0 e 3x1 em Rennes, Sochaux e Nancy, respectivamente.
.
Pela Premier League, a rodada foi péssima para o Manchester United. Os Red Devils perderam para o Everton, em Goodison Park, por 3x1, e viram o líder Chelsea disparar. A equipe foi a Wolverhampton e bateu os donos da casa por 2x0. O Manchester ainda viu o Arsenal encostar. Os gunners fizeram 2x0 no Sunderland, em Londres. A briga pela quarta colocação, e pela posterior vaga pra Champions League, esquentou enssa rodada. Manchester City e Liverpool ficaram no 0x0, e perderam a chance de abrir vantagem na disputa. Melhor para o Tottenham, que venceu o Wigan fora de casa por 3x0, e assumiu a colocação. Quem chega para brigar é o Aston Villa. Os Villans bateram o Burnley, em seus domínios, por 5x2.
.
Pelo Calcio, a Inter vem vacilando. A equipe de Milão empatou, em casa, com a Sampdoria, por 0x0. A Roma já está a apenas 5 pontos dos líderes. Atuando no Olímpico, a equipe fez 1x0 no Catania. O Milan vem se recuperando e superou o Bari, longe de casa, por 2x0. Com Alberto Zaccheroni no comando, a Juventus segue subindo a ladeira. A Vecchia Signora bateu o Bologna, fora de casa, por 2x1.
.
Pela Liga Sagres, o Benfica contou com a ajuda do rival para assegurar a liderança. No jogo mais aguardado da rodada, o Porto humilhou o vice-líder Braga por 5x1 no Estádio do Dragão. Os encarnados fizeram seu papel, e venceram o União de Leiria em casa por 3x0. O destaque negativo, novamente, fica por conta do Sporting, que empatou com a novata Olhanense por 0x0, fora de casa.
.
Na Super Ligi da Turquia, o líder é o Galatasaray. No clássico de Istambul ante o Besiktas, o resultado foi de 1x1. O Fenerbahçe pode assumir a liderança, já que joga hoje contra o Bursaspor, no Sukru Saracoglu.