segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O futebol de todas as letras

>
Partida após partida, o futebol nos reserva letras diferentes, se comparassemos o esporte com a música. Scripts encaixaria melhor no contexto, mas um lance em especial explica a mudança da palavra. No SanSão do campeonato paulista, Robinho fez um lindo gol de letra, no clássico de seu retorno. O Santos venceu o São Paulo por 2x1 e é líder, com 13 pontos. Também com 13 pontos aparece o surpreendente Botafogo de Ribeirão Preto, que, na rodada, passou fácil pelo Mogi Mirim, 3x0 no Santa Cruz. Duas equipes completam o G4, com 14 pontos. O terceiro colocado é o Corinthians, que não tomou conhecimento do Sertãozinho e fez 4x0 na capital. O quarto é a Ponte Preta, que fez um ranhido jogo contra a Portuguesa em seus domínios, mas ganhou por 2x1, com Finazzi fazendo o tento derradeiro, novamente. O destaque negativo continua sendo o Palmeiras. Apesar da vitória por 3x2 sobre o Bragantino no Marcelo Stéfani, o alviverde é apenas o sexto colocado.
.
No Rio de Janeiro, as semifinais da Taça Guanabara estão definidas. E, como todos esperavam, os 4 grandes degladiarão entre si. O campeão da chave A, o Flamengo, encara o segundo do B, o Botafogo. O confronto marcará a reedição das 3 últimas finais do estadual. Na rodada, o rubro-negro jogou com o freio de mão puxado, mas venceu o Boavista por 2x1. Já a Estrela Solitária passou como quis pelo Resende, fazendo 5x2 e com direito a show de El Loco Abreu, que fez 3 na partida. O outro confronto juntará o vencedor do grupo B, o Vasco da Gama, ante o Fluminense, vice campeão do A. A equipe cruzmaltina tropeçou em casa, e empatou com o Madureira por 2x2. O Fluminense não saiu do 0x0 con o Olaria.
.
Nas Alterosas o líder é o surpreendente Democrata de Governador Valadares. A equipe bateu o Ituiutaba, fora de casa, por 2x1. Com o time misto, o Cruzeiro passou fácil pelo Villa Nova por 4x2. Também no Mineirão, o Galo não passou dum empate ante o Ipatinga, 1x1, com direito a um frangaço do goleiro atleticano Carini. No Rio Grande do Sul chegam as finais da Taça Fernando Carvalho, a primeira fase do estadual. O Grêmio atropelou o Universidade por 5x1 longe de seus domínios e terminou como líder do Grupo 1. O Imortal poderá enfrentar Veranópolis, Caxias ou Pelotas na próxima fase. Com mais dificuldades, mesmo no Beira-Rio, o Internacional fez 2x1 no Avenida e assegurou a primeira colocação do Grupo 2. O Inter fará o clássico JuveNal ante o Juventude, que perdeu para o Santa Cruz, fora de casa, por 1x0.
.
Na Bahia, os grandes venceram. Atuando em Pituaçu, o Bahia se reencontrou com a vitória ao fazer 2x0 no Atlético de Alagoinhas. Apesar disso, o tricolor da boa terra é vice-líder do grupo 2. Está átras do Fluminense, que, em Feira de Santana, venceu o Colo-Colo de Ilhéus por 2x1. Também em Feira de Santana o líder do grupo 1, o Vitória, bateu o Feirense por fáceis 3x0. Na capital federal, o líder é o Gama, mesmo com o empate por 0x0 com o Atlético Ceilandense, fora de casa por 0x0. O Brasiliense teve melhor sorte em Luziânia, ao bater os donos da casa por 3x0. Apesar da vitória, o Jacaré é apenas o sexto colocado.
.
Em Santa Catarina, dois times dividem a ponta, e eles jogaram nessa rodada. Apesar do equilíbrio na classificação, o Avaí humilhou o Joinville por 5x1 na Ressacada, e agora ambos tem 15 pontos. Em recuperação, o Figueirense viajou até Jaraguá do Sul e não tomou conhecimento do Juventus, batendo-o por 4x1. O Figueira, no entanto, ainda é apenas o sétimo colocado. Terceiro e quarto colocados também jogaram, e a partida também foi desigual: o Metropolitano, quarto, com 12 pontos, ganhou de 4x1 do Atlético Ibirama, terceiro. No Ceará, o líder é o Guarany de Sobral, que venceu por 2x1 o Quixadá fora de casa. O Ceará vem se recuperando, e fez 2x0 no Crato. No clássico da capital, o Fortaleza sofreu, mas bateu o Ferroviário por 3x2.
.
No clássico da rodada do estadual de Goiás, o Atlético venceu o Vila Nova por 3x1 e assumiu a ponta do campeonato, com 14 pontos. Com a mesma pontuação, mas com desvantagem no saldo de gols, aparece o CRAC, que empatou com o Trindade por 1x1. O Goiás venceu a segunda seguida, contra o Santa Helena no Serra Dourada, por 2x0, e já aparece na sexta colocação. No Pará, o domingo foi de clássico. No tradicional RePa, Paysandu e Remo ficaram no 1x1 no Mangueirão. O Leão é o líder, enquanto o Papão é vice. O terceiro colocado é o Independente, que venceu o Ananindeua por 3x1 fora de casa.
.
O domingo também foi de clássico no Paraná. O Atlético bateu o rival Paraná, na Vila Capanema, por 1x0. O Furacão é o vice-líder. O primeiro colocado é o Coritiba, que passou fácil pelo Iraty por 3x1 na capital. Em Pernambuco, nada de novo. O líder Sport, sem dificuldades, fez 2x0 na Cabense, em casa. O Náutico, que após um início claudicante já é o segundo colocado, teve dificuldades, mas bateu o Vitória de Santo Antão por 1x0 nos Aflitos. Além dois dois grandes e da Cabense quarta colocada, completa o G4 o Salgueiro. O Carcará do Sertão fez 2x0 no Araripina, em casa.
.
Pela Bundesliga, três times se mantém na briga pelo título. O líder segue sendo o Bayer Leverkusen, apesar do empate ante o Bochum por 1x1 no Ruhrstadion. Com o tropeço, o Bayern de Munique se aproveitou e empatou no número de pontos com o time já referido, perdendo apenas nos critérios de desempate. Os bávaros venceram o atual campeão Wolfsburg, fora de casa, por 3x1. Três pontos átras vem o Schalke 04, que também tropeçou empatando com o Freiburg por 0x0 fora de casa.
.
No Clausura argentino, o líder é o Vélez Sarsfield, que bateu o Gimnasia por 2x1 no José Amalfitani. Os grandes continuam decepcionando. O River Plate foi incapaz de bater o Rosário Central, em Buenos Aires, e ficou no 0x0. O Boca Juniors, no Colosso del Parque, perdeu para o Newell's Old Boys por 4x2.
.
Nenhuma novidade na La Liga Espanhola. O líder Barcelona passou pelo Getafe, no Camp Nou, com alguma dificuldade, por 2x1. Já o Real Madrid enfrentou o Espanyol em casa e bateu os periquitos por 3x0. No Mestalla, o terceiro colocado Valência fez 3x1 no Valadollid. A mudança se deu no quarto lugar. Após a derrota do Sevilla por 2x1 ante o Zaragoza, o Mallorca assumiu a posição. O time das Ilhas Baleares suou para vencer o Villarreal por 1x0 em casa.
.
Na Ligue 1 da França, o líder Bordeaux bobeou de novo. Perdeu para o Rennes, por 4x2, no Route de Lorient. O Montpellier, vice-líder, se aproveitou do tropeço e ganhou do Boulogne, por 2x0, fora de casa, e agora está a apenas 3 pontos da liderança. Destaque negativo para o outrora papão Lyon, que não saiu do 0x0 com o Toulouse fora de casa. Quem surpreendeu foi o Olympique, que no Velódrome massacrou o Valenciennes por 5x1. O Lyon é o quarto e o time de Marseille, o quinto.

Na National League grega, o Panathinaikos segue seu caminho para o título. O PAO foi até Larissa e venceu o time da casa por 3x0. Seis pontos átras vem o Olympiakos, que atropelou o Levadiakos por 5x1 no Karaiskákis.
.
Rodada de clássicos na Premier League. Em Stamford Bridge, o Chelsea não deu sopa pro azar e segue firme na liderança, após bater o Arsenal por 2x0, com dois gols de Drogba. Já no Merseyside Derby, o Liverpool, em grande ascenção, fez 1x0 no Everton, com gol de Kuyt. Quem teve vida fácil na rodada foi o Manchester United. Os Red Devils passaram fácil pelo lanterninha Portsmouth, vencendo por 5x0 em casa.
.
Pelo Calcio, os times de Milão vivem fases opostas. Enquanto a líder Internazionale segue a passos largos para o pentacampeonato, sobretudo após passar pelo Cagliari por 3x0 em casa, o Milan perdeu a vice-liderança na rodada. O time rossonero empatou com o Bologna, fora de casa, por 0x0. Quem foi para a segunda colocação foi a Roma, que, em Florença, fez 1x0 na Fiorentina. Os outros dois grandes seguem seu calvário. A Juventus foi até Livorno e ficou no 1x1 com os donos da casa. Já a Lazio perdeu na capital para o Catania, por 1x0, e entrou na zona de rebaixamento.
.
Pela Liga Sagres, o líder é o Benfica, ao menos até a partida entre Braga e Belenenses, que será realizada nesta segunda-feira. Os encarnados foram até Setúbal e empataram com o Vitória por 1x1. O Porto passou sem dificuldades pelo Naval, 3x0, em casa. A decepção, novamente, fica por conta do Sporting. No José Alvalade, a equipe perdeu para a Acadêmica de Coimbra por 2x1.
.
Na Suíça, um tabu está próximo do fim. O Young Boys está perto de conquistar o título 24 anos após seu último triunfo na Super League, mesmo com a derrota apra o vice-líder Basel por 4x0, no St. Jakob-Park.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :