segunda-feira, 3 de maio de 2010

A glória

>
Antes dos 8 meses de Brasileirão, temos 4 de estaduais. Até aí, nenhuma novidade. Mas nesse novo calendário brasileiro, com o primeiro semestre indo até a primeira semana de Maio, nos deparamos com jogos incríveis, inesquecíveis. Um tiro no pé de quem quer acabar com os estaduais, a verdadeira graça do futebol brasileiro.
.
No Paulistão, a melhor final do milênio, simplesmente. O Santo André saiu na frente com menos de um minuto. O Santos empatou com Neymar, após um toque de letra no ar de Robinho, lance maravilhoso. O Santo André fez 2x1, com Alê, após um gol legal ser anulado pelo trio de arbitragem. Neymar fez outro, após um toque de calcanhar espetacular de Ganso. No fim da primeira etapa, Branquinho fez 3x2. Tal resultado era o limite para o Santos. Se tomasse mais um gol, o título ficaria no ABC. Num jogo de 4 expulsões, sendo 3 para o Peixe, uma arbitragem absurdamente ruim, que foi condescendente com a pancadaria generalizada e com a pilha dos jogadores andreenses, a partida se arrastou no segundo tempo. Até Dorival Júnior colocar Bruno Aguiar e tirar Ganso. O 10 santista recusou sair de campo e disse que queria ficar no gramado, pedido prontamente atendido pelo técnico. E ele fez por emrecer. Foi o melhor jogador do time da Baixada na finalíssima, segurando a bola como poucos, dando assistências e sendo um verdadeiro comandante, um maestro de 20 anos de idade. Aos 43 do segundo tempo, Rodriguinho ainda carimbou a trave de Felipe, num lance no qual todos prenderam a respiração. Fim de jogo, e, mesmo com a derrota por 3x2 para o espetacular Santo André, fez-se justiça: Santos campeão. O 18º estadual da história santista.
.
Em Minas Gerais, tudo já havia se decidido semana passada. Porém, o jogo que entrará pra história é o de ontem. O Atlético venceu novamente o Ipatinga, por 2x0, e faturou seu 40º Campeonato Mineiro. O primeiro foi do artilheiro Diego Tardelli, e o segundo, no finzinho, do grande Marques. Ídolo da massa atleticana, ele encerrou ontem a carreira profissional e repetiu um gesto histórico na comemoração do gol: tirou a camisa e a colocou na bandeirinha de escanteio. Na entrega da taça, a provocação: Tardelli ironizou a torcida cruzeirense, que se referiu aos atleticanos como flanelinhas, por guardar a vaga para a Libertadores de 2010 durante o nacional do ano passado, e lustrou o caneco.
.
No Sul, outro campeão com derrota. O Internacional, com time reserva, fez 1x0 no Grêmio em pleno Olímpico. No entanto, a vitória do Imortal por 2x0 na semana passada deu a taça ao time mais regular e eficiente, o tricolor. Foi a 36ª conquista do time no Gauchão. Um pouco mais acima no mapa, em Santa Catarina, o Avaí venceu a segunda partida da final por 2x0, na Ressacada, e faturou o bicampeonato, em cima do Joinville.
.
A surpresa apareceu no Distrito Federal. Com o empate por 2x2 em Taguatinga ante o Brasiliense, o Ceilândia levou pra casa o campeonato candango, após o time amarelo se mostrar mais regular em todas as fases preliminares. No Ceará, o Fortaleza, na série C, venceu nos pênaltis o rival Ceará, da primeira divisão, após uma vitória do Vozão por 2x1 no tempo regulamentar. O tricolor de Aço levou o tetracampeonato e, de quebra, igualou o recorde histórico do Ceará, com 39 títulos ao todo.
.
Nos demais estaduais, tudo correu normalmente. Após massacrar o Santa Helena em Goiãnia, o Atlético Goianiense voltou a bater o oponente. Desta vez, fora de casa, por 3x1. O Dragão levou o seu 11º estadual. Em Pernambuco, a primeira partida da final foi disputada ontem, com vitória do Náutico, por 3x2, nos Aflitos, ante o Sport. O Timbu vencia por 3x2, mas o oponente reagiu bem no segundo tempo e precisa apenas duma vitória simples para conquistar o pentacampeonato.
.
No confronto mais aguardado das oitavas-de-final da Libertadores, o Maracanã viu muita chuva e pouco futebol. O Flamengo, ao menos reverteu a vantagem ao bater o Corinthians por 1x0, com gol do Imperador Adriano. Os brasileiros que jogaram fora de casa se deram mal. O São Paulo, com sorte, segurou o 0x0 ante o Universitario, em Lima, com um a menos. Já o Inter foi até a Argentina e perdeu de 3x1 para o Banfield. Completando o giro dos brasileiros, o Cruzeiro, atuando muito bem, fez 3x1 no Nacional em Belo Horizonte, com 3 gols de Thiago Ribeiro. Once Caldas e Libertad ficaram no 0x0 em Manizales, o Universidad de Chile venceu o Alianza Lima por 1x0 no Alejandro Villanueva e praticamente se garantiu nas quartas, e o Estudiantes, com o time reserva, fez 2x0 no San Luís, no México. A surpresa veio do jogo entre Chivas e Vélez Sarsfield. O time argentino perdeu por 3x0 para a equipe mexicana no Jalisco, e corre sério risco de ficar de fora da competição.
.
Na Champions League, o Bayern de Munique confirmou o favoritismo. Fez 3x0 no Lyon, na França, e classificou-se pra final. A surpresa foi a eliminação do Barcelona na Catalunha. O time espanhol foi parado, literalmente, pela Inter de Milão, num show defensivo da equipe comandada por José Mourinho. O gol de Piqué, no fim do jogo, de nada adiantou. Os culérs venceram, mas quem vai pra final são os italianos.
.
Na Europa League, a zebra passeou. Em Londres, o Hamburgo até saiu na frente, com gol de Petric. Mas o Fulham, valente, virou, tentos anotados por Davies e Gera. Com o 2x1 no Craven Cottage, os ingleses chegam a uma decisão europeia pela primeira vez. Já em Liverpool, o time da casa fez o mesmo placar que o jogo de ida, ante o Atlético, em Madrid, no tempo regulamentar. O 1x0 teve gol de Aquilani. Na prorrogação, os Reds fizeram o segundo, com Benayoun. Precisando de um gol, os espanhóis foram aoa taque e tiveram êxito. O gol de Forlán, aos 102 minutos, fechou o caixão da equipe inglesa.
.
Na Bundesliga, o título praticamente se decidiu na 33ª e penúltima rodada. O Bayern de Munique venceu o Bochum, por 3x1 e foi beneficiado com a derrota do Schalke, em plena Veltins-Arena, por 2x0 para o Werder Bremen. Os verdes, aliás, estão em posição privilegiada para voltar a Champions League, dois pontos na frente do Bayer Leverkusen. A equipe empatou com o já rebaixado Hertha Berlim, em casa, por 1x1, e desperdiçou a chance de ficar melhor colocada. Corre por fora na briga o Borussia Dortmund, que também tropeçou, empatando com o Wolfsburg por 1x1.
.
Disputa polarizada no Clausura. O Estudiantes foi até o Cemiterio de Los Elefantes e venceu o Chacarita por 2x1, e é o líder. Um ponto átras vem o Argentinos Juniors. A equipe foi até a casa do San Lorenzo, e venceu o Ciclón lá mesmo, por 2x1.
.
Na La Liga, quase que o Barcelona desgarrou. A equipe da Catalunha fez o que dela se esperava, venceu bem o Villarreal por 4x1, no Madrigal. O problema é que o Real Madrid suou demais pra bater o Osasuna, na capital. Os Rojillos saíram na frente, mas o Real, com um gol no fim de Cristiano Ronaldo, venceu por 3x2. Assim, segue a vantagem de um ponto do Barça. Outra briga interessante é pela quarta colocação, que dá vaga na Champions League. O Mallorca foi até o estádio San Mamés e conseguiu uma difícil vitória ante o Athletic Bilbao, por 3x1. Já o Seviila, em casa, passou pelo mistão e cansado Atletico de Madrid, por 3x1. O Mallorca está dois pontos na frente.
.
Contagem regressiva pro título do Olympique na Ligue 1. O time de Marselha foi até o Stade l'Abbé-Deschamps e empatou por 0x0 com o Auxerre, vice-líder. A vantagem é de 5 pontos, e faltam apenas 3 rodadas para o nacional acabar. Na briga pela terceira colocação, Lille e Lyon se degladiam. Ambos venceram. Os atuais terceiros colocados, les dogues, fizeram 3x1 no Nancy, em casa. Já o Lyon foi até Montpellier e venceu o time da casa por 1x0.
.
Na Premier League, emoção à flor da pele. O líder Chelsea venceu o clássico ante o Liverpool, por 2x0, fora de casa, e ganhou moral pra sequência do campeonato. Com dificuldades, o Manchester United foi até o Stadium of the Light e venceu o Sunderland por 1x0, gol de Nani. Destaque pra briga pela quarta colocação. O Tottenham segue em vantagem, após bater o Bolton por 1x0. Em confronto direto, o Manchester City bateu o Aston Villa. Os Villans perderam por 3x1, fora de casa.
.
Pelo Calcio segue a Inter líder. A equipe nerazzuri foi até a capital e fez 2x0 na Lazio, mantendo a ponta do nacional. Dois pontos átras aparece a Roma, que venceu o Parma por 2x1 no Ennio Tardini. E segue o calvário da Juventus. A equipe de Turim empatou com o Catania por 1x1, fora de casa, e, caso a liga acabasse hoje, ficaria de fora de todas ascompetições européias.
.
A festa do título na Liga Sagres foi adiada. O Benfica perdeu o clássico para o Porto, no Estádio do Dragão, por 3x1, e vai ter que esperar a última rodada para desentalar o grito preso na garganta há 5 anos. O Braga segue na cola. Os vice-líderes venceram o Paços Ferreira por 1x0, sendo que os castores pressionaram muito pelo empate, o que daria o título para a equipe lisboeta.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :