domingo, 26 de setembro de 2010

Roriz, o mártir

>
O escândalo de corrupção ( mais um... ) envolvendo o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, serviu como base para a criação do projeto da Lei Ficha Limpa, que visava barrar a candidatura de candidatos com histórico de corrupção, em qualquer esfera sócio-política no país. Lembro que o DF já havia perdido seu governador, José Roberto Arruda, por outro episódio lamentável de disputa de poder e dinheiro, no qual vídeos revelavam pessoas ligadas ao governo colocando dinheiro em qualquer lugar que pudesse recebe-lo.
.
A tal lei Ficha Limpa ganhou corpo ao cair nas graças do povo. Via twitter, ela foi organizada, idealizada e encaminhada para a esfera política, algo raro nos dias atuais. Passou por onde deveria e chegou ao Supremo Tribunal Federal, onde seria aprovada. Com tamanha mobilização em torno do manifesto, ela tinha grandes chances de passar, mesmo essa indo contra a vontade de dinossauros da política brasileira, que mandam em nosso Estado até hoje.
.
O problema surgiu com o já citado Joaqui Roriz: por meio duma brecha na lei eleitoral, ele desistiu de sua candidatura, colocando sua mulher, Weslian, nas eleições do dia 3. O ato, por si só, já seria duma cafajestagem sem tamanho. Porém, há o efeito dominó: graças a ela, a votação para a Ficha Limpa esfriou no STF, ao ponto do pleito terminar empatado em cinco, em muito graças à desistência do candango.
.
Sobre a lei, muito já me disseram: que ela deixaria pra ser votada mais tarde - e tornando os ficha suja elegíveis em Outubro -, que ela passa, que ela não passaria, ou até que o presidente Lula iria intervir, indicando um novo ministro do STF temporário apenas para dar o voto de minerva.
.
Ao causar tamanha confusão na cabeça de todos, Roriz tornou-se o heroi de figuras como Paulo Maluf, Antônio Palocci, Celso Russomano, Jader Barbalho, José Genoíno, Valdemar Costa Neto, Fernando Collor e Renan Calheiros, ao se sacrificar em nome da quadrilha que extorque nosso dinheiro e dá risada de nós todos, pedindo votos com um sorriso cara-de-pau. Seu ato é visto por eles como o de um Messias, pregado na cruz para salvar toda a raça pilantra ao seu redor.
.
Vamos deixar Roriz Cristo e seus apóstolos vencerem mais essa batalha, na semana na qual eles serão votados ? Vamos entregar nosso voto e nossa confiança neles novamente ? Eu não.
.
PS: Joaquim Barbosa é ídolo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :