quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Voto paulista

>
Saber quem vencerá uma eleição executiva no estado de São Paulo é fácil: é só saber o candidato tucano na disputa. Assim é desde meados da década de 90, com Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. O último é novamente candidato, e, pra variar, deve vencer a eleição doia 3. Donos d'uma campanha morna e banal, ele não fez muito esforço para vencer, pois todos já o conhecem e porque seus opositores o ajudaram. O " picolé de chuchu " nunca foi tão sem sabor.
.
Aloizio Mercadante tinha só um plano de governo: atacar Alckmin. Isso não dá certo noe stado, e o PT sempre erra no mesmo ponto. Celso Russomano desvinculou-se do PP e de Maluf, mas se mostrou tão desequilibrado quanto o cacique do partido. Paulo Skaf e Fábio Feldmann aparecem com propostas interessantes no que tange à integração entre as secretárias estaduais, mas a falta de tempo os atrapalha. Além disso, o fato do primeiro querer a USP paga e do segundo vir do PSDB não os dá crédito. Paulo Bufalo integra a área pensante do PSOL, mas peca pelos ataques aos demais candidatos, como toda sua sigla.
.
Nos nanicos, destaque para o curioso caso de Mancha, do PSTU. Muitas vezes não citado, ele tem o maior índice de rejeição da camapnha, com 32%. Os outros esquerdistas, tanto no Senado quanto na eleição para governador só culpam o " sistema capitalista " por tudo, atribuindo a eles o aquecimento global e os terremotos no planeta, exigindo uma " reforma socialista ".
.
A peculiaridade em São Paulo é o Senado. O estado sempre teve forte participação do PT em Brasília. Esse ano a esquerda pode eleger dois senadores, algo inédito na região: Marta Suplicy e Netinho. A primeira já foi prefeita da capital e é muito querida pela população de baixa renda, e ele já foi pagodeiro e já bateu em mulheres. São Paulo pode conseguir o que os EUA não conseguiram: eleger uma mulher e um negro em suas eleições. A petista tem bons projetos e ideias, e mesmo sendo uma má administradora pode ser uma boa escolha, enquanto Netinho não tem nem caráter para pleitear um cargo público.
.
Os preferidos da direita são Aloyzio Nunes, que já fez de tudo na política nacional, e Romeu Tuma, sempre candidato ao Senado com a bandeira da segurança pública. Aloysio aparece como o candidato mais cerebral, com propostas clarar, e Tuma tem sua imagem abalada com esquemas de corrupção e nepotismo em seu gabinete. Ambos se beneficiaram da saída do peemedebista Orestes Quércia, que abandonou o pleito após ser diagnosticado com câncer. O ex-governador falou para seus eleitores votarem nos candidatos do PSDB e do PTB. Ciro Moura seria seu sucessor natural, mas ele prefere falar de valores familiares e religiosos, mostrando total despreparo. Ricardo Young seria outra boa aposta, mas fala apenas de meio ambiente, o que afasta propostas e eleitores. Sérgio Redó, Serpa e Moacyr Franco não tiveram chances de mostrar qualquer proposta.
.
Dos socialistas, Marcelo Henrique é o úico a ter ideias viáveis, mas esbarra em suas palavras e pensamentos bolcheviques demais. Ana Luiza, do PSTU, ataca veladamente seu aprceiro esquerdista bem sucedido Netinho, dizendo que " São Paulo não quer quem bate em mulher ". Os candidatos vermelhos não passam de mais doe mesmo.
.
Num estado " espelho do mundo " é natural a diversidade de opinião e itneresses distintos. No entanto, a ideologia tão diferente nos cargos tratados é algo tão espantoso quanto preocupante.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :