sábado, 18 de agosto de 2012

Cupcake

>
Hoje eu fui comprar alguns pães para a minha avó no supermercado e vi cupcakes de vários sabores à venda. Isso certamente não é novidade, mas o bolinho com cobertura só tornou-se popular nessa década, que ainda mal começou direito. Também devo ressaltar que eu estava na Coop, uma rede de supermercados que limita-se a algumas poucas cidades (sobretudo do ABC Paulista) e é uma bandeira bem menor que Carrefour, Extra, Pão de Açúcar e outros.
.
Tudo isso para falar que, até bem pouco tempo átras, não se via cupcakes à venda em nenhum lugar - eles eram feitos em casa, por jovens que começaram a colocar em prática algumas receitas que viam em filmes hollywoodianos. Agora, a cultura jovem invadiu até as nossas padarias.
.
Quero dizer aqui que cupcakes são gostosos. Das poucas vezes que eu comi (comi pouco pois nunca vi uma versão diet do docinho) achei interessante. Mas, cá entre nós, eu jamais trocaria uma porção equivalente de outros docinhos como brigadeiro, beijinho, bala de coco e bicho-de-pé por um cupcake. Esses doces de festas tão tradicionais seguem sendo milhões de vezes melhores que cupcakes - mesmo achando cupcakes bons. 
.
Sendo assim, por que os cupcakes são tao amados pela geração Y ? Por que uma geração tão complexa e ampla gosta tanto de uma massa de pão-de-ló com uma cobertura qualquer em cima ? 
.
É simples e eu já falei a resposta: tudo está ligado ao sucesso que os bolos fazem nos EUA. Se eu fizer uma massa com uma cobertura no formato tradicional, em uma forma cilíndrica, ninguém vai gostar. Mas, se eu fizer no estilo cupcake, serei descolado - e acho que cada vez mais as pessoas comem esse doce tão simples só por ser mais descolado. É o retrato gastronômico perfeito de uma geração que, cada vez mais, gosta da aparência e não da essência. Come-se mais um prato comum que um realmente gostoso porque ele está na moda; usa-se mais um produto simples que um realmente útil porque ele te dá status. 
Última observação: se o cupcake se chamasse "bolo de copo" será que ele faria tanto sucesso ? 
.
Essa tal geração Y, te contar...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :