domingo, 5 de agosto de 2012

Sétimo e oitavo dias de competições das Olimpíadas de Londres

>
Antes de mais nada, peço desculpas pela não postagem de ontem. O cansaço e o péssimo humor não me deixaram escrever sobre as Olimpíadas. Enfim, vamos repassar a sexta e o sábado olímpicos:~
~ Em sua prova forte, o atleta ficou com o bronze, batendo dois centésimos (!) depois do compatriota Bruno fratus. A surpresa ficou com a medalha de ouro do francês Florent Manaudou. 
.
~ O desconhecido brasileiro Mauro Vinícius surgiu com muito destaque nas eliminatórias do salto em distância, fazendo o melhor tempo do dia - 8,11m. Hoje, porém, ele ficou bem abaixo da (recentes) expectativas e amargou o sétimo posto, saltando 10cm menos que ontem. O segundo colocado de ontem, o britânico Greg Rutherford, ficou com o ouro.
.
~ Os atletas de provas rápidas no atletismo nacional não tiveram bons resultados. Rosângela Santos até passou para a semifinal, mas ficou nessa fase. Já Nílson André ficou na primeira corrida.
.
~ Mais uma das promessas brasileiras que nucna vingaram, Keila Costa ficou na fraca 11ª colocação em seu grupo nas eliminatórias do salto triplo e está fora da briga por medalhas. 
.

~ O trofeu de papelão dos Jogos Olímpico, porém, vai para Fabiana Murer. Novamente com panca de candidata a medalha no salto com vara (de prata, já que Yelena Isinbayeva é tão competente quanto bela) ela saltou seis vezes e apenas em uma passou. Ou melhor, cinco: na última tentativa ela refugou alegando que o vento estava muito forte. Sim leitor, você leu bem. Ridículo e decepcionante.
.
~ Não preciso nem dizer que a fraquíssima seleção de basquete feminino do Brasil perdeu. Dessa vez, porém, o time foi minimamente competitivo, brigando com as mais fortes canadenses até o final - a derrota foi por 79x73. Já a seleção masculina passeou contra a China: 98x59. 
.

~ No dia 3, último dia de competições do judô, mais uma medalha brasileira. Rafael Silva fez história ao trazer o bronze, tornando-se o primeiro medalhista dos pesos pesados nacionais - a vitória foi sobre o sul-coreano Sung-min Kim. Já Maria Suelen Altheman perdeu na disputa do bronze para a chinesa Wen Tong.
.
~ Provando a força da seleção masculina de basquete, relembro a suada derrota para a Rússia, com uma cesta de três pontos nos segundos finais da partida - e que só ocorreu graças a um escorregão de Leandrinho. A seleção russa é, aliás, a grande surpresa na modalidade, já que não se esperava muito deles e eles encontram-se invictos. Hoje eles venceram mais um adversário mais forte que eles: a Espanha, 77x74.
.
~ No boxe, duas eliminações e uma vitória nas oitavas-de-final. No peso mosca, Julião Neto perdeu por 18x13 para o cubano Jeyvier Cintron Ocasio, mesma nacionalidade de Roniel Iglesias Solotongo, que venceu o campeão mundial Everton Lopes por 18x15. O combate entre Yamaguchi Falcão e chinês Fanlong Meng terminou empatado em 17, mas os juízes deram vitória ao brasileiro.
.

~ No futebol feminino, a seleção brasileira vinha aos trancos e barrancos e não foi páreo para a atual campeã mundial. O Japão até começou tomando pressão das brasileiras, mas as nipônicas venceram por 2x0. Já no masculino, Leandro Damião foi decisivo ao marcar dois e sofrer o pênalti convertido por Neymar na vitória por 3x2 ante Honduras. O Brasil foi melhor, mas poderia jogar (muito) melhor.
.
~ A surpreendente seleção feminina de handebol perdeu para a Rússia por 31x27 e perdeu a invencibilidade. Mas a equipe já está classificada (com sobras) para a próxima fase. 
.
~ No hipismo, o Brasil ficou numa ótima 5ª colocação nos saltos por equipes mistas. Já nos saltos individuais masculinos, Doda conseguiu uma excepcional segunda colocação. José Roberto Reynoso e Rodrigo Pessoa também avançaram.
.

~ Robert Scheidt e Bruno Prada garantiram ao menos o bronze na classe star - o que iguala o número de medalhas de Scheidt com as de Torben Grael, maior medalhista olímpico brasileiro. O ouro, entretanto, é muito difícil: eles precisam ficar cinco posições a frente da dupla da Grã-Bretanha (que venceu a 10ª regata enquanto os tupiniquins ficaram em terceiro - os brasileiros faturaram a 9ª regata), tarefa muito complicada.
.
~ Kissya Cataldo, destacada nesse blog, foi pega no exame antidoping e foi suspensa pelo COB indefinitivamente, e por isso não disputou a final do skiff simples. Já a equipe brasileira de skiff duplo peso leve venceu mais uma competição, avanaçando ainda mais na disputa por medalhas. Anderson Nocetti também venceu sua competição no skiff simples, ratificando o bom desempenho brasileiro na modalidade.
.
~ De orgulho nacional, o vôlei começou a dar (grandes) sustos. Após ter na mão o 4º set, o Brasil perdeu para a China e teve que se virar para vencer no tie-break no feminino, enquanto a equipe masculina venceu com boas doses de emoção a praticamente eliminada Sérvia, também no tie-break. 
.
~ O vôlei de praia teve a sua primeira baixa brasileira. Maria Elisa e Talita perderam por 2x1 para as tchecas Marketa Slukova e Kristyna Kolocova. Já Juliana e Larissa venceram as holandesas Madelein Meppelink e Sophie Van Gestel, por 2x0. No masculino, tudo em ordem: Ricardo e Pedro Cunha fizeram 2x0 nos espanhóis Pablo Herrera Allepuz e Adrian Gavira Collado, mesmo placar da vitória de Alison e Emanuel sobre os alemães Jonathan Erdmann e Kay Matysik.
.

~ No último dia olímpico do maior atleta da história das Olimpíadas, Michael Phelps lavou a própria alma. Quando venceu os 4x100m medley em Pequim, ele não entregou a equipe em primeiro - ou seja, ele não tão decisivo. Hoje, o time americano estava átras dos japoneses, e foi Phelps quem ultrapassou os nipônicos. Faltava se livrar do único grande fantasma que rondava a carreira do grande atleta, que se aposenta das Olimpíadas com mais medalhas de ouro que a Argentina em toda a história - motivo suficiente para ser venerado pelo autor do blog. 
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

Anônimo disse...

Juliana e Larissa foram eliminadas pelas holandesas, tem certeza?

Willian Ferreira disse...

Bem notado, anônimo ! Errei o verbo... agradecido pela correção ! (: