quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Quinto dia de competições das Olimpíadas de Londres

>
~ Se perdeu hoje, não dá pra dizer que foi um vexame. A seleção feminina de basquete perdeu por 67x61 para a Austrália, muito mais tarimbada, experiente e com muito mais técnica. Ainha existem chances de classificação, mas é muito difícil isso acontecer graças ao astral do time. Vida que segue. 
.

~ Pouco falado, Robenílson Jesus venceu o russo Sergey Vodopiyanov e já está nas quartas de final do boxe masculino no peso galo. Qualquer resultado aqui pode ser considerado uma vitória imensa, já que o boxe brasileiro está às traças. Já é uma campanha memorável !
.
~ Com time misto, o Brasil fez fáceis 3x0 na Nova Zelândia e nem a expulsão de Alex Sandro (que, a despeito do cartão vermelho, fez boa partida) abalaram a equipe, classificada em primeiro no grupo C com 100% de aproveitamento. Os rivais do Brasil nas quartas é Honduras, que não tem time para bater de frente com a seleção - mas na Copa América em 2001 os hondurenhos, que não tinham time para bater de frente com os brasileiros, eliminaram a seleção canarinho por 2x0 e escreveram uma das histórias mais vergonhosas do futebol nacional. É hora de acabar com essa sina maldita. 
.

~ Após a eliminação da favoritíssima Espanha do futebol masculino, é a hora do Uruguai, com um time muito bom e sempre tradicional em Olimpíadas, cai ante a Grã-Bretanha. Os britânicos, aliás, podem pintar como surpresa - Brasil, México e Senegal são os favoritos ao ouro.
.
~ Em uma Olimpíada na qual Diego Hypólito já decepcionou na ginástica artística, Sérgio Sasaki surpreendeu. Com o décimo lugar no individual geral masculino, deu o melhor resultado na história para o país. Esteve longe de medalha, mas é ótimo ver um atleta pouco cotado se superando e entrando para a história - e ver o país subindo no esporte, gradativamente.
.

~ Surpresa da delegação brasileira, a seleção feminina de handball atropelou sem dó nem piedade as britânicas, vencendo por 30x17.
.
~ Não se esperava muito de Maria Portela no judô feminino, mas, mesmo assim, a derrota logo na primeira luta do judô para a colombiana Yuri Alvear decepcionou. Decepcionou tanto quanto a derrota do candidato (leia: candidato, não favorito) ao outro Tiago Camilo, que perdeu nas semifinais para o futuro campeão Dae-nam Song e depois para o grego Ilias Iliadis. 
.
~ César Cielo ficou na sexta colocação na final dos 100m livre. Não era a prova forte dele, mas a colocação, mesmo assim, pressiona. Mas, um dado importante: até os 50m (distância na qual ele é o melhor do mundo), ele era líder. Ademais, destaque para a grande performance de Thiago Pereira nos 200m medley, conseguindo o quarto melhor tempo para a final da categoria.
.

~ Após vencer a favorita dupla americana, Marcelo Melo e Bruno Soares conseguirma mais uma façanha: derrotas os tchecos Tomas Berdych e Radek Stepanek por 2x1. Existem duplas mais fracas, mas surpreende a vitória ante duas duplas (bem) mais fortes.
.
~ O vôlei de praia do país está muito bem representado, sem perder uma partida sequer. Hoje, Juliana e Larissa bateram as tchecas Hana Klapalova e Lenka Hajeckova, mesmo placar da vitória de Ricardo e Pedro Cunha sobre os canadenses Joshua Binstock e Martin Reader.
.
~ No iatismo, resultados ruins. Bimba obteve uma 8ª e uma 21ª colocações na RSX masculina, enquanto Patrícia Freitas amargou uma 12ª e uma 16ª colocações.
.

~ A maior vergonha do dia, porém, veio do vôlei feminino. Outrora multicampeã e melhor seleção do mundo, as comandadas por José Roberto Guimarães tiveram que suar muito para perder das sul-coreanas, muito piores tecnicamente. Errando muitos saques e ataques, é difícil salvar alguém com exceção das sempre muito bem Sheilla e Fabi e da surpreendente Fernanda Garay. As demais tiveram um dia pra se esquecer, fazendo uma partida vergonhosa. 
.
~ Sem tradição no Brasil, o badminton ganhou destaque hoje graças a exclusão de oito competidores graças a suspeita de arranjo de resultados. Segundo o COI, jogadores individuais ou duplas do esporte não jogaram tudo o que podiam e protagonizaram partidas de resultado curioso e performance discutível. Cruel sim, mas evidencia a preocupação das entidades desportivas com o caso, que merece muita discussão - além, é claro, de passar por cima de qualquer mensagme olímpica.
.
..
.
UM RECADO A TODOS
.
Amanhã César Cielo entra na piscina, o Brasil tem boas chances de medalha no judô com Mayra Aguiar e, claro, muitas coisas acontecerão no dia olímpico. Mas, amigos, nada é mais importante que o começo do julgamento do mensalão, ainda que com um daqueles atrasos que só a "Justiça" brasileira é capaz de proporcionar. 
.
Peço, por favor, para que todos acompanhem o julgamento no Superior Tribunal de Justiça e informem-se, pois é a política e o futuro de todo o nosso país que estão no banco dos réus. Independente de visão política ou ideologia, peço para que cada um analise as provas e ouça atentamente os discursos que serão proferidos, para o bem (e para a informação) do nosso povo.  
Pode ser o começo de uma nova era na Justiça, na política e na sociedade. Para mudarmos a terceira, não precisamos das duas primeiras - uma chance única, que não pode ser desperdiçada. Que o legado do "julgamento do século" seja eterno - e positivo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :