sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ninguém sabe andar em São Paulo

>
A frase tem lá suas doses de generalização e preconceito sim, o que é um imenso erro meu. Mas cada vez mais os paulistanos e moradores da Grande São Paulo não sabem onde está cada logradouro na maior cidade da América do Sul. Mais do que um fato que evidencia o desenfreado crescimento de Sampa, é um indicativo preocupante do desconhecimento de sua própria região.
.
Hoje fui fazer um teste profissional na região da estação Carandiru do metrô. A quem não é de SP ou reconhece esse nome de algum lugar: sim, é o mesmo bairro da casa de detenção (que hoje tornou-se um parque) - a linha azul do metrô, aliás, passava religiosamente na frente da entrada do presídio. Ao ver o endereço no Google Maps, vi que deveria virar à direita no primeiro quarteirão da avenida Cruzeiro do Sul depois do cruzamento com a avenida Zaki Narchi. 
.
Ao sair do metrô, vi uma saída para a avenida Cruzeiro do Sul. Fácil, não ? Até aí, sim; o problema veio depois. Comecei a perguntar onde ficava a tal avenida Zaki Narchi. Perguntei não para transeuntes, mas para comerciantes, trabalhadores e ambulantes. Cada um me falava algo, e eu ficava cada vez mais perdido numa região que eu só conhecia por mapas satélites tendo um teste de estágio marcado. 
.
O desespero começou a bater levemente, até um senhor que parecia ser mais esclarecido me dar uma rota - certeira, inclusive. Reparei, então, que o mapa do Google Maps nada tinha a ver com o itinerário feito. 
.
Comerciantes, ambulantes, trabalhadores, pessoas que passam todo dia na região... nem o Google sabe andar direito em São Paulo ! Pobre dos forasteiros que, mesmo adorando a cidade, desbravam-se em suas localizações ardis. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :