segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Três últimos dias de competições das Olimpíadas de Londres

>
Sei que nesse final de Olimpíadas eu não consegui manter a periodicidade das minhas postagens - aliás, passei bem longe disso. Peço desculpas, mas peço por uma fase meio atribulada na minha vida, além de me esforçar ao máximo para ver a minha namorada. Mas, como todos estão aqui para saber mais sobre as competições, vamos a elas, sem maiores delongas:
.
~ O vôlei nos trouxe dois grandes jogos e uma bela decepção. Falando primeiramente do vôlei masculino: deu gosto ver os homens jogando contra a Itália, na semifinal. Partida de altíssimo nível. E essa sensação ia se repetindo na final ante a Rússia, até perdermos vários match points no terceiro set e conseguirmos perder o jogo e a medalha de ouro mais ganha do universo. Que me perdoem os que viram outro jogo e postaram que mesmo assim ficaram orgulhosos, porque eu não fiquei. A seleção vinha abatida sim e se recuperou ao longo dos Jogos sim, mas perder uma partida como essa é inaceitável. Os bons-moços que pregam que todos os agouros ruins do Brasil em competições desse porte são de problemas estruturais talvez não conheçam o CT fora de série que o Brasil tem para o vôlei em Saquarema. A derrota é sim injustificável. Faltou cabeça, faltou Giba na defesa... faltou muita coisa - e sobrou Serginho fazendo milagre átras de milagre e Wallace virando bolas, é verdade. Também podem colocar a culpa na contusão de Leandro Vissoto, mas a seleção vinha jogando muito bem sem ele. Derrota inexplicável, lastimável e vergonhosa.
.
~ Ao contrário dos homens... ah, o vôlei feminino ! Deu aula para as americanas e faturou o bicampeonato olímpico ao vencer por 3x1 - isso após tomar um pau no primeiro set de incríveis 25-11. Tudo isso para o time que era conhecido por não ter cabeça fria e por amarelar. Também temos que bater palmas pro espírito olímpico das americanas, que poderiam eliminar o Brasil na última rodada caso quisessem e seguiram adiante, vencendo e levando o Brasil consigo. E, também, levando uma dúvida: Bernardinho é tido como um dos técnicos mais brilhantes da história, com um ouro olímpico. O que seria, então, José Roberto Guimarães, com três medalhas de ouro na mesma competição ?
.
~ Largado às traças, é comovente ver as medalhas que o Brasil trouxe para casa. A prata de Esquiva Falcão e os bronzes de seu irmão Yamaguchi e de Adriana Araújo são incríveis, e que devem servir de exemplo para toda uma geração - e também para as autoridades competentes, que simplesmente não olham para a modalidade.
.
~ Outra heroína olímpica atende pelo nome de Yane Marques. Em outro esporte escanteado pelas autoridades ela nos trouxe um bronze sublime, ficando átras apenas da lituana Laura Asadauskaite e da britânica Samantha Murray. Tá de parabéns a pernambucana ! 
.
~ Não trouxeram medalha, mas os brasileiros que participaram da mais nobre modalidade olímpica estão de parabéns por seu desmepenho. A saber: Marílson Gomes dos Santos em 5º; Paulo Roberto em 8° e Franck Caldeira em 13°. Como era esperado, o pódio ficou com os africanos, especialistas em provas de fundo. O ouro foi do ugandês Stephen Kiprotich, a prata do queniano Abel Kirui e o bronze do também ugandês Wilson Kipsang Kiprotich.
.
~ Tenho uma opinião (muito) diferente da (imensa) maioria quando o assunto é futebol masculino. Éramos o melhor time sim e tínhamos obrigação de ganhar o ouro, isso é ponto pacífico. Mas acho lastimável ver que os mesmos que descem o pau em Neymar, Lucas, Damião, Oscar, Hulk e cia. acham lindo e maravilhoso a prata do vôlei masculino. Pra resumir - falarei um pouco mais sobre o futebol em outro post: futebol é muito mais que um esporte e é assim em todos os cantos do mundo. Não basta apenas investimento, existem diversos outros fatores, algo que não acontece em nenhum outro esporte. Alguns desses fatores não contribuíram, e o ouro não veio. Não coloquem a culpa no governo, no Mano Menezes, no Neymar ou em quem quiser que seja.
.
~ Juntar dois atletas de provas rasas como Tyson Gay e Justin Gatlin seria motivo suficiente para dar o título nos 4x100m masculino para os Estados Unidos, certo ? Em outros tempos, sim. Mas a Jamaica tinha "apenas" Yohan Blake, Nesta Carter, Michael Frater e um tal de Usain Bolt. Mais que o ouro, veio também o recorde mundial - como não poderia deixar de ser com um time desse porte. Bolt é realmente fantástico.
.
~ Tudo que envolve o Brasil nos Jogos Olímpicos eu falarei numa próxima oportunidade. Faço aqui a pergunta para as poucas almas que veem esse humilde blog: quem foi o nome dessas Olimpíadas ? Usain Bolt ? Michael Phelps ? Ryan Lochte ? O vôlei feminino ? Ruta Meilutyte ? Ye Shiwen ? Sarah Menezes ? Arthur Zanetti ? Meus exemplos são minha ordem de preferência. E a grande decepção ? Yelena Isinbayeva ? O futebol masculino ? Fabiana Murer ? Maurren Maggi ?  César Cielo ? O vôlei masculino ? O basquete feminino ? Rafaela Silva ? Novamente, meus exemplos são minhas opções. 
.
...
Que chegue logo 2016, que esse espírito olímpico volte com tudo - e, dessa vez, em solo brasileiro !
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

Anônimo disse...

- O grande nome: Usain Bolt
- O grande nome brasileiro(a): Família Falcão
- E a grande decepção ? foi as duplas de Volei de praia, pois era esperado medalhas de Ouro.
- Olha acho que a Isinbayeva foi até um exemplo. Para quem teve a oportunidade de assistir a entrevista dela após a prova e falando da alegria do broze pode pensar isso. Aquilo foi sensacional, deveria servir de exemplo para muito torcedor brasileiro.
- Outra decepção foi o torcedor brasileiro que bastava algum atleta brasileiro perder ou ser elimiiminado corria para frente do seu PC e chamar esse atleta ou equipe de "pipoca", "ploc". Poh estamos em uma olimpíadas, chegar lá é difícil ganhar é mais difícil. Acho que faltou respeito de parte da torcida frente a alguns atletas.
--
Olha não quero ser oportunista mas sempre achei o Zé Roberto melhor que o Benarndinho. Acho que fizeram muita mídia em cima da imagem do Bernandinho até pela personalidade dele de ser um treinador que grita, cobra...
Mas o Benarndino é mestre também e essa derrotas olimpícas não podem servir como comparativo. O cara ganhou muito, e ao lado do Zé Roberto levou o nosso volei ao nível de primeiro mundo. Esse ano poderemos ver ambos novamente treinado equipes brasileiras pela Liga Nacional, o Benardinho pelo RJ e o Zé Roberto pelo Campinas. A quanto a Zé Roberto o cara nada mais é hoje do que o melhor treinador de volei do mundo talvez por ser mais reservado na beira da quadra e trampar fora do país por muito tempo não aparece tanto na mídia em geral e assim não ter o reconhecimento que merece ou merecia que vai vir agora com esse retorno ao Brasil e pela CBV que vai fazer um estátua dele no Centro de Treinamento da CBV em Saquarema.

Willian Ferreira disse...

Acho mesmo que a decepção foi a seleção masculina de vôlei, anônimo... o vôlei de praia realmente foi complicado, mas acho que houveram coisas piores. E concordo no que você diz sobre os nossos técnicos de vôlei.