quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Competição é vital para o futebol - não só para ele

>
Ao entrar no Twitter hoje me senti em dia de final do Campeonato Carioca em pleno mês de janeiro. O motivo: hoje teríamos o Clássico dos Milhões, em jogo amistoso válido (se é que existe algum jogo amistoso válido) pela Super Series, torneio que acontece em Manaus e reúne também o São Paulo. 
.
Fiquei pensando como alguém pode ficar tão à flor da pele com um jogo que, no final das contas, não vale rigorosamente nada. Nem mesmo ganhar de um rival me motiva tanto assim, por melhor que isso seja. 
.
No futebol, tal qual no carnaval, ter algum tipo de competição é condição de existência (me apropriando de um conceito matemático) para mim. Se não vale três pontos em um torneio com sistema de rebaixamento ou para o qual se classificam apenas equipes por algum critério técnico eu não consigo ver graça.
.
Como disse, não é apenas no futebol. Qual a graça do Desfile das Campeãs do carnaval? Nem eu, apaixonado pela folia de Momo, aguento ver. Tem que valer nota, causar frisson, deixar os diretores da agremiação preocupados e os torcedores com frio na espinha. Pra fazer festa sem me preocupar com nada eu prefiro chamar amigos em casa. 
.
Por conta do novo calendário da CBF, todos os clubes tem tempo suficiente para fazer esse tipo de jogo - e muitos andam fazendo, até mesmo participante de torneios. Pelo lado do marketing é até interessante, já que aproxima o time de uma torcida que não consegue vê-lo normalmente ou expõe a marca para o exterior. Mas, fora isso, realmente prefiro os jogos-treino contra equipes de nível técnico inferior, para dar moral para os jogadores, treinar a formação tática e ganhar entrosamento.
.
Descobri, aliás, um motivo para os amistosos existirem: bandidos travestidos de torcedores brigarem. Aconteceu hoje na Arena da Amazônia, aliás. De sopetão lembrei de mais um: contundir um jogador, já que ele ainda não está na forma física adequada - aconteceu na partida entre Palmeiras e Shandong Luneng, com o atacante Pablo Mouche. 
.
Devo dizer que nem mesmo o meu time do coração me atrai em amistosos. Acompanho unicamente porque me sinto na obrigação - e só dele. Lembro de acompanhar São Paulo x Orlando City e morrer de desgosto. A salvação fica para as redes sociais, que conseguem ver graça até mesmo em algo tão pavoros quanto aquele jogo. 
.
Valorizemos a competição, e deixemos todos os nossos sentimentos para eles. Aos amistosos, que eles passem despercebidos e nada mais - já que eles tem que, infelizmente, existir. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :