segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Brasileirão é outra história

>
É fato: Quando algum time brasileiro vai mais longe em alguma competição jogada no meio de semana ( leia-se Copa do Brasil ou Libertadores ), ele deixa o nacional de lado. A rodada ilustra bem isso. Com o time reserva, o Inter passou vexame, viu Rafael Sóbis ser expulso e perdeu do Fluminense de 3x0 na Cidade Maravilhosa. O Santos é outro: vencedor da Copa do Brasil e do Paulistão, o time foi até Salvador pra ser goleado pelo Vitória por 4x2,a revanche da final da Copa do Brasil. Em situação complicada no campeonato e com uma crise iminente, o São Paulo empatou no último minuto com o Cruzeiro, após Fernandinho servir Ricardo Oliveira pra marcar o 2x2. A partida marcou também o primeiro gol de Thiago Ribeiro no Morumbi longe do São Paulo e o primeiro tento anotado por Casemiro, dos mais promissores atletas do Tricolor nos últimos anos.
.
O único time de São Paulo a desempenhar um bom papel foi o Palmeiras. A equipe enfim deu a primeira vitória ao técnico Felipão em sua volta, ao vencer o Atlético-PR por 2x0, na capital paulista. O Corinthians foi até a Ressacada enfrentar o veloz Avaí, e perdeu por 3x2 num jogo marcado por confusões e erros do juiz. O Guarani foi presa fácil pro Atlético-MG em Sete Lagoas, 3x1, com destaque pro ataque atleticano que desencantou após cinco partidas passadas em branco no campeonato. O Prudente não foi páreo pro ascendente Vasco da Gama. Atuando no interior paulista, a Abelha, ainda sem técnico após a saída de Toninho Cecílio, perdeu por 2x1.
.
Nos demais jogos, alguns times começam a melhorar ou piorar sensivelmente. O Ceará perdeu pro Flamengo no Maracanã por 1x0, e segue caindo. Já o Botafogo foi até Goiás e enfrentou o Atlético-GO, vencendo bem por 2x0. Quem pode melhorar é o Grêmio, após bater o Goiás por 2x0 em Porto Alegre.
.
Na Série B, o Coritiba continua com três pontos de vantagem na liderança depois de bater o Bahia por 2x0 em Joinville. Outro sulista, o Figueirense, fez 5x0 no Ipatinga no Orlando Scarpelli e é vice-líder. São Caetano e Náutico completam o G4 após suarem pra vencer Icasa e Portuguesa por 2x1 e 1x0, respectivamente, em casa. Quem também vem bem é o América Mineiro. O Coelho venceu o Paraná Clube por 1x0 e é o sexto colocado.
.
Na Série C, segue a má fase do Juventude. O time perdeu pra Chapecoense em Santa Catarina por 2x0 e continua com a lanterna do grupo D, liderado pelo Criciúma, mesmo após perder na serra gaúcha para o Caxias, por 1x0. Os paraenses seguem com tudo. Águia e Paysandu venceram Rio Branco e o também paraense São Raimundo por 4x0 e 2x0, respectivamente, na chave A. Em confronto de times vindos da série B, o Campinense bateu o ABC por 1x0, na chave C. Nela também houve o embate entre Alecrim e CRB, no qual os potiguares fizeram 3x2 nos alagoanos. No grupo C, o Ituiutaba bateu o Macaé por 1x0 e o Marília empatou com o Gama por 2x2 no Bento de Abreu. Dentre os times que estariam se qualificando pras quartas-de-final da terceirona, destacam-se Paysandu, Fortaleza, ABC e Criciúma.
.
Na série D, destaques para a goleada do Remo ante o Cristal, por 4x0, no Baenão, a boa vitória do Santa Cruz ante o Potiguar por 2x0 em Recife, os impressionantes 5x3 do Central de Caruaru no River Plate do Sergipe, a vitória do América do Rio fora de casa ante o Camaçari por 2x0 e o belíssimo jogo Madureira 4x3 Botafogo de São Paulo. Faltando uma rodada pro fim da primeira fase, Remistas, Corais, Sangue e Tricolor Suburbano estariam se classificando.
.
Pela segunda rodada do Apertura, mais uma rodada de penúria para os grandes. O Boca Juniors perdeu o clássico para o Racing por 2x1, em plena Bombonera. No bairro de Boedo, o San Lorenzo também sofreu um duro revés ao empatar com o Godoy Cruz, por 2x2. Dos melhores times das temporadas recentes, o Banfield foi até Santa Fé e venceu o Colón por 1x0. O Taladro é dos poucos times da competição que tem seis pontos, tal qual o Racing, Vélez Sarsfield, Estudiantes e River Plate. O time de Liniers venceu o All Boys fora de casa por 2x1 e o esquadrão pincharrata fez 2x0 no Quilmes, em La Plata. O decadente River vem dando mostras de que pode sair do buraco ao emplacar a segunda vitória seguida, após vencer o Huracán por 1x0, no Tomás Adolfo Ducó.
.
A Ligue 1 já começou, e todas as surpresas que poderiam acontecer aconteceram. O atual campeão, Olympique de Marseille, perdeu o segundo jogo seguido para o Valenciennes, fora de casa, por 3x2. Outros dois grandes, Bordeaux e Lyon, decepcionaram também: o primeiro para o Toulouse em pleno Chaban-Delmas, por 2x1, e o OL caiu fora de casa para o Caen por 3x2. Os dois times tem seis pontos e dividem a liderança.
.
Segunda rodada também na Eredivie, e o único grande a ter 100% de aproveitamento é o PSV. O time de Eindhoven não tomou conhecimento do De Graafschap e aplicou sonoros 6x0 na equipe, em casa. O Ajax se recuperou do tropeço na primeira rodada. Os Godenzonen fizeram bons 4x2 no Vitesse, em Amsterdã. Decepção foi o Feyernoord, derrotado pelo Excelsior por 3x2 no Woudestein. O pequeno que sonha com vôos mais altos, ao menos por enquanto, é o NEC Breda. A equipe fez 5x3 no Willem II, num jogo bonito de se ver.
.
Na Premier League, destaque para o Chelsea. Os Blues não tomaram conhecimento do recém-promovido West Bromwich e golearam por 6x0 em Londres. No clássico dos grandes há mais tempo sem vencer o nacional, Pepe Reina engoliu um frango histórico nos acréscimos e cedeu o empate para o Arsenal, com o jogo se encerrando em 1x1. No duelo dos times que prometem muito, Tottenham e Manchester City não saíram do 0x0 apesar do excelente nível técnico da partida. O Manchester United enfrenta segunda-feira o Newcastle, de volta após uma temporada na segunda divisão inglesa. Ademais, enfoque para a surpreendente goleada do Blackpool sobre o Wigan, fora de casa. Os Tangerinas, time apontado por todos como o principal favorito ao descenso, fez 4x0.
.
Pela primeira rodada da Liga Sagres, duas decepções. Apontado por alguns como candidato real ao título depois de muito tempo, o Sporting perdeu para o Paços Ferreira por 1x0, fora de casa. Papelão maior foi o do Benfica, que perdeu em Lisboa para a Académica de Coimbra, por 2x1 Também fora de casa o Porto fez o mesmo placar no Marítimo. O atual vice-campeão e embalado Braga começou bem o campeonato, vencendo os algárvios do Portimonense por 3x1 em casa.
.
Na Rússia, ninguém para o Zenit na Liga Premier. O time de São Petersburgo não foi bem na rodada e ficou no empate contra o Dynamo Moscou, em casa, por 1x1. Mas o vice-líder está sete pontos átras. Nem com a boa vitória ante o Anzhi por 4x0 o CSKA Moscou tem maiores chances de título. A decepção da rodada foi o Rubin Kazan, que fora de casa com o Terek. Os tártaros, agora, ocupam a terceira colocação.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :