quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Análise dos grupos da Champions League

>
Após uma série de eliminatórias, a competição interclubes mais famosa do mundo entra em uma nova temporada. O sorteio dos grupos foi realizado hoje, e aqui será feita uam breve análise de cada um deles
.
Grupo A: Internazionale, Werder Bremen, Tottenham e Twente
Atual campeã, a equipe nerazurri terá vida difícil em sua chave. Mesmo saindo como favorito, encontrou equipes com camisa e capazes de fazer frente aos italianos. O Tottenham tem um ótimo elenco, e, caso se acerte na temporada, deverá ficar com a segunda vaga, a ser disputada ponto a ponto com o Werder Bremen. O problema dos alemães é a dependência de Frings, e a irregularidade quase clássica da equipe. O Twente, atual campeão holandês, é o azarão. Pode surpreender com a força do conjunto, sua principal arma, ou nas jogadas individuais de Tioté, Vujicevic, Parker e de Jong. Entra pra não passar vexame, mas com alguma sorte - o que falta muitas vezes pros times holandeses - pode ir mais longe.
Aposta: Internazionale, Tottenham, Werder Bremen e Twente.
.
Grupo B: Lyon, Benfica, Schalke 04 e Hapoel Tel-Aviv.
Grupo interessantísimo pelo seu equilíbrio. O Lyon, semifinalista da última Champions League, começa claudicante a temporada, mas é sempre um adversário chato. Com a contratação de Gourcuff junto do rival Bordeaux, pode ganhar o craque que faltava desde a saída de Juninho. O Benfica aparecia como a provável surpresa da competição, mas após perder Ramires e Dí Maria, parece tropeçar no início de temporada. O Schalke vem duma campanha honrosa no último campeonato alemão, mas não parece ter tanta força assim pra conseguir algo de tão grande em termos continentais, sobretudo após a saída de Kuranyi. O Hapoel é, certamente, uma das equipes mais fracas da atual edição, e quem perder pontos para os israelenses certamente poderão se complicar na hora H.
Aposta: Benfica, Lyon, Schalke 04 e Hapotel Tel-Aviv.
.
Grupo C: Manchester United, Valencia, Rangers e Bursaspor
Muita gente pensa que o Manchester terá vida fácil no grupo. Sinceramente, discordo. Os Red Devils não parecem ter o mesmo brilho de tempos átras, mesmo mantendo um time competitivo sob a batuta de Sir Alex Ferguson. O Valencia sem David Villa deve perder muito do seu antigo poder de fogo, e deve se complicar até em termos nacionais. Quem agradece é o Rangers, equipe bicampeã escocesa e que parece ter uma equipe sólida. Com algum esforço, pode até terminar em primeiro no grupo. O Bursaspor, surpresa da Turquia ao vencer o nacional de maneira dramática, vai na base da raça. Pode brigar por outra boa campanha em seu país, mas não dá pra levar muita fé nos crocodilos.
Aposta: Manchester United, Rangers, Valencia e Bursaspor.
.
Grupo D: Barcelona, Panathinaikos, Copenhague e Rubin Kazan.
Dono do futebol mais bonito do planeta desde 2006, o Barcelona daria de braçadas em qualquer grupo que caísse, e ainda deu certo de cair numa chave de nível técnico não tão elevado assim. O Panathinaikos é, atualmente, a melhor equipe grega da atualidade, e conta com uma das torcidas mais fanáticas do planeta, enquanto o Rubin Kazan vem brigando pelo título russo há algum tempo ( obteve o feito em 2009 ) com equipes cheias de jogadores operários, que fazem o conjunto ser forte. Vai ser das brigas mais interessantes dessa fase de grupos a segunda vaga do grupo. O Copenhague fará figuração, e deverá levar alguns bons chocolates dos adversários, como sugere o nome do clube.
Aposta: Barelona, Panathinaikos, Rubin Kazan e Copenhague.
.
Grupo E: Bayern de Munique, Roma, Basel e Cluj.
O Bayern agradeceu imensamente o sorteio. Com um time digno de maior campeão da Alemanha, deve passar sem dificuldades em primeiro lugar. Nem mesmo a Roma deve oferecer tanto perigo. A Loba tem o histórico de decepcionar e perder pontos em partidas bobas, além de não fazer frente a equipes de maior porte. O Basel deve ficar com a vaga na Liga Europa, pois o Cluj não tem chance alguma ante seus oponentes. O grupo é bem dividido, e dá pra dividir as quatro equipes em patamares bem distintos, facilitando a vida do analisador.
Aposta: Bayern de Munique, Roma, Basel e Cluj.
.
Grupo F: Chelsea, Olympique de Marseille, Spartak Moscou e Zilina.
Eu falei ano passado que era a vez de Chelsea ou Inter vencerem a Champions League. Acertei um dos meus palpites, e o Chelsea me parece ter o melhor elenco do mundo no atual instante. Em outros tempos, enfrentar Olympique de Marseille e e Spartak seria uma pedreira para os Blues, mas na era Abramovich isso virá sem grandes dificuldades. Na briga direta pela segunda vaga, vejo ligeiro favoritismo para os russos, graças aos brasileiros Ibson e Alex, capazes de mudarem uma partida, e ao momento espetacular de Welliton. O Olympique tem um bom trabalho de equipe, mas o Myaso também apresenta tal característica, logo os jogadores anteriormente citados podem brilhar ( e normalmente fazem isso ). O eslovaco Zilina entrou logo na primeira fase de classificação e conseguiu heroicamente sua vaga na fase de grupos pela primeira vez na história. Caso caísse numa chave mais acessível, seu coletivo poderia surpreender. Como isso não ocorreu, restará aos torcedores a lembrança da van premiére na competição.
Aposta: Chelsea, Spartak Moscou, Olympique de Marseille e Zilina.
.
Grupo G: Milan, Real Madrid, Ajax e Auxerre.
Ao ser anunciado o grupo, todos ficaram espantados. Novamente, Real Madrid e Real Madrid, os dois maiores campeões da Champions League na história, ficaram no mesmo grupo. Junta-se a eles o tetracampeão Ajax e o Auxerre, atual vice-campeão do respetável campeonato francês. As camisas impõem respeito, mas os elencos nem tanto. O Real Madrid desponta como favorito, não tanto pelas estrelas já conhecidas, mas pelo excelente e coletivo Ozil e por José Mourinho no banco Merengue. O Milan não atravessa um bom momento há algum tempo, e Silvio Berlusconi parece não ter tanta vontade de contratar mais pros Rossoneros. O Ajax tem uma dependência descomunal do artilheiro uruguaio Luis Suárez, mas sabe que ele não desaponta quando acionado. Uma segunda vaga pro Auxerre não é algo tão distante assim em frente ao momento dos seus dois principais concorrentes, sobretudo com Sanogo e Birsa no time. O grupo, além de gigante, vai ser bem interessante de ser acompanhado.
Aposta: Real Madrid, Milan, Ajax e Auxerre.
.
Grupo G: Arsenal, Shaktar Donetsk, Braga e Partizan.
Pela terceira vez em quatro anos no grupo H da Champions League, o Arsenal não terá vida fácil dessa vez. Os bons times de Shaktar e Braga vão exigir dos Gunners um cuidado não necessário em edições anteriores, nos quais os londrinos enfrentaram verdadeiras babas. Aclamado por ser um time que joga bonito, eu sinceramente acho que os ingleses podem ficar de fora já na primeira fase. Vê-se muitos jovens e excelentes valores na equipe, mas falta amadurecimento pra muitos deles, e o time sobrecarega demais Fábregas e Van Persie, incapazes de leva-los ao sonhado título do torneio. O Shaktar, de casa nova, promete lotar a Doonbass Arena e apoiar Eduardo da Silva, Jádson, Kravchenko e todo o esquadrão laranja, capaz de abocanhar a primeira colocação. O Braga, do magistral técnico Domingos Paciência, mostrou que a força de sua equipe é impressionante, com vários jogadores do nível da série B brasileira montando um time capaz de figurar entre os maiores da Europa. Os sérvios do Partizan passaram com sofrimento pela fase eliminatória, e vai na base da empolgação de sua louca torcida, que ficou seis anos longe da UCL.
Aposta: Shaktar Donetsk, Arsenal, Braga e Partizan.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :