Considerada a " segunda divisão " do futebol europeu, a Liga Europa é bem valorizada no Velho Mundo, ao contrário do que ocorre aqui com a Copa Sul-Americana. Na atual temporada, talvez teremos o maior contigente de times tradicionais participando da competição, isso sem falar nos times sem tanta expressão que montaram elencos fortíssimos. Como decepções por não entrarem na fase de grupos, mencionamos o Fenerbahçe, o Celtic e o Aston Villa. Ademais, prepare-se pro show que deve ser a Europa League.
.
Grupo A: Juventus, Manchester City, Salzburg e Lech Poznan
Sim, esse foi o primeiro grupo sorteado. Imaginem agora o tamanho do urro de admiração dos presentes. Maior campeã italiana, a Juventus fez um péssimo campeonato italiano na temporada passada e não obteve vaga na Champions League. O Manchester City, movido pelo dinheiro do bilionário árabe Khaldoon Al Mubarak montou um time bem coeso esse ano, capaz de brigar até pelo título da Inglaterra, com Touré, David Silva, Adebayor, Milner, Tevez, Wright-Philipps, entre outros.. O Salzburg, patrocinado e praticamente arrendado pela Red Bull, pode roubar alguns pontos dos grandes da chave, enquanto os poloneses do Lech Poznan vão ter que suar muito caso queiram fazer algum ponto.
Aposta: Manchester City, Juventus, Salzburg e Lech Poznan
.
Grupo B: Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen, Rosenborg e Aris Salônica
Em temporada irregular ano passado, o Atlético de Madrid deixou o espanhol em segundo plano para se focar totalmente na Liga Europa. O título veio, mas os Colchoneros não conseguiram a vaga pra Champions League, tendo que disputar novamente a Liga Europa tendo time pra dar um passo adiante. Manter Forlán, Aguero e Simão Sabrosa é a principal aposta do time contra os alemães do Bayer, eterno time que fica no quase. Com um elenco entrosado e a volta de Michael Ballack pra Alemanha, os Aspirinas devem brigar com alguma igualdade pela primeira colocação do grupo. O Aris Salônica, da Grécia, vem crescendo nos últimos tempos, mas mesmo assim deve ficar átras do Rosenborg, eterno campeão norueguês. A diferença dos dois primeiros pros dois últimos é imensa, tal qual como a maioria dos grupos da competição.
Aposta: Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen, Rosenborg e Aris Salônica.
.
Grupo C: Sporting, Lille, Levski Sofia e Gent
Os portugueses protagonizaram o maior milagre dos playoffs, ao reverter uma desvantagem de dois gols levados em casa no jogo de volta. Com a moral alta, o Sporting dependente demais de Liédson, Postiga e Djaló vai brigar com o Lille pela primeira colocação. O diferencial da chave são os dois times menores, que historicamente roubam pontos dos maiores em seus estádios. O Lille de Gervinho é um time guerreiro, e provavelmente passará por todas as atribulações que enfrentará. Entre os dois menores, o Gent tem mais chances de ter alguma sorte, visto seu começo de temporada com três vitórias no campeonato belga.
Aposta: Sporting, Lille, Gent e Levski Sofia.
.
Grupo D: Villarreal, Brugge, Dínamo Zagreb e PAOK
Não há desculpas pro Submarino Amarelo ficar no quase, ao menos nesse grupo. O Villarreal caiu numa chave simples, na qual não deve ter maiores dificuldades para conseguir a primeira colocação. Brugge, Dínamo Zagreb e PAOK encontram-se quase que em pé de igualdade, e os confrontos diretos definirão o segundo lugar.
Aposta: Villarreal, Dínamo Zagreb, Brugge e PAOK
.
Grupo E: AZ Alkmaar, Dynamo de Kiev, BATE Borisov e Sheriff Tiraspol
Raridade nas competições europeias um grupo com três times capazes de disputar na foice as duas vagas. Esse grupo foi além: é perfeitamente compreensível ver as quatro equipes lutando até a última rodada pela classificação. Recentemente campeão holandês, o AZ Alkmaar aposta no fator casa, em Poulsen e em Romero, tal qual o Dynamo bota fé no craque Shevchenko e em André, ex-Santos. O trunfo de BATE e Sheriff é a verdadeira revolução que promovem na Bielorrúsia e na Moldávia, respectivamente. Mesmo tendo uma ligeiríssima desvantagem na análise, podem tranquilamente ir buscar a vaga.
Aposta: Dynamo de Kiev, AZ Alkmaar, Sheriff Tiraspol e BATE Borisov.
.
Grupo F: CSKA Moscou, Palermo, Sparta Praga e Lausanne.
Em 2005, o CSKA fez história ao vencer a Copa da UEFA, de virada, em Lisboa e sobre o Sporting. Os russos estavam prontos pra vôos mais altos, mas o time, sabe-se lá porque, desandou. Esse ano, é bem cotado pro bicampeonato, e enfrenta um grupo de nível médio. Seu principal rival será o Palermo, mas os Rosaneros perderam Fábio Simplício e Bresciano. Contratam Pastore e Maccarone, além de segurar Miccoli, o que lhes deve dar qualidade semelhante ao do passado. Mas até todos se entrosarem vai um tempo. Eliminado pelo fraquíssimo Zilina na Champions League, o Sparta Praga vem desacreditado. Pior ainda é a situação do Lausanne, atualmente na segunda divisão suíça. Já deu pra ver a ordem do grupo, né ?
Aposta: CSKA Moscou, Palermo, Sparta Praga e Lausanne.
.
Grupo G: Zenit, Anderlecht, AEK Atenas e Hadjuk Split
É um pecado o Zenit jogar a Liga Europa. Os russos mereciam muito mais, e foram vítimas do mata-mata da UCL, ao perder pro inferior Auxerre. Azar de seus adversários. O Anderlecht, outro eliminado da mesma competição, vai ter alguma resistência dos gregos do AEK, que poderiam passar tranquilamente em outro grupo. Os croatas do Hadjuk não podem fazer muito na chave, e caso roubem alguns pontos dos três demais ( sobretudo dos intermediários da chave ), pode ser decisivo na hora de se contabilizar os pontos.
Aposta: Zenit, Anderlecht, AEK Atenas e Hadjuk Split.
.
Grupo H: Sttutgart, Getafe, OB e Young Boys.
Ai de quem descuidar com o Young Boys. Os suíços mostraram que tem time ao tirar o Fenerbahçe e vencer o primeiro jogo na Champions League ante o Tottenham. Os favoritos pra classificação, claro, são Getafe ( time de boas campanhas recentes na Espanha, sempre na metade superior da tabela ) e Sttutgart ( de Cacau, Degen, Kuzmanovic e Boka ), mas não podem dormir no ponto. O OB cai de paráquedas no grupo, e não vai conseguir nada de muito destacável.
Aposta: Sttutgart, Getafe, Young Boys e OB.
.
Grupo I: PSV, Sampdoria, Metalist Kharkiv e Debrecen
Decepção na última temporada do campeonato holandês, o PSV, tão forte no início da década, parece se recuperar dos retumbantes erros do ano que passou, estando com 100% de aproveitamento no nacional. Entrentanto, a Sampdoria montou um timaço, e só não está na Champions League pois foi dramaticamente eliminada pelo Werder Bremen, em casa. O Metalist, de Cleiton Xavier, Taison e Postupalenko, vai ser o fiel da balança mais ingrato do torneio: pode roubar pontos dos dois primeiros times apresentados, e pode, caso se entrose ( o que não parece ocorrer, ao menos até agora ) se classificar tranquilamente. Melhor time húngaro dos últimos tempos, o Debrecen aposta na força de seu conjunto. Em outros grupos isso seria o suficiente, mas a sorte não sorriu para a equipe.
Aposta: Sampdoria, PSV, Metalist Kharkiv e Debrecen
.
Grupo J: Sevilla, Paris Saint-Germain, Borussia Dortmund e Karpaty
Vencedores de duas edições seguidas da antiga Copa da UEFA num passado não muito distante, o Sevilla manteve seus principais jogadores, mas a equipe demonstra certo desgaste. Os Rojiblancos caíram num grupo equilibrado, e só passam caso PSG e Borussia decepcionem, o que vem acontecendo atualmente. Os frances tem em Giuly seu principal trunfo, enquanto Lucas Barrios, Zidan e Rangelov prometem levar o Borussia Dortmund ao topo, e, dessa vez, eles podem conseguir o desejado. O Karpaty vai ter dificuldades em acompanhar o ritmo do grupo, e deve lamentar profundamente cair no grupo com times de três países de ligas importantes no continente.
Aposta: Borussia Dortmund, Sevilla, Paris Saint-Germain e Karpaty.
.
Grupo K: Liverpool, Steua Bucareste, Napoli e Utrecht
Os desavisados podem exclamar " Mas que a sorte a do Liverpool, pegar um grupo tão fraco ! ". Bem... os Reds não estão no melhor dos momentos, e eles mesmos se complicam em algumas oportunidades. Além disso, o grupo não é tão simples quanto se pensa. O Napoli manteve o eslovaco Hamsik, o argentino Lavezzi e trouxe Cavani, Quagliarella e Blasi. É um time interessante de se acompanhar esse dos Partenopei. O Utrecht tem tudo pra se destacar no holandês desse ano, com um time bem organizado e estrutura condizente com o que o clube almeja. Destaque do futebol romeno e do leste europeu já há algum tempo, o Steua poderia conseguir algum feito grande nessa temporada, mas não foi favorecido pelo sorteio.
Aposta: Napoli, Liverpool, Utrecht e Steua Bucareste.
.
Grupo L: Porto, Besiktas, CSKA Sofia e Rapid Viena
Dos grupos mais díspares da competição. O Porto é o atual líder do campeonato português, após uma temporada pra se esquecer. O Besiktas está de cofre cheio, e não anda com medo de investir em jogadores, trazendo Guti, Ricardo Quaresma, Márcio Nobre e Ozkan. Um abismo separa Tripeiros e turcos dos outros dois clubes. O Rapid Viena chega credenciado após surpreender eliminando o Aston Villa na fase eliminatória, e o CSKA Sofia tenta a sorte mais uma vez, com tudo levando a crer que será em vão novamente.
Aposta: Besiktas, Porto, Rapid Viena e CSKA Sofia.