quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Menos paz, por favor

>
Como votos de reveillon, todos comentam que querem paz, acima de tudo. Claro, num país tão violento e vivendo uma guerra civil não declarada com o nosso, isso é realmente válido. Mas, sinceramente, acho que esse desejo é supervalorizado.
.
Óbvio que não quero a violência, ou coisa desse tipo. Mas existem vários outros votos que as pessoas deveriam prezar mais. A esperança, sobretudo. Pra citar outros, o amor, a bondade, a solidariedade. Querer tanta paz é querer viver dum jeito calmo, quase letárgico, sem grandes aventuras. O que, convenhamos, não é o desejo de muitos.
.
Além de tudo isso, tal desejo é uma enorme hipocrisia. Oras, quem, num súbito instante de raiva, não diz ou pensa " que vontade de matar ele ! " ? Esse não é um ato que demonstre paz, muito pelo contrário. Como pode uma pessoa, ou melhor, todas, as pessoas que falam isso desejarem paz, sendo que muitas realmente assassinariam uma pessoa ?
.
Há mais um lado, este mais polêmico. Salvador Dalí, grande pintor espanhol contemporâneo, numa entrevista à revista Veja no ano de 1971, deu a seguinte declaração:
.
" Eu não sou somente a favor da guerra do Vietnã, mas a favor de todas as guerras. A guerra é uma empresa saudável, gloriosa. Faz com que os homens sonhem, traz à tona paixões recalcadas, é uma época de esperanças e grandes ilusões. Com isso, com sua intensidade, faz com que a arte, a ciência, e as ideias se desenvolviam. Do ponto de vista erótico, as guerras desencadeiam impulsos reprimidos e estimulam a sensibilidade das pessoas. E veja: além de tudo, se houvesse paz o tempo inteiro, seríamos vítimas de uma mortal monotonia. "
.
Paixões, ilusões, esperanças, sensibilidade. Notem o quanto as guerras são humanas, ao contráro do que dizem todos. Vemos. hoje em dia, Irã e Coreia do Norte desafiando o mundo fazendo testes com armas nucleares. Conversas e reuniões já foram feitas, mas nada foi solucionado. É hora, sim, de vermos quem leva a melhor e acabar com toda essa situação. Um ou dois anos de guerra, para termos 10 ou 20 anos dum mundo com menos dúvidas.
.
Polêmica ? Sim, talvez. Mas, antes de procurar paz, procure algo que ou alguém que lhe complete. Procure acreditar em seus sonhos. Procure fazer algum ato carinhoso e de caridade. Procure não ser tão hipócrita. Procure, enfim, viver sem medo nesse mundo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :