domingo, 22 de agosto de 2010

Profissionais do crime

>
Um assalto nunca é algo comum. Seja em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Helsinque ou em Bagdá. Numa favela, talvez as chances deles ocorrerem sejam maiores, mas, mesmo assim, não é algo tão normal, sobretudo quando ele acontece com cerca de dez meliantes. Segundo os periódicos popularescos cariocas, isso seria uma cena rotineira na periferia da Cidade Maravilhosa. O extraordinário do ocorrido hoje, na Zona Sul, foi seu desdobramento.
.
Os policiais chegaram e forçaram a fuga dos criminosos. Houve tiroteio, e uma do bando morreu. Eram cerca de dez delinquentes e o número de fardados era semelhane, algo incomum numa perseguição. Foram da Rocinha até a parte nobre de São Conrado e invadiram o Intercontinental, hotel de alto padrão de frente pra praia. Isso foi noticiado em todos os meios de comunicação pela excentricidade do caso, e por mexer com pessoas de dinheiro, e não apenas com a gente do morro.
.
Logo começaram a procurar culpados. Ora, quem seria o incapaz que deixou tal atrocidade acontecer na futura sede da final da Copa e das Olímpiadas ? Não se pode culpar ninguém, esse é o problema. Falar dos seguranças do hotel seria covardia, seriam três, no máximo, contra dez marginais armados. Esperar um ato heroico fica em segundo plano, o bom senso nos manda pensar na própria vida primeiro e eles fizeram isso. A polícia foi em duas, três viaturas átras dos fugitivos, algo raro de ser visto e digno de menção honrosa. Então... porque isso aconteceu ?
.
Simples. A bandidagem está tão avançada no país que já existem profissionais especializados em furtos, quadrilhas mais organizadas que o Estado e matéria-prima humana geniosa e genial. Existem diversos planos escondidos nas favelas, armas prontas pra serem usadas e dinheiro com o único propósito de alimentar o arsenal e o tráfico da comunidade.
.
Temos que bater palmas para quem se organiza para tentar viver, seja ele roubando ou não, num país tão desigual como esse. Eles se organizaram. Mas e nós, trabalhadores, estudantes e civis que jamais praticaram um delito na vida, vamos demorar quanto tempo mais pra nos unirmos e combatermos a classe política e marginal ?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :