Por que é tão difícil levar um não, ser reprovado numa prova ou não conseguir o emprego almejado ? Se errar é tão natural do ser humano, porque ficamos tão abatidos com o erro ? Afinal de contas, porque o fracasso é uma sensação tão ruim e comum para alguns, se ela é, por vezes, inerente a todos nós ?
.
Após ser reprovado na prova de volante, pensei nisso. Eu, irado da vida por errar o que há de mais básico no teste ( a saída ), me perguntei o que havia dado errado. Ok, soltei demais a embreagem e o carro morreu, claro, mas além disso. Não me preparei o suficiente ? Simplesmente não tenho o dom de dirigir ?
.
Nervoso não estava, fiquei conversando com todos da fila. Entrei e fiz tudo como sempre fiz nas aulas: ajeitei espelhos e retrovisores, puxei o freio de mão, liguei o carro. Oras... porque dessa vez deu errado ? Evito pensar nisso pra não ficar ainda mais bravo.
.
Outra dúvida: porque fiquei tão bravo com a reprova ? Talvez essa dúvida seja mais fácil de responder. Eu sonho, sonto alto, e já sonhava com as minhas saídas de casa com maior responsabilidade, com quem eu quisesse, pelo caminho que bem entendesse. Talvez eu mesmo não esteja tão desapontado, mas fico triste pela decepção que terão comigo. Eu não sou desses que não ligam pra opinião dos outros. Seria fácil se assim fosse, mas não sou. E decepcionar as pessoas que eu talvez vá ouvir uma palavra de consolo enquanto elas pensam " Aff, que ser inútil, nem pra passar nisso " me deixa meio pra baixo.
.
Muitos falam que eles reprovam pelo dinheiro, mas o garoto que faz cursinho comigo e que encontrei na fila pra prova disse o contrário. Comentou que a prova havia sido bem tranquila, nada demais. Isso sem contar na sensação de ser um incapaz que me domina. O jeito é fazer o de sempre: erguer a cabeça, treinar e fazer tudo de novo. Pra assim, quem sabe, ir melhor daqui 21 dias e a sensação de chegar em casa e falar com orgulho " Passei ! " seja a dominante.