sexta-feira, 29 de maio de 2009

Prazeres insatisfatórios.

Quero ter o seu carinho, andar com a minha amada
De rolé no calçadão e desfilar de mão dada!
.
Algum tempo átras, fazer o que se faz hoje seria um prazer imenso. Orgástico. Hoje, já nem tanto. Tudo muda. Pior ou melhor ? Não me cabe escolher. Apenas mudou. A prova de inglês de hoje, por exemplo. Ano passado seria fácil, mas não se poderia colar. Já esse ano complicou. Apesar da cola. E fica aquela desconfiança no ar. Seria o suficiente pra passar na média, meta desse ano, ou a luta pra tirar a máxima, como no ano passado ? Mudou.
.
Comer lasanha era um prazer não só pra mim. Pra toda família. Ao ver meu sorriso de satisfação todos se entreolhavam contentes. Hoje, após esquentar demais, todos olharam torto. Mudou. Esperar a mãe no McDonald's e tomar uma Coa Zero com a irmã menor seria chato. Hoje foi legal. Melhor ainda com a paisagem. Mudou.
.
Duas coisas só não mudam. O prazer de ver o Palmeiras empatando jogando mal. Em casa. E sendo praticamente eliminado pelo renascido Nacional. É a tradição dos tricampeões da Libertadores voltando. Haja visto que o Estudiantes, também tri, passou pelo Defensor fora de casa. 1x1 e 0x1, respectivamente. E a imensa vontade de sair de casa. Mas claro que a mãe não deixa. É rotina. Inerente.
.
FM salvando minha noite. O Media Player também. Hoje sou feliz e canto só por causa do PC. Nerd.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Superquarta.

Não gosto de copiar expressões largamente utilizadas e difundidas pelos meios de comunicação. Mas abro uma exceção para descrever o dia de ontem. Meu dia ? Também. Mas mais do que isso. Dia em que o mundo parou e viu algumas grandes partidas. Singulares. Inesquecíveis. Só pra não eprder a viagem, a nova menina do colégio é de fato muito gata. Bariloche vai ferver. Com cartão de crédito. E esse fim de semana renderá. Mas, indo ao assunto.
.
O futebol, novamente, agradece a Espanha. Com o tricampeonato do Barcelona, o futebol arte revive. Renasce. Os comandados de Guardiola encantaram o mundo com um futebol ofensivo, de bola no pé. Contra uma equipe superior e com nomes consagrados, eles souberam usar o amplo domínio de bola. Lindamente. Toques de primeira. Dribles. Jogadas de efeito. Pura mágica. Senti por 90 minutos a alegria que era o futebol de antigamente. Ainda que os ingleses do Manchester estivessem melhores até o gol de Eto'o aos 9 minutos. Eles foram só coadjuvante dali até o fim da partida. Era partida de um time só. Nem ataque contra defesa era. A melhor zaga do planeta ruiu ante os malabaristas. Sabe-se que um time é bem superior quando os defensores chegam para atacar. Puyol muitas vezes parecia um lateral direito. Yaya Touré era fantástico. Xavi Hernandez era a consistência em pessoa. Iniesta foi fenomenal. O camaronês autor do primeiro gol saiu da fila, bem como Henry. Mas não dá pra não se entregar a Messi. Fazendo o 2x0 com uma cabeçada meio de lado, com a bola perambulando lentamente até a rede e decretar o fim do domínio do United, ele coroou uma exibição inacreditável. Joga muita bola. Jogou muito. Demais. E fica a sensação de que o esporte bretão está a cada dia mais espanhol. Ano passado, a Eurocopa. Com o Barça, a Champions League. Aposto forte que ano que vem será com a Copa do Mundo. Infelizmente. Por ser a Espanha. Ou felizmente. Para o mundo.
.
Na Copa do Brasil o Vasco se complicou. Empatando em casa com o Corinthians, não dá pra vir muito confiante a São Paulo. Fica o alerta: ano passado, o jogo em São Paulo entre o Coringão e o Botafogo, também pela semifinal, terminou empatado. Na ocasião, o time de série A carioca falou que " era muito superior a qualquer time da segundona ", se referindo ao rebaixado time paulista. E deu Corinthians. Nos pênaltis. Como todo time grande gosta de vencer. Daquele jeito corinthiano. E o Vasco é imenso. Pode o time de série B surpreender de novo ? Pode. Não aposto. Mas torço. E pode. No Sul, a surpresa veio com o gol relâmpago de Marcos Aurélio. Conforme ia passando o jogo, o colorado foi voltando ao normal. Acabou 3x1, com uma grande atuação de Taison. Aliás, boas atuações do referido começam a se tornar redundantes. O Coxa Branca conseguiu o que podia. Um gol. No Beira-Rio ninguém supera o Inter.
.
Em Minas Gerais o Cruzeiro venceu o São Paulo por 2x1. O resultado não trás grandes surpresas. Talvez o fato do tricolor ter deixado a diferença de gols em um só. As surpresas vieram na partida em si. O Cruzeiro não teve grandes destaques individuais. Jonathan jogava muito. Ramires tentava. Kléber idem. E só. O primeiro tempo foi uma sucessão de chances celestes. Passavam longe. E Dênis jogava bem. No último lance, Leonardo Silva se aproveita da péssima saída do arqueiro são-paulino e fez 1x0. A segunda metade da partida começou na mesma toada. O jogo era disputado, sem grandes chances para ambos os lados. Até que o sumido Zé Luis cruza da direita, o fraco Dagoberto cabeceou no canto e Washington coração valente marca. Gol de oportunista. E gol importantíssimo. Mais a frente, numa linda jogada do ataque cruzeirense, Jonathan rolou pro estreante Zé Carlos fuzilar novamente Dênis. Os dois, aliás, foram os dois melhores jogadores do Cruzeiro. E terminou 2x1. O resultado, porém, esconde uma boa partida são-paulina. Depois de algum tempo. Muito tempo. Apesar das falhas, Dênis jogou bem. Miranda anulou Kléber. Ora rispidamente, ora com fair play. Uma atuação de gala do camisa 5. Junto com Eduardo Costa e com André Lima, vindo do banco, os melhores do São Paulo. Fica a certeza e de que Dagoberto, Borges e Richarlyson precisam melhorar. Antes os 3 que os 11. E dia 17 estarei lá. Vai ferver. Pra fechar a noite, o Grêmio empatou com o Caracas em 1x1. Tá fácil pro imortal. Basta dizer que o time é tão competitivo que permitiu o sistema de irrigação do gramado acionar sozinho. Várzea ? Não. Libertadores. Infelizmente.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sensacional. - II

Brasileirão - O Internacional é agora o único time 100% da série A. O colorado venceu o Goiás fora de casa por 1x0, gol do jovem Taison. O único time que podia empatar com os gaúchos era o Vitória, que no sábado perdeu para o Cruzeiro por 2x0, numa bela atuação de Kléber que marcou os gols celestes. Os mineiros também venceram com o Atlético, que passou pelo Sport na Ilha do Retiro num espetacular 3x2, mesmo placar de Atlético Paranaense e Náutico, com vitória dos pernambucanos na Baixada após sairem perdendo por 2x0. O outro 2x0 da rodada foi o do Grêmio contra o Botafogo, que segue seu calvário. Quem também vai mal das pernas é o Fluminense, que tomou uma incrível virada de 4x1 pro Santos, com 2 gols de Kléber Pereira. O único carioca a vencer foi o Flamengo, que venceu o Santo André no ABC por 2x1. O Barueri perdeu para o Corinthians pelo mesmo placar. Avaí e Coritiba empataram por 2x2 na ressacada.
.
O outro empate foi o 0x0 no Choque-Rei, que tive o prazer de acompanhar. Um jogaço. Marcos e Dênis jogaram absurdamente bem. Duas verdadeiras muralhas. Ao menos pra mim, merecia dar São Paulo. Gostos. E a torcida do tricolor deu um banho incrível na alviverde. Seja na arquibancada ou na pista. A freguesia é extensa. Em todos os sentidos.
.
Brasileirão 2009 - 79 gols marcados, 30 jogos. E jogões.
.
Série B - O Vasco continua sua saga rumo a série A. Desta vez, venceu o ex-100% Atlético Goianiense por gordos 3x0 e continua invicto. A surpresa da competição é o Guarani. Rebaixado no estadual, o time bugrino venceu o Campinense por 2x0 na Paraíba e também tem 9 pontos. Fecham o G4 Lusa e Figueirense, que duelaram na Orlando Scarpelli com vitória rubroverde por 2x1. O outro campineiro perdeu para o lanterna do Brasileirão de 2008. Ponte Preta e Ipatinga se enfrentaram no Moisés Lucarelli, com vitória mineira por 2x1. Sem pontos na segundona, Fortaleza e ABC perderam para Brasiliense e Juventude por 3x2 e 2x0, respectivamente. Juntam-se a eles o Campinense e o Paraná Clube, que perdeu para o América em Natal por 3x1. Estreiando o técnico Vágner Benazzi, o Vila Nova ganhou do São Caetano no Serra Dourada por 1x0. Outro paulista jogando no meio de semana, o Bragantino derrotou o Duque de Caxias por 2x0 em Bragança. Fechando a rodada, o Bahia fez 1x0 no Ceará no estádio de Pituaçu.
.
Série C - Sem destaque da mídia em com times tradicionais na disputa, começou esse fim de semana a terceirona. No Grupo A, os paraenses se deram bem. Águia de Marabá e Paysandu derrotaram Rio Branco e Sampaio Corrêa, respectivamente, por 1x0, dentro de casa. O Icasa surpreendeu o campeão sergipano Confiança, vencendo por 2x0 em Aracaju, e o Salgueiro superou o CRB em Pernambuco, 1x0. Já no grupo C, os mineiros não se deixaram vencer. Ituiutaba e América venceram Guaratinguetá e Gama por 3x0 e 2x0, respectivamente, dentro de casa. O único empate ocorreu na chave D, entre Criciúma e Marília, com resultado de 1x1 no Heriberto Hulse. O Caxias venceu o Marcílio Dias por 2x1 em Itajaí.
.
Português - Não deu para o Belenenses. O time, o primeiro a derrotar o trio de ferro formado por Porto, Sporting e Benfica no nacional, está rebaixado para a segunda divisão junto com a Trofense. Vão pra Champions League Porto e Sporting. Benfica, Nacional da Madeira e Braga se contentarão com a Copa da UEFA.
.
Inglês - Outro tradicional a cair foi o Newcastle, que perdeu para o West Ham e disputará a Coca-Cola League na próxima temporada. Junto com ele irá o Middlesbrough e o West Bromwich. Na bacia das almas salvaram-se o caçula Hull City e o Sunderland. Pra UCL irão Manchester United ( finalista da atual temporada ), Liverpool, Chelsea e Arsenal. Everton e Aston Villa garantiram vaga na Copa da UEFA.
.
...
.
Incrível como hoje, com 13 anos, as meninas já parecem ter 17. Agindo, falando, dançando, ...ando. E sempre é necessária uma festa no fim de semana para aguentar o stress de mais 5 dias úteis e stressantes na escola.
.
Lógico que a semana não começou bem. Não gabaritando a prova de Geografia, sentindo ciúmes. É a vida.
.
" Jogarei fora fotos de vocês dois, revive-lo não te fará bem ". Quanto estiver comigo vai ser melhor.

Sensacional.

Só assim consigo descrever meu fim de semana. Se já considerarmos a sexta dentro desse período, dá pra contabilizar as palavras ditas pelo meu amigo sobre outra amiga. Por mais que elas não saiam da minha cabeça, faz algum sentido. Aliada a minha atual carência, então, nem se fala. E vamos que vamos.
.
Vendo o GP de Mônaco, me perguntei por que tal prova é tida como a mais querida da F1. É chata. Não se ultrapassa. É o circuito mais britânico possível. É modorrenta. Ultrapassagens só na subida da Saint Devote e na saída do túnel. Mas o cais, o cassino e tabacaria calam quaisquer palavras deste que vos fala. Sobre a corrida, não precisa nem dizer o vencedor. O vice, muito menos. Fato memorável foi a volta da Ferrari ao pódium. Pódium não, palácio do principado de Mônaco. Kimi Raikkonen perdeu uma posição na largada para Rubens Barrichello e segurou-se na terceira posição. Felipe Massa, em quarto, também deu show, atacando as zebras e dando o máximo de si de uma Ferrari crescente.
Completando o charme de Mônaco, atentem para a menina de vestido florido à esquerda. Ah, beleza monegasca. Ah Mônaco. Ah F1. Fazendo palpitar os corações.
.
Não raro, é possível ver os 2 maiores Grandes Prêmios do planeta num só dia. Tradicionalmente realizado no último domingo do mês de Maio, ocorreu ontem as 500 Milhas de Indianápolis. Com mais de 600 mil pessoas no Indiannápolis Motor Speedway, viu-se um show de abertura estupendo protagonizado por uma cantora gospel e também pela força aérea americana. Na pista, uma série de pancadas de brasileiros. Primeiro, Mário Moraes se engalfinhando com Marco Andretti ( ê sobrenome... ). Depois, Tony Kanaan. Na frente, disparavam o também brasileiro Hélio Castroneves, seguido de Dan Wheldon e da sempre surpreendente Danica Patrick. O líder precisaria parar. E perderia, claro. Mas Vítor Meira e Raphael Matos batem. De maneira fortíssima. Meira reclamava de fortes dores nas costas. Nada. Em suma, a pancada serviu apenas para dar a vitória ao Homem-Aranha. Não foi uma simples vitória, diga-se. Dois meses átras o brasileiro se via no meio de uma grande confusão com o imposto de renda americano, chegando a ser proibido de correr. E agora, vence a mais tradicional prova do automobilismo americano. Emocionante. Ele merece. Demais. E pela 6ª vez, o Brasil lá venceu. A terceira de Castroneves. O Homem-Aranha voador.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Eu mereço o paraíso.

Se ele existir. E se já não estiver nele. Mas é complicado demais estar no lugar certo e não poder agir como se bem quisesse. Supera-se. E a ex ? Ah, a ex. A cada dia melhor. Em todos os sentidos.
.
Botando pra quebrar em português. Tirando o agente do banco, tudo perfeito. Rumo a nota máxima.
.
E o Corinthians passou. Sinceramente, o Fluminense só serve pra ganhar do São Paulo. Que o Vasco os elimine. E na outra chave, tá facílimo pro Inter, que deve chegar a final. Guarani venceu, Braga idem. E a série B é um verdadeiro paulistão do segundo semestre.
.
Logo menos tem Boca x Defensor. A ida foi 2x2. Que os uruguaios tirem o time mais copeiro das Américas. É ilusão. Mas, enquanto houver chances, torceremos. Se isso acontecer, certamente a Libertadores será brasileira.
.
Na época que nasci, o futebol da Itália era o supra-sumo. Espanhois e alemães eram candidatas a potência. O futebol inglês era decadente. Prestava-se atenção no futebol português, holandês e francês. Hoje, pouco mudou. O inglês é o melhor, e se presta atenção no futebol do leste europeu, terra para onde vão muitos brasileiros. Terra também do ucraniano Shaktar Donetsk, campeão da Copa da UEFA.
.
Incrível minha criatividade pra músicas. Ver vídeos de torcidas no Youtube é extremamente viciante. Vi dois hoje que particularmente me chamaram a atenção.
.
Camisas Negras ( Guerreiros do Almirante - Vasco da Gama. ): http://www.youtube.com/watch?v=PFVari40W-M
.
Eu vou torcer
Aqui eu ergui meu templo para vencer
Eu já lutei por negros e operários
Te enfrentei, venci, fiz São Januário
Camisas Negras que guardo na memória
Glória, lutas, vitórias esta é minha história

Que honra ser
Saiba eu sou vascaíno, muito prazer
Jamais terás a cruz, este é meu batismo
Eu tive que lutar contra o teu racismo
Veja como é grande meu sentimento
E por amor ergui este monumento

.
Camisas vermelhas ( Guarda Popular - Internacional. ): http://www.youtube.com/watch?v=BKMXDrajktI&feature=related
.
Inter, estaremos contigo.
Tu és minha paixão.
Não importa o que digam
Sempre levarei comigo
Minha camisa vermelha
E a cachaça na mão!
O gigante me espera
Para começar a festa!
Xalaialaiaa ...
Xalaialaiaa ...
Xalaialaiaa ...
VOCÊ ME DEIXA DOIDÃO.

Xalaialaiaa ...
Xalaialaiaa ...
Xalaialaiaa ...
INTER DO MEU CORAÇÃO

terça-feira, 19 de maio de 2009

A matemática se coloca em seu devido lugar.

Durou pouco a ilusão de achar que podia ter um futuro ao menos tranquilo em matemática. A prova hoje foi no mínimo engraçado. Um fator comum que de tão comum multiplica 4 números. Uma função inversa que se cruza. Logaritmos em função de primeiro grau, senos e cossecantes que se confundem. A chance de ir bem é rezar para que Tom Cavalcanti ou Renato Aragão corrijam a prova, rirem e achar que tenho futuro no humor.
.
E quando achava que tinha ido bem no simulado, vejo meus amigos. Os de medicina, pasmem, foram os piores. O treineiro da USP fez 172. O negro fez 158. A exatóide do segundo fazendo 150. Do segundo. Segundo. Segundo ! Preciso ao menos escapar do cursinho ano que vem.
.
Depois reclamam de trabalhos em grupo. Em dupla, eu e o preto fizemos um trabalho que em grupo sequer teria sido concluído. Em cerca de uma hora e meia. Pelo MSN. Ouvindo música. Aliás, o Shareaza é tão bom quanto falam ?
.
Hoje tem rodada pela série B. O Bragantino enfrenta o 100% e surpreendente Duque de Caxias na terra da linguiça. O também surpreendente Guarani, com duas vitórias, vai até a Paraíba enfrentar o zerado Campinense Clube. E o arquinimigo bugrino, a Ponte Preta, joga seu ano ao enfrentar o Coritiba no Couto Pereira, pelas quartas-de-finais da Copa do Brasil. Acredito nos paulistas. E torço efusivamente pra macaca. A Ponte Preta gigante. Com raça de campeão.
.
Baixei hoje o CD do carnaval paulistano de 1997. Dez faixas. Muito boas, por sinal. Algumas me agradaram bastante. A homenagem a Hans Donner da Mocidade Alegre me surpreendeu. Peruche e Nenê, homenageando ilustres imigrantes e os negros idem. O samba da inconfidência mineira do Vai-Vai é muito bom. Mas só ouvindo pra saber o quão merecido foi o título da X9 Paulistana.
.
Mãe d'água ê mãe d'água
Mostra o caminho do meu navegar
Foi curumim quem me contou
O segredo desse guaraná

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Tempo ?

Every year is getting shorter, never seem to find the time
Plans that either come to naught or half a page of scribbled lines
.
Já dizia o clássico Time, do Pink Floyd. Tempo pra que ? Terceiroanista tem mais é que estudar e não ter tempo pra mais nada. No máximo, ir ao shopping sexta a noite ao shopping, conhecer o novo peguete de sua melhor amiga e pregar com uma doidivanas gente boa no meio da praça de alimentação do shopping. E claro, ver o melhor filme em anos e anos. Anjos e Demônios é simplesmente sensacional. Um tapa na cara do catolicismo. Daqueles praticamente irrecuperáveis. Mesmo sendo ficção. E se é, por que o Vaticano tem tanto medo da história ? Não tente entender.
.
- Professor Langdom, o senhor é anticatólico ?
- Não. Sou antivandalismo.
.
Sábado e domingo dedicados ao simulado do enem. Desgastante. Ao menos fiz 130 de 200. O péssimo desempenho em humanas me desapontaram na mesma proporção da boa surpresa em matemática. Ossos do ofício. A palavra amiga da professora ilustre amiga e as ideias faladas com a garota da sala ao lado, idem. Tudo vai acontecer. Pode acreditar. Só o São Paulo não ajudou. Já é normal. Domingo é que vale.
.
A religião tem falhas pois o homem tem falhas. Concordo. Deus, logo, não existe.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Mamma África.

Não é a músca de Chico César. Poderia ser. É algo ainda mais genia. Muito mais. Samba de 1998 do Unidos do Peruche. Na época que a escola da Zona Norte ainda desfilava com beleza e raça. Aliás, talvez a última vez em que isso aconteceu. Não interessa. Atentem pro intérprete.
.
.
Isso sem contar nas caixas de guerra com apenas uma baqueta. Carnaval é isso. Tradição pura. Onde tudo podia dar errado, mas o que valia a pena era o show. Que saudades desse tempo. Que não vivi.
.
Mamma África, nostalgia instigante que seduz
Sou quilombola do Peruche, no swing a bateria me conduz.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Três exemplos.

Numa política avessa aos valores éticos e morais, lembro-me de três exemplos que me fazem ter esperança. Dois plenamente e um ironicamente. Confesso que minha admiração por ACM Neto caiu um pouco ( não totalmente ) ao saber que ele também usou os erários para levar sua família a paraísos com dinheiro público. Igualmente com Fernando Gabeira. Talvez ele não tenha nem viajado de corpo, mas que usou do dinheiro para ir além de mim, que não uso qualquer tipo de droga alucinógena, sei com certeza.
.
O primeiro e único ainda vivo é o gaúcho Pedro Simon. Senador a muito tempo e já conhecido em Brasília, foi governador do Rio Grande do Sul uma vez. Íntegro, nunca mediu palavras. Talvez seja dos poucos dinossauros políticos sem uma mancha em seu vasto currículo. Me atenho apenas um feito, o de ocupar o cargo de relator de uma lei que dispõe sobre o enriquecimento ilícito. Ele fez a lei, que parece estar esquecida nos confins da sujeira partidária. Ele a desenterrou. E adivinhem, ninguém o ouviu. Na lei de um deputado só, sigo-o. Venham todos.
.
A seriedade não é a cara do Congresso. Mas era o semblante sempre frio do amazonense Jefférson Peres, falecido no fim do ano passado. De carreira meteórica, desde quando começou como vereador de Manaus em 88 até o cargo de senador já em 95 e passando por uma indicação a vice-presidência da República, ele infelizmente começou tarde. Por não participar do círculo militar, só ingressou na vida pública na redemocratização. Que pena. Tinha muito a ensinar seus colegas de trabalho. Se é que pode-se chamar político de trabalhador. Foi ferrenho crítico do esquema de mensalão, dos poucos que pediu a degola dos envolvidos e do presidente. Nos escandâlos consequentes, fez o mesmo. E quando morreu, sua mulher recebeu mais de 118 mil reais de passagens não usadas por ele enquanto vivo. Descanse em paz senador. E não deixe sua mulher viajar. Se não, leve-a para junto de ti.
.
O terceiro é claramente irônico. Falo de Clodovil Hernandes, recentemente falecido graças a um AVC. Sempre foi polêmico. Sempre fui no caminho contrário ao dele. Visão política ele nunca teve, e se tornou deputado federal. Para não dizer que só falei mal, era inteligente e tinha um amor sobrenatural pela sua mãe. Porém, se foi. Por que os demais integrantes do circo Brasília também não se vão ? Não deixariam nenhuma saudade.
.
...
.
Bayern não ! Que o Wolfsburg segure as pontas do campeonato alemão. Que Hertha e Sttutgart consigam até tira-lo da Champions League. E mais do que tudo, que o Borussia Dortmund siga renascendo. Campeonato alemão novamente o mais emocionante do ano. Com a maior média de público, 42 mil pessoas. Com o time também de maior média, o Borussia, com cerca de 76 mil pessoas por jogo no Westfalenstadion. E ninguém fala dos germânicos. Entende agora por que não gosto de modas inglesas ?

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Deixando assim ficar subentendido.

Eu queria ter algumas certezas. Na verdade, unicamente uma. A mesma. De várias pessoas. Talvez pela primeira vez nesse ano, eu fale isso tranquilo, sem estar com a moral baixa. Refletindo, talvez tivesse sido engano. Ou enganado. Acabou ? Não. Mas que fique nesse engano um tempo. É legal se divertir. Mesmo que tantos enganos uma hora pareçam ser verdades. Seria bom demais. Não. É ilusão. Nasci pra ser caçador mesmo. Do mar. De plantações.
.
Fazer uma prova de Biologia onde tu pensa que não sabe nada, consegue desenvolver a prova e no fim das contas vê que continua não sabendo nada é uma aventura incrível. E a minha escola a cada dia fica melhor. Até o fim do ano faço daquele lugar inesquecível. Pra mim. Pra alguém. Pros outros. Eu sinto. Preciso deixar minha marca.
.
Campeonato Brasileiro série A -> Iniciado no sábado, o Brasileirão promete fortes emoções, com um equilíbrio similar ao do ano passado, quando tivemos dois times brigando pelo título até a última rodada. Esses dois times não venceram. O São Paulo perdeu jogando fora de casa contra o Fluminense por 1x0, num lindo gol do jovem Maurício. O Grêmio ganhava até os 42 do segundo tempo no Olímpico, quando o Santos empatou numa bela cobrança de falta convertida pelo colombiano Molina. O inimigo maior dos gremistas venceu. Com estilo. Num gol de placa, Nilmar anotou o tento da vitória colorada sobre o Corinthians no Pacaembu, 1x0. O alvinegro, reentemente campeão paulista, foi o único vindo da série B que perdeu. Os outros 3 ficaram no empate. Santo André e Avaí jogaram em casa contra Botafogo e Atlético Mineiro e empataram por 1x1 e 2x2, respectivamente. O Barueri arrancou um belo empate do Sport em plena Ilha do Retiro, num gol espírita feito pelo matador Pedrão. As duas outras representações do Nordeste participaram bem da rodada de estréia. O Vitória surpreendeu o favorito Atlético Paranaense na Baixada, vencendo por 2x0. O Náutico protagonizou no Serra Dourada uma partida recheada de gols, empatada por 3x3. Os dois outros alviverdes do campeonato duelaram no Palestra Itália e, no finzinho, Keirrison marcou o gol da vitória palmeirense sobre o Coritiba, por 2x1. Também chamado de Palestra Itália antigamente, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2x0, com uma atuação de gala de Fábio, segurando o ataque flamenguista por 80 minutos, período no qual o time mineiro atuou com um a menos.
.
Campeonato Brasileiro série B -> A granda estrela da competição, o Vasco, sofreu para derrotar o Brasiliense em seus domínios por 1x0, com gol de Rodrigo Pimpão. Em jogo de tiems vindos da série A, o Figueirense massacrou o Ipatinga por 3x0 em Florianópolis. A quarta representação rebaixada em 2008, a Portuguesa, empatou sem gols com o Vila Nova na capital goiana. Também do estado de Goiás e ascendendo pela primeira vez à série C, o Atlético local derrotou o América em Natal por 2x1. Outro que subiu e ganhou fora de casa foi o Guarani, que goleou o Fortaleza por 4x2 longe de Campinas. Fazendo seus primeiros jogos na história da Segundona, o Duque de Caxias venceu o Campinense em Campina Grande por 2x1. Os times do interior paulista atuaram bem em casa. O Bragantino venceu seu conterrâneo São Caetano na terra da linguiça. E a Ponte Preta, campeã do interior do estado, fez 2x0 no ABC no Moisés Lucarelli. Salvando a honra nordestina, o ceará arrancou um bom 2x2 do Juventude no Sul, e o Bahia ganhou de 2x0 do Paraná Clube na boa terra.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Medicina avançada ?

Acompanho em choque o surto de gripe suína no planeta. Iniciada no México e já com casos comprovados em NY, o medo de que a gripe vire uma pandemia, como alertou a Organização Mundial de Saúde, assombra a Terra. O ministério de relações exteriores desaconselha viagens ao México, onde o vírus já matou mais de 140 pessoas.
.
Você leu bem. Vírus. Uma estrutura anucleada, para alguns até acelular, está deixando todo o mundo em choque. Algo com alguns ângstrons de largura e perceptível apenas em microscópios pode sim matar. Definitivamente, não há grande diferenças entre o Egito Antigo, onde se morria por febre e gripes ( normais, diga-se assim ). Todos eram vírus. Sete mil anos átras morria-se também de febre amarela e dengue, que causam problemas em países tropicais até hoje. Talvez morria-se menos nos tempos de Ramsés III que nos tempos de Renan Calheiros.
.
Querendo ou não, em casos não tão bizarros, de fato a medicina evoluiu. Pego como exemplo contusões no joelho de atletas profissionais. Em 98, o jogador Pedrinho, à época no Vasco da Gama, contundiu-se na região e ficou cerca de 10 meses fora de ação, isso sem contar nos seguidos problemas após a primeira cirurgia. Hoje, a mesma lesão pode ser recuperada em 4 meses. A contusão de Rogério Ceni, que segundo os médicos pode oscilar de 4 a 5 meses, seria o suficiente para acabar com a carreira do jogador de 34 anos. Apenas lembrando que Tostão encerrou precocemente sua belíssima carreira aos 27 graças a um descolamento da retina.
.
O que se passa, então ? Numa era tão marcada pela nanotecnologia de diversas formas, com Bíblias sendo impressas com o tamanho de uma sujeira qualquer, por que a medicina não consegue dar um basta a suposta pandemia ? Em pleno século XXI morrer gripado é o fim da picada. Mais: para se realizar a vacina com todos os anticorpos necessários para se imunizar o corpo, os médicos estimam um tempo médio de 6 meses. Sim, até lá estaremos todos à mercê de uma gripe. Cuidado com febres. Pode-se acordar tossindo e ser enterrado no mesmo dia.
.
Me pergunto o que é menor: o vírus ou a capacidade médica. Não quero saber a resposta. Nem quero falar a minha.
.
...
.
Textículos cotidianos
.
Como querem salvar o mundo assim
Se não vejo mais parque ou jardim
Rosa, girassol, violeta e jasmin
Onde estarão no início do fim ?
.
...
.
Sorriso lindo Clidão ? Ela é inteira linda !

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Against all odds - Phil Collins.

How can I just let you walk away?
just let you leave without a trace
When I stand here taking every breath with you, ooh
You're the only one who really knew me at all

How can you just walk away from me,
when all I can do is watch you leave
'Cause we've shared the laughter and the pain
and even shared the tears
You're the only one who really knew me at all

So take a look at me now, 'cause has just an empty space
And there's nothing left here to remind me,
just the memory of your face
Just take a look at me now, who has just an empty space
And you coming back to me is against the odds
And that's why I've gotta take

I wish I could just make you turn around,
turn around to see me cry
There's so much I need to say to you,
so many reasons why
You're the only one who really knew me at all

So take a look at me now, 'cause has just an empty space
And there's nothing left here to remind me,
just the memory of your face
Just take a look at me now,
'cause there's just an empty space

But to wait for you, is all I can do
and that's what I've gotta face
Take a good look at me now, 'cause I'll still be standing here
And you coming back to me is against all odds
and that's what I've got to face
.
Não curto muito postar músicas. Mas essa parece ser perfeita para o momento. E viva o direito humano de se ferrar cada vez mais na vida, e continuar querendo isso.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O futebol agradece à Espanha.

Como bom descendente de português, não gosto de elogiar nada que venha da Espanha. A rivalidade ibérica é forte. Recentemente, porém e ao menos no futebol, o outro país da península vem dando um show. Em 2008, na Eurocopa, a chamada Fúria deu show em todos os sentidos. Seu futebol ofensivo encantou a todos. David Villa, El Niño Torres e cia. limitada jogaram por música. A seleção espanhola, aliás, se apresenta como uma das principais candidatas ao título da Copa do Mundo de 2010. Título aliás que nunca conquistou. É esperar pra ver. Mas hoje, um time da Espanha nos fez de novo suspirar.
.
Chelsea e Barcelona definiriam sua sorte nas semifinais da Champions League em Londres. O primeiro jogo, na Catalunha, foi 0x0. Empate com gols era do Barça, quem ganhasse avançaria. Parecia outro jogo no Camp Nou. O Barcelona era o time mais interessado no jogo, que partia pra frente e atacava. Até que aos 9 minutos Essien marca um golaço na sobra de bola de seu companheiro Frank Lampard. Estava dando Chelsea. Algo mudaria ?
.
Não. O Barcelona não sentiu o gol e continuava com maior posse de bola. Aliás, 61% da posse de bola em 45 minutos é uma enorme diferença. Faltava ao time catalão a finalização. Eto'o e Messi não estavam inspirados. Veio o segundo tempo. O Chelsea criava, ao contrário da primeira metade do jogo, boas chances. Pra melhorar pro lado dos Blues, Abidal foi expulso com 20 minutos.  
O Chelsea poderia massacrar agora, já que estava melhor. Mas o futebol não é uma ciência exata. Graças a Deus.
.
Com a necessidade do resultado, o Barça ia pra cima. Desajeitadamente, no desespero. Mas ia. De longe um time muito mais aguerrido que seu oponente. Merecia o empate. Impossível ? Não. O Barcelona, time mais popular da Espanha, honrou sua história de luta contra ditaduras militares e de sua torcida e buscou o resultado. Messi aproveitou o erro da zaga do Chelsea e rolou na meia-lua pra Iniesta dar um lindo chute, aos 49 minutos do segundo tempo. Indefensável. A moda havia ruído. O povo e a tradição estariam novamente na final. 
.
Mas não teria graça sem certos fatos acontecidos no jogo. Aqui falo do por que temos muito o que agradecer aos espanhóis. Cinco minutos antes do jogo acabar, num raro momento no futebol hoje em dia, o técnico do time catalão, Josep Guardiola, deu uma braço no holandês Guus Riddink, comandante do Chelsea. Cena de rara beleza, tradução do que significa o hoje tão defendido Fair Play. Aliás, Pepe Guardiola é o responsável maior por juntar os cacos de um time rachado que já havia tido anos brilhantes anteriormente e montar o time que melhor apresenta o futebol como espetáculo, disparadamente. 
.
Mais do que tudo isso, devemos ao Barcelona a façanha e a honra de tirar os ingleses da Champions League. Havia 3 anos que os gigantes ingleses ( Manchester United, Chelsea e Liverpool. ) não eram eliminados por times de fora de seu próprio país. O tão chato futebol bretão, de ligação direta e sem grandes emoções, encontrará uma antítese na final. E que dê Barcelona.
.
Obrigado. Dia 27 de Maio terei um programa imperdível, a final da Champions League. E o final da moda de Cristiano Ronaldo.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Conversas, conversas.

A cada dia mais eu chego em certas conclusões. Eu sou um ser extremamente sentimental, apesar de querer e até conseguir demonstrar o contrário. Neste momento, falo com um amigo do meu prédio pelo MSN, e só. Falta algo. Falta você. Já sinto uma dependência considerável de nossas conversas. Não falo da frieza ou da espontaneidade. Falo sim do sentimentalismo.
.
Talvez tu tenha sido bem filha da puta mesmo. Tu abalou meu sistema. A vontade, antes crescente de considerar algo, agora já transcende os limites do imaginável. Eu não consigo sequer pensar em frieza. Eu só quero você. É complicado. 
.
Talvez tu goste mais de mim mesmo. Aliás, eu tenho quase certeza. Eu estou enlouquecendo neste presente momento, e minha filosofia diz que tenho que mudar. Posso ficar ainda mais sozinho, ainda mais carente. Existe ? Não. Como poderia ficar mais ? Não tente entender. É complicado.
.
Por que tantos talvez ? Por que está tudo tão complicado ? Tu realmente foi filha da puta. Começo a temer em querer só você.

domingo, 3 de maio de 2009

Fim da emenda.

Não sei por que ainda fico triste
Por ver-te tão sem reação
Se sei que tua frieza existe
Fazendo até nevar meu coração
.
Não sei o que pode acontecer contigo
Falta de coragem, excesso de amor
Mas a cada conversa tua comigo
Acho que o frio venceu o calor
.
Se é paixão, por favor fale
Se é amor, então frise
Tão belos sentimentos, não se cale
Não os inquiete, se puder grite
.
Já não sei de mais nada, saudade
É agora minha única certeza
De que nossas distantes cidades
São pequenas para tanta incerteza
.
Diria a música que falta sentimento
Que pode haver, mas não é demonstrado
Te digo, o que há de ti por dentro
Vai me fazer sentir muito mais amado
.
...
.
Aos campeões estaduais, meus sinceros parabéns. Aos vices, idem, pois só perdem em finais quem chega nela. Semana que vem começa o nacional, se definem as quartas-de-finais da Copa do Brasil e se inicia a segunda fase da Libertadores da América. Boa sorte a todos.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

De novo.

Durante o ano trabalhista brasileiro, não existe intervalo de tempo menor entre os feriados que os 8 dias que separam a morte de Tiradentes e o dia do Trabalho, comemora nesse dia 1º de Maio. E acho que nenhuma data dá uma falsa alegria tão grande a nós braisleiro quanto essas duas. Em praticamente uma semana relembramos a morte do mestre Telê Santana e a do, ao meu ver, maior brasileiro da história do país. Não foi um político, um libertador, um médico, advogado ou religioso. Foi aquele que por diversos anos nos dava alegrias quinzenalmente, nos dando orgulho de ser brasileiros. Só podia ser Silva, sobrenome originado no Brasil.
.
Ayrton também é um nome comum. O que fez sua fama foi seu segundo nome, exótico e sonoro. Senna. Mega Senna. De sua origem não tão humilde no bairro de Santana, zona Norte de São Paulo, para o primeiro kart, construído por seu pai foi um pulo. Já nessa tenra altura da vida ele inovou ao fazer as curvas deslizando e pondo o kart de lado, método que até hoje é usado e ele criou. Tinha um olhar periférico sem igual. Daí veio o convite para ingressar em categorias européias. Não deu graça. Venceu todas. 
.
Com 23 chegava a F1, pilotando uma Toleman. Deu show em Mônaco, pista mais seletiva, ultrapassando seu ídolo de infância Niki Lauda e só perdendo pois a FIA suspendeu a corrida quando Ayrton iria passar Prost. Sempre a FIA, sempre Prost. Em 85 foi para a Lotus, ganhando seu primeiro GP, em Portugal, no primeiro ano. Em 86, ao vencer o GP dos Estados Unidos, criou sua marca registrada ao erguer a bandeira tupiniquim, um dia após a eliminação da seleção brasileira na Copa de 86, para a França. Seleção de Telê, logomarca de Senna. Dois gênios se completam.
.
6 vitórias depois, Senna foi para a equipe de melhor carro na categoria, a McLaren. Do seu lado teria Alain Prost, então bicampeão, conhecido pela alcunha de professor. No primeiro ano, Senna ensinou ao professor como se duela com honra, vencendo o campeonato. Um ano depois, o professor ensinou ao brasileiro a sujeira da F1 junto com seu compatriota Jean Maria Ballestre, então presidente da FIA, derrotando-o nos tribunais após o GP do Japão. Com Prost na Ferrari, o ano de 1990 marcou a redenção do brasileiro, que pôs pra fora o francês, da mesma forma que ele fez no ano anterior. No ano do tri e da cosnagração, ele venceu as poderosas Williams de outro planeta, de Patrese e sobretudo de Mansell, que jamais esqueceu o drible de carro na saída da reta em Suzuka.
.
Manteve-se na equipe até 1993. Em 92 viu o Leão Mansell vencer o circo pela única vez e em 93, após ser vetado por Prost na Williams, viu seu rival francês vencer o campeonato. Em 94, enfim, foi para a escuderia de Frank Williams. Até que a curva Tamborello o acidentou. Isso é história. É tão melhor relembrar os 6 GP's de Mônaco que ele venceu ( o que deu-lhe a honra de poder ser chamado de Rei de Mônaco, substituindo Graham Hill ), as duas vitórias emocionantes no Brasil ( 91 e 93 ), as corridas no Japão no ano em que venceu o campeonato lá, o GP de Donnington onde largando em 5º lugar assumiu a frente já na primeira volta em 93, as ultrapassagens, os dribles. A raça. A vontade e a felicitação em ser e por ser brasileiro. 
.
Pilotos existem muitos. Ídolos, não. Ele foi e ainda é um ícone, intocável para quem o viu e para quem conhece minimamente sua trajetória. O tema da vitória podia não ser certeza, mas ligar a TV aos domingos era saber que teríamos um representante do povo, que não aceitava ser submisso. Um homem de garra, de fé, de paixão. Muito mais que um profissional, um apaixonado.
.
Ayrton Senna da Silva, como muitos. Ayrton Senna piloto, como poucos. Ayrton Senna do Brasil como ele só. Para todos.