quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Todos os lados da eliminação do Corinthians

>
Foi um vexame histórico. Nunca um time brasileiro havia sido eliminado na fase anterior aos grupos da Libertadores da América, bem como nunca tinha sido eliminado da Libertadores antes de se começar a Copa do Brasil. Muitos só querem saber de fazer piadinhas com os corinthianos, os alvinegros só pensam em bradar contra o time e contra Tite. Mas o fato tem vários lados, os quais tentarei colocar aqui.
.
O primeiro tange única e exclusivamente ao próprio Corinthians. O Tolima foi melhor no jogo, e muito melhor nos primeiros minutos do primeiro e nos últimos do segundo tempo. O Corinthians até equilibrou as ações no fim da primeira parte, mas, ser melhor mesmo, só foi no iníciod a segunda etapa. É pouco pro Corinthians. É pouco pra quem tem um time como o Corinthians. É pouco pra qualquer time brasileiro.
.
O Corinthians precisa, primeiro, de respeito. Os jogadores precisam respeitar Tite, jogar e lutar por ele, o que parece que não irá acontecer. Sendo assim, o melhor é demiti-lo e contratar outro profissional, pros resultados começarem a vir o quanto antes. Eu, particularmente, gosto do técnico, mas o grupo não, infelizmente. Depois, alguns jogadores precisam voltar a ser o que sempre foram. Ronaldo, mesmo com a idade, mosotrou que pode jogar bem em 2009. Bruno César caiu muito esse ano. Alessandro não é mais o guerreiro de outrora. Dentinho tornou-se figura nula em campo.
.
As ausências também podem justificar parte do insucesso. A aposentadoria de William é, de longe a mais sentida. Leandro Castán é um bom zagueiro, mas nem de longe é o suficiente. O problema maior não é a técnica, e sim a liderança e a confiança que o ex-capitão corinthiano passava. Roberto Carlos jogou meio ano com um desconforto na perna e deveria parar logo no começo do ano. Estranhei a atitude dele de parar bem antes do jogo contra o Tolima. Para o lugar de Elias o Corinthians encontrou Paulinho, que sai jogando pouco menos que Jucilei e pouco mais que Ralf na trinca de volantes corinthianos.
.
O Corinthians também precisa de padrão tático. Deve ser desesperador ver um jogador com a bola e ninguém aparecer em boa posição para fazer uma jogada mais trabalhada ou ou tentar um passe em profundidade. O Corinthians apenas vai rolando a bola e chuta de longe. Quando chega, tenta por bola parada, pouco para um time com elenco tão bom. O Tolima nem é um time tão bom assim, é bem entrosado e tem em Murillo seu principal destaque técnico. Mas não passa muito disso. E, apenas com tais fatores citados, o alvinegro pode dar a volta por cima. Obviamente, raça, dedicação, garra e empenho são fundamentais também. Mas isso eu cobro de todo e qualquer time.
.
Um fator histórico também deve ser considerado: a pressão, o desejo e o sonho de todo e qualquer corinthiano ( desde os itnegrantes da Gaviões até dos dirigentes do clube ) de ganhar, o quanto antes, um título internacional, sobretudo a Libertadores da América. Por mais que os corinthianos tratem o time como uma religião, pressão demais sempre atrapalha. O que notou-se após a sucessão de empates pelo Paulistão foi um time sem fibra e sem esquema tático, o que fez imprensa e torcedores olharem o plantel com desconfiança. Graças a isso e a outro fator importante que será dito logo mais, o Corinthians entrou nervoso no primeiro jogo, dando muitos contra-ataques e não conseguindo atacar sem ser na base da desorganização.
.
Falando exclusivamente do Corinthians, é necessário maior comprometimento da equipe e da diretoria. Na noite anterior à primeira partida ante o Tolima. Ronaldo fez uma twitcam e atrapalhou a concentração de seus companheiros, ligando até para Neymar. O dinheiro dos infindos patrocinadores não parece estar sendo bem gasto, pois o estádio não está sendo construído, o clube não recebe reforços de primeira grandeza e o CT já foi terminado. Muitos das jogadores usam a internet com grande frequência, como Ronaldo e Dentinho. O twitter é uma boa ferramenta de comunicação da equipe para com a torcida, mas, quando usado em exagero, prejudica, como qualquer outro fator. O caso de Ronaldo é ainda mais delicado pois sua conta no site é paga pela Claro. Um jogador estrela dum clube não pode virar refém de alguma empresa, nunca e sob nenhuma circunstância. É isso o que parece ser o drama não só do Corinthians mas de todo o futebol brasileiro: priorizar o patrocínio ao torcedor.
.
Mas... o que isso pode significar para o futebol brasileiro ? Significa ter um time eliminado pela primeira vez na Pré-Libertadores na história. Mas mostra também o desenvolvimento do futebol sul-americano fora do eixo Brasil-Argentina. De 2008 pra cá, com o crescimento da LDU no cenário continental, isso se evidencia, e, após a pré-Libertadores do ano passado, com a queda dos argentinos Newell's Old Boys e Colón para Emelec e Universidad Católica, isso se confirma. O Brasil ainda tem o melhor futebol do continente, a Argentina um degrau abaixo ( o futebol de lá está derrubado e não mais tão combativo como antigamente, e o país parece ainda não assimilar a predominância de Estudiantes e Vélez Sarsfield em detrimento de Boca Juniors e River Plate ), e os demais, cada qual em sua posição, degraus abaixo da dupla. Mas a diferença não é tão grande quanto antes e nem como se imagina.
.
A eliminação também mostra o óbvio: o calendário do futebol brasileiro e sul-americano é uma bagunça. Libertadores e Copa Sul-Americana deveriams er jogadas tal qual Champions League e Liga Europa no Velho Mundo, paralelamente e nas mesmas semanas. Com a competição indo de Março até Novembro, todos poderiam se preparar adequadamente, sem cansaço, falta de planejamento ou coisa do gênero. O calendário nacional também precisa melhorar, e muito. Os estaduais devem ser enxugados, para ter o menor número de datas possível ( considero 16 datas o ideal ), a Copa do Brasil deveria também ser disputada de Março até o fim do ano, seja o jogo final da competição após o fim do Brasileirão, pra fechar em grande estilo o ano futebolístico nacional. As datas ficariam menores e mais bem distribuídas, possibilitando aos clubes fazerem suas tão sonhadas pré-temporadas ideais.
.
Como venho falando insistentemente, zuar a eliminação corinthiana é válida. Mas desta vez pode se depreender muito mais que simples risadas do fato.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :