domingo, 1 de maio de 2011

O que evitaria mais minha tristeza ?

>
Ver uma derrota do São Paulo em um jogo importante ou não saber o resultado da partida ? Esse foi um dilema com o qual eu convivi a vida inteira, e jamais imaginava passar por ele. Nesse sábado, passei.
.
Fui fazer um curso na Avenida Paulista que acabava às 16:30h, enquanto o SanSão pela semifinal do Paulista começava às 16:00h. Meia-hora não é nem um tempo de jogo, mas, como sabem, eu moro no ABC. Precisaria voltar pra Santo André - que fica ainda mais longe que São Caetano - de condução, metrô e trem.
.
Calculava quanto tempo demorava de estação pra estação. Via todos com um radinho de pilha ouvindo a partida, e eu me sentia o maior alienado do planeta mesmo após todo o conhecimento do curso. No meu imaginário, todos viam perfeitamente a partida e estavam mais bem informados que o Julian Asange, e eu seria um capacho do Cidadão Kane. Eu poderia muito bem lançar a simples pergunta " Quanto tá o jogo ? ", mas minha ânsia em saber da partida não ia me permitir apenas indagar isso. Perguntaria como a partida estava ocorrendo, se o Morumbi tava cheio, se o juiz apitava bem, quem tava melhor ou quantos dribles o Neymar deu no Rodrigo Souto.
.
Pra não ser chato, me calei, deixei o meu lado jornalista de lado e agi com o que achava certo no momento. Enquanto aqueles radinhos falavam " Cadê seu fanatismo ? Você me quer que eu sei ! ", eu os ignorava, com muito pesar. Ao ligar pro meu pai vir me buscar na estação de Santo André, ele me falou que o jogo estava 2x0 pro Santos. A sensação que tive ao ouvi-lo foi um rebuliço de duas sensações tão antagônicas quanto conflitantes.
.
Eu não sabia de nada, nem sabia que o São Paulo perdia. Um segundo depois, sabia de tudo, e sabia que o São Paulo perdia. Falta de informação e ver seu time perder são indicadores duma tristeza infinda pra mim. Num instante eu pulei de um pra outro, e o cenário desolador daquele terminal rústico, com vários vendedores ambulantes, cachorros mal cuidados e taxistas que assobiavam para qualquer mulher que passava aumentava ainda mais essa sensação depressiva.
.
A angústia foi-se embora, mas eu fiquei triste hoje. Pela alienação e pela derrota, e não pelos dois juntos, pois ao ter um perdi o outro.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :