domingo, 29 de maio de 2011

O melhor do mundo

>
Falar que o Barcelona joga demais é pouco. Elogiar Messi, Iniesta, Xavi, Villa, Puyol ou Pedro, além de clichê, soa como algo repetitivo demais. Já tá na hora de deixarmos os medos de lado e falar o que ninguém parece ter coragem por desrespeitar alguns times e ídolos antigos, o que não é desrespeito pois estão sendo comparados a verdadeiros mitos do futebol mundial.
.
O Barcelona é o melhor time do mundo, um dos melhores times da história. Figura no meu top 3 de times de clubes da história do futebol mundial. Falo que desde 2005 vivemos a era Barcelona, primeiro com Ronaldinho e Rijkaard e depois com Messi e Guaridola. Um time que em 6 anos soube se reinventar mesmo perdendo peças outrora fundamentais. Soube achar na sua base - ou, como dizem na Espanha, na sua cantera - jogadores que supriram deficiê
ncias do time. Soube mesclar a experiência de jogadores criados na Catalunha há algum tempo, alguns catalães que mal saíram das fraldas direito e contratações cirúrgicas. Soube perder e se reerguer, soube investir e teve a sorte de ter uma diretoria que soube administrar um clube como empresa sem perder a paixão que envolve um clube.
.
O futebol embasbacante de hoje é reflexo de tudo isso. O Manchester jogou melhor os primeiros trinta minutos de jogo, é bem verdade. Mas quando o Barcelona quer, e quando o Barcelona acha um espaço, não há como detê-los. Foi assim que Pedro fez 1x0 pros time blaugrana. Em jogada tramada por outra lenda, Ryan Giggs, Rooney empatou.
.
O melhor do mundo iria se abater ? Não. O melhor do mundo não se abate. O melhor time do mundo e o melhor jogador do mundo idem. Messi mostrou porque é tão sensacional por surpreender seus marcadores, que ficaram esperando ele partir pra cima. Os zagueiros mancunianos só atacaram quando viram a pena da pulga pronta pro chute. Tarde demais, bola na rede, Barcelona 2x1.
.
Os bretões ainda respiravam. Tentavam algo, sem muita organização. O Barcelona, clássico, tocava a bola, girava o jogo para achar um espaço. E achou. Após infiltração pela esquerda, David Villa anotou o terce
iro.
.
Sobre o Manchester United, vale repetir o que eu sempre disse: tem deficiências demais para ser campeão inglês, imagine da Champions League. Talvez os próprios jogadores saibam que o título da Inglaterra só não foi do Chelsea graças ao período ruim dos Blues nas rodadas entreturnos. O time de Stamford Bridge tem um time bem melhor e um plantel bem maior. O lado direito evidencia bem isso. Os gêmeos Fábio e Rafael atacam muito bem, mas não voltam para defender e, quando voltam, mostram que ainda pecam na marcação. Que
m quer que ajude pela destra - Carrick, Smalling, Valencia, Scholes ou Giggs - não dão conta ( os três primeiros por deficiência técnica, os dois últimos pela idade avançada ). Como se não bastasse, o artilheiro do time e o maior garçom da equipe - Berbatov e Nani, respectivamente - ficaram no banco de reservas. Os Diabos Vermelhos ajudaram demais o Barcelona.
.
Foi fácil. Pode parecer heresia falar isso, mas o chocolate foi explícito. Apostava num 3x0 catalão sobretudo graças ao lado direito que só apóia do
Manchester. Errei pelo gol feito dos ingleses, mas o show foi ainda maior do que eu previa.
.
Show que não apaga o resultado, afinal de contas, o Barcelona é tetracampeão europeu. O que mais me encanta no Barcelona, aliás, é a fusão perfeita de eficiência com beleza. Parece que quanto mais eles ganham, mas eficientes e letais eles ficam, e mais bonito é o futebol mostrado por eles. É uma bola de neve que parece não ter fim, e eles tem a gana de querer sempre mais. Se mantiverem essa ambição, vão aonde nenhum outro time já foi.
.
É difícil medir até onde esse time é encantador. É, disparadamente, o melhor time que eu já vi jogar. Isso risca da minha lista o Cruzeiro de Alex, o Santos de Robinho, o Real Madrid dos galáticos e o São Paulo de Muricy. O Barcelona é o melhor desde qual time ? Do Milan de Sacchi ? Da seleção brasileira de 82, da de 70 ? Do Santos de Pelé ?
.
Perguntas que cada um responde da maneira que entender. A certeza, entretanto, é uma só: ver o Barcelona jogar é um prazer inenarrável. É sentir o sangue dum apaixonado por futebol fervilhar e se encantar a cada lance mágico.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :