sexta-feira, 27 de maio de 2011

Raoni, o Brasil que chora

>

Quando surgiu, o PT pregava ser um partido diferente. Era ético, representava o povo e tinha como único interesse o melhor para a maioria. Com o tempo, todos vimos que não é bem assim. Seja nos episódios da emenda Dante de Oliveira, na votação de Tancredo, no mensalão, nos sanguessugas e em qualquer outro escândalo recente do partido vermelho, vemos que a ilusão do PT bonzinho e popular nada mais é do que nada mais que sonho. Porém, hoje, o PT foi longe demais.
.
A presidente Dilma Rousseff liberou hoje o início das construções da polêmica usina hidrelétrica de Belo Monte. A usina, a terceira maior do mundo, alagará uma área de 516km² no entorno do rio Xingu. Uma enormidade. Tudo o que existe de vivo nessa área será modificado: o curso do rio vai mudar, a flora passará a inexistir - bem como a fauna - e até mesmo os índios da região terão que sair do local. A maioria, eterno foco do PT, fez um abaixo-assinado com 600 mil assinaturas, ignorado pelo governo, tal qual as cartas dirigas ao gabinete da presidente.
.
Sim, os índios. Eles, que sempre representaram muito bem a minoria que o PT queria defender. O PT acabou com sua base. O PT mudou. O verdadeiro PT acabou.
.
A comovente foto do cacique Raoni chorando com a decisão me emocionou como poucas imagens nos últimos anos. Senti a dor dum líder que nunca quis pra si os holofotes, quis apenas defender os interesses - interesses humanos, não políticos - duma etnia que nunca teve voz no Brasil. Etnia essa que é a verdadeira nativa do país. O Brasil pertence a eles, e nós devemos respeito aos índios. Respeito esse que, para a presidente Dilma, é extradita-los para um lugar totalmente desconhecido pelos mesmos.
.
Não me admiraria que esse governo insensível colocasse os indígenas no meio duma metrópole, deixando-os totalmente fora da vida. Eles precisam de seu espaço, de convivência entre si, de sua religião e de seus costumes. Não de fumaça ou problemas com o transporte.
.
Anhangá Rousseff e os patrões Xandorés fizeram Raoni chorar. Eles foram mais fortes que Catú, que não conseguiu falar com Guaipira a tempo de mudar essa triste história. Parajás nada pôde fazer ao ver sua justiça traí-lo e a proteção de Aruanã afrouxou contra sua vontade.
.
Que Tupã esteja com vocês, nativos. Esse atentando contra a humanidade não ficará assim.
.
Brasil, a eterna injustiça. O eterno Belo Monte. Belo Monte de merda.
.
...
.
PS: Sei que não costumo colocar fotos aqui, e preciso começar a fazer isso. Nada mais justo que colocar essa tocante imagem do dia.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

marileno sampaio disse...

Essa dor dói muito em todos nós que acreditamos no socialismo e sobretudo por atingir nossos avós indigenas tão expoliados,tratados como dementes,incapazes.
Nosso país está coberto de vergonha com mais esse atentado contra todos os povos da floresta e com o apoio de pessoas que tiveram um passado de luta contra a opressão!
Fora o capitalismo desumano,opressivo e genocida!!!!