domingo, 29 de maio de 2011

Wembley, a Olímpia contemporânea

>

Os brasileiros, acostumados com o seu pseudo-gigantismo no futebol, acabam desmerecendo muitas vezes clubes de países vizinhos e outros estádios, jogadores e tudo o que se relacione com o futebol. Mesmo quando admitem admirar algo relacionado ao esporte bretão eles subestimam, ainda que sem querer, o que se elogia.
.
Esporte bretão, repito. A seleção inglesa pode não ser a mais forte hoje em dia - e, na imensa maioria das vezes, nunca foi a mais forte -, mas temos que admitir o quão tradicionais são suas instituições. Seus clubes, suas competições, sua federação e suas tradições. Vale lembrar que o clube mais antigo do mundo é o Notts County, e a competição mais antiga do mundo é a FA Cup, a Copa da Inglaterra. Mas pouco se fala - ou, ao menos, não se fala o quanto merece -
, do maior monumento do futebol inglês, que representa toda a tradição do futebol britânico.
.
Wembley é muito mais que um estádio multi-uso, um estádio nacional ou a casa da seleção inglesa. Wembley é o maior sinônimo de futebol que eu conheço. O futebol que glorifica, que é visitado apenas por monstros sagrados e que fizeram muito para lá chegar. Regularmente, apenas cinco times jogam lá por ano: o English Team e os finalistas da FA Cup ( Copa da Inglaterra ) e da Carling Cup ( Copa da Liga Inglesa ). Entre tantos que vislumbram atuar por lá,
ele mantém-se irredutível, aceitando apenas gabaritados para tal. Quem visita o estádio, ou melhor, o templo, o pagode, o terreiro máximo do maior esporte do planeta, sente-se honrado, mais próximo do paraíso.
.
Poucos estádios podem dar-se ao luxo de ter uma final de Champions League apenas como coadjuvante diante de tanta história. Ontem, Barcelona e Manchester United visitaram o estádio e escreveram seu nome na história, mas Wembley é bem mais que isso, é bem mais que a Champions League, é bem mais que qualquer história já escrita. É um estádio com vida própria, que tem vida, que dá vida a tudo que sedia.
.
O Barcelona venceu sua primeira Champions League lá, em 92. O Manchester idem, em 68. Para provar o quanto isso é pequeno, Wembley é o recordista em decisões de Champions L
eague: a de ontem foi a sexta final. No confronto entre os times que tornaram-se campeões da Europa pela primeira vez em seu gramado santo, nada mais justo que um dos maiores times de todos os tempos tenha sido coroado no estádio mais emblemático de todos os tempos.
.
Wembley é mais importante que o Maracanã, que o Monumental de Nuñez, que o Defensores del Chaco, que o Centenário, que o Campím, que o Luzhniky, que San Siro, Santiago Bernabeu, Camp Nou ou Luz, por não receber a todos. Que o Jamor e que o Stade de France por sua história.
.
Wembley é ainda mais célebre pros ingleses. Foi lá que a seleção nacional venceu a arquirrival Alemanha na Copa de 66, com o gol mais polêmico da história das Copas, anotado por Geoff Hurst. Lá também ocorreram shows históricos de Queen, Michael Jackson, Madonna, Rolling Stones, U2, Foo Fighters, Green Day e Muse. É uma ode cultural, como se observa.
.
Também é interessante notar os traçoes caractéristicos de cada tempo. O antigo Wembley, construído em 1923 e demolido em 2003 - o último gol do velho estádio, aliás,
foi ma
rcado pelo brasileiro França, em amistoso das seleções inglesas e brasileiras - tinha como característica as duas torres em sua entrada leste, sendo conhecido na época como o " Estádio das Duas Torres ". Já o novo Wembley, inaugurado em 2007, tem como símbolo o arco que o corta por cima.
.
Novo Wembley que, aliás, custou cerca de 800 milhões de libras esterlinas, num exemplo do que não fazer com dinheiro público. A reforma até hoje é indagada pela sociedade e pelos políticos, graças a escândalos de superfaturamento e lavagem de dinheiro.
.
Isso não apaga o glamour, o charme e a imponência de Wembley. Nada apaga a história de Wembley. Nem um pouco. Wembley é uma palavra que o vocabulário do futebol ainda não conseguiu definir com exatidão, e jamais conseguirá. Não porque o futebol é pequeno, mas porque toda e qualquer língua é pequena para definir o estádio de futebol mais imponente e importante do planeta.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :