sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A pedrobialização de Fátima Bernades

>
Eu estudo Jornalismo e meu sonho é tornar-me reconhecido pelo que penso, faço, produzo e escrevo. Creio que todos os jornalistas são assim, um tanto quanto idealistas e muito apaixonados pelo que fazem. Mas existem alguns profissionais que sucumbem a outros bens tão importantes quanto o prazer pelo que se faz, como o dinheiro e uma infinidade de estabilidades. 
.
Não gosto de falar que determinado grupo de pessoas é mais ou menos que outros em nenhum quesito. Existem sim pessoas que mudam o foco, e não cabe a nós julgar. Para mim, fica apenas o lamento em ver a mudança de foco e dois profissionais muito respeitados e que estão tomando um rumo que eu não gosto e jamais faria. 
.
Pedro Bial já foi um jornalista muito respeitado. Sua cobertura do fim da União Soviética é histórica não apenas pelo fato no qual ele foi correspondente, mas também pelo excelente trabalho feito por ele. Na virada do milênio ele largou o Fantástico (que, cá entre nós, já nem era tão jornalístico assim) e passou a comandar o Big Brother Brasil - sem comentários como "o pior que existe na televisão brasileira" porque isso é subjetivo e raso demais, por favor. 
.
Pedro Bial tornou-se um case (pra usar uma palavra em voga atualmente) de como perder toda a credibilidade construída em anos com apenas uma atitude - outro semichavão que eu acho bem questionável, já que ele não ficou menos competente e inteligente por largar os programas jornalísticos. Mas, depois de Bial, outra jornalista de renome largou os plantões e passou a bater cartão no entretenimento.
.
Quando Fátima Bernardes anunciou sua saída do Jornal Nacional para um "projeto inovador e misterioso", todos ficaram curiosos. O que viria pela frente ? O resultado foi o programa Encontro, um retumbante... fracasso. De audiência, de qualidade, de credibilidade. 
.
Já tentei ver alguns trechos desse programa, confesso. Não consegui ver muito mais que três minutos. A fim de fazer um programa no estilo Oprah Winfrey, Fátima junta a futilidade dos programas vespertinos com a total falta de orientação nas manhãs da TV Globo. Ela, de fato, conseguiu maior independência da figura de William Bonner, mas conseguiu a proeza de unir um IBOPE ruim e largar uma carreira de sucesso no Jornalismo para amargar fiascos no entretenimento.
.
Para quem acha que Fátima Bernardes era "apenas" uma âncora/apresentadora de telejornal, sugiro que se informe a respeito da cobertura dela acerca  do pentacampeonato mundial de futebol do Brasil para mudar essa visão errônea. 
Como amante do Jornalismo, lamento a escolha que os dois fizeram, mesmo sabendo que cada um sabe de si. Mas Fátima parece que errou a mão ao tentar ir para o mesmo caminho que Bial. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :