terça-feira, 11 de setembro de 2012

Os programas de governo dos prefeituráveis de São Caetano

>
O título do post diz tudo. Gostaria de reiterar aqui que não falarei da eleição em si (tumultuadíssima, quentíssima e cheio de entreveros), pois o pleito e todos os fatos que o cercam merece uma postagem especial - especialíssima, na realidade.
.
Pela minha ordem de preferência (e minha consequente simpatia, e minha consequente cola para votar), os candidatos:
.
...
.
Paulo Pinheiro
.
.
É, basicamente, um projeto palpável. Nenhuma intervenção maluca ou obra faraônica: é um programa até certo ponto ousado, mas a ousadia consiste em demandar melhor a parte humana do governo e facilitar os trâmites burocráticos. E, claro: é o único candidato que cita incentivos a AD São Caetano, grande vitrine da cidade - estamos no Brasil, e de nada adianta ter o melhor IDH do país se não temos mais um time no Brasileirão, infelizmente. 
.
Pontos fortes: macrovisão muito bem feita pelo candidato; apoio ao time da cidade; facilidade dos projetos e humanização dos mesmos; continuidade do que já ocorre de bom na cidade no atual governo. Alia-se tudo isso a experiência legislativa do candidato com a vontade dum partido imenso nacionalmente a ter uma cidade estratégica para seus planos no país.
Pontos fracos: falta de ousadia ao não propor sequer um grande projeto.
.
Fernando Turco
.
.
Como único candidato de oposição, o socialista quer uma cidade mais justa e igualitária - mais do que promessa de campanha ou diretriz do seu partido, isso fica bem nítido no plano de governo do candidato. Não sou socialista, mas gostei bastante das propostas e das ideias do prefeiturável - o que é proposto para o transporte público, por exemplo, é simplesmente perfeito. Entretanto, o candidato perde pontos ao ser tão contrário a verticalização da cidade. Ora, pra onde São Caetano vai crescer se não continuar sua verticalização ? E, ora, como colocar em prática qualquer projeto se não continuar crescendo, seja da maneira que for ?
.
Pontos fortes: humanização das propostas; olhar novo para a cidade; tdo relacionado ao transporte público
Pontos fracos: a radicalização em não desejar e não deixar de maneira alguma a verticalização da cidade.
.
Edgar Nóbrega (in memorian)
.
Coloquei-o aqui por alguns motivos: para dar voz a um candidato atuante na cidade; para mostrar o quanto uma certa candidatura forte não tem pé nem cabeça e em respeito a quem foi corajoso o suficiente de colocar o PT na disputa numa cidade historicamente burguesa. Seu projeto de progama era bem frágil e confuso, mas gostei de ver as propostas para a área da saúde e a vontade de Egar em aliviar os impostos municipais e aliviar, assim, a tributação sobre os munícipes.
.
Pontos fortes: propostas para a saúde pública; vontade de aliviar a carga tributária municipal
Pontos fracos: dificuldade de leitura de seu programa, muitas ideias sem pé nem cabeça; desconectividade das propostas.
.
Regina Maura
.
Programa de governo (ou o mais próximo que ela chega disso)
.
A candidata que representa a dinastia Tortorello mostra uma fraqueza sem igual em suas parcas propostas para uma cidade que o PTB conhece tão bem. Pra começo de conversa, ela disponibiliza suas propostas em vídeos (algo inovador, é bem verdade) curtíssimos, com menos de um minuto e meio cada. Será que é possível governar São Caetano com tão poucas propostas ? Em seu site, ela também disponibizou vídeos sobre quatro áreas de atuação. A educação, por exemplo, não tem vez em suas propostas. O transporte, idem. Ela simplesmente não tem propostas, não quer fazer nada, não tem o que fazer nessas áreas ? Acha que tais pontos estão perfeitos na cidade e não são necessárias intervenções, será ? Desmotivante. 
.
Mandei um e-mail para a coordenação da campanha pedindo acesso a um projeto de campanha dela por escrito e completo, com propostas para todas as áreas. Não obtive resposta, logo, penso que a candidata não acha necessária a interação com os eleitores nem interferir nas áreas que já citei. 
.
Pontos fortes: vídeos com as propostas.
Pontos fracos: faltas de propostas para muitas áreas importantes; poucas propostas apresentadas no geral, falta de um programa completo para ser disponibizado para o eleitorado; falta de interação com quem solicitou informações. 
.
...
.
Quero com essa postagem explicar minhas motivações para votar em quem vou votar (o que está óbvio com o meu texto) e, também, facilitar o trabalho de busca dos sulsancaetanenses átras das propostas dos candidatos da cidade. Também relembro que Edgar Nóbrega não está mais concorrendo à prefeitura graças ao vídeo no qual ele é flagrado negociando monetariamente o apoio do PT a gestão do atual prefeito José Auricchio Junior, em 2009.
.
Vote com consciência, vote bem e pense em toda a cidade ao teclar os dois números escolhidos antes de digitar "confirma".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :