sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A FARC venceu

>
"Esperamos que o governo não cometa os erros do passado Estamos convencidos de que a realidade nacional precisa de paz e justiça social. A obsessiva ideia de obter a paz com a vitória, usando a violência, com bombardeios, perseguições e repressões de toda classe precisa mudar. Precisamos de uma paz baseada no entendimento fraterno, com mudanças e o fim definitivo das razões que causam do conflito"
A frase acima tem um quê de Gandhi, Buda, Dalai Lama ou qualquer outro líder pacifista reconhecido internacionalmente. Mas o autor do texto é Timoleón Jiménez, líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, a tão conhecida FARC. Sim, eles mesmos que vocês estão pensando. 
.
A FARC é uma organização interessante. É o clandestino que teve muito mais êxito que o seu antagonista legitimado pela lei - que é ruim, mas não deixa de ser legal. Como boa parte dos países latino-americanos, a Colômbia teve uma ditadura militar com apoio da CIA e dos EUA durante a Guerra Fria. No entanto, a ditadura de Gustavo Rojas Pinilla foi muito breve, durando "apenas" 4 anos. A FARC sugiu há 48 anos e desde então luta contra o imperialismo, contra a influência norte-americana e todo aquele blábláblá que a ala vermelha de qualquer lugar costuma falar. 
.
A pergunta é: que imperialismo ? Ao contrário de outros países, os colombianos souberam se livrar de sua ditadura rapidamente. Desde então houveram sim governos de cunho mais neoliberal, mas todos dando liberdades democráticas a todos. Eram os colombianos mostrando sua aura direitista nas urnas enquanto os guerrilheiros iam para o mato praticar sequestros e matar em nome de Trotski. 
.
Voltando à citação do primeiro parágrafo: ao longo dessa semana, o governo colombiano, por meio de seu presidente Juan Manuel Santos anunciou que começou a negociar a paz com os guerrilheiros. Santos falou em cadeia nacional para seu povo e pouco depois Jimenez apareceu, em vídeo feito diretamente de Havana. 
.
A situação é tão sem pé na cabeça que caso o guerrilheiro que coordena o processo de paz aparecesse em público ele seria preso. Mais: a organização que já matou milhares de pessoas são agora encarregados de, duma hora pra outra, dar a paz para seu país. Um verdadeiro atentado - que consegue ser pior que os cometidos pelos guerrilheiros. 
.
Mais do que nunca, a Colômbia é a FARC. Eles chegaram a níveis nunca antes vistos por qualquer organização ilícita, isso após diversas demonstrações de poder dos cartéis de drogas colombianas. Agora, a guerrilha é estatal - e sem ela não existe paz. 
.
Fico me perguntando como conseguem defender verdadeiros fascínoras como os pertencentes a FARC. Eu posso não gostar dos Estados Unidos e ser socialista sem sair matando qualquer um. Eu debato, não mato. E, amigos, matar por poder é um ato nojento - apoiar quem faz isso idem. 
.
Ás vezes a neura da esquerda com alguns conceitos tão vastos como "imperialismo" e "inimigos" me dá ojeriza.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :