domingo, 21 de julho de 2013

Tabelão da apuração do carnaval de São Paulo - 2013

>
Foi vergonhoso. Cada nota era a certeza de que, mais que não ver o mesmo desfile que você, os jurados estavam agindo de má-fé. Sem muitas delongas, vamos falar um pouco, escola por escola (e começando pela grande campeã) sobre essa afronta que chamamos de apuração do Grupo Especial:
.
Abre-alas da Mocidade Alegre
~ A novidade não é a Mocidade Alegre ganhar o carnaval de São Paulo - o seu bicampeonato diz isso, e os cinco títulos desde 2004 idem. A novidade é a Morada do Samba vir dois anos seguidos sabendo que vai brigar pelo título, mas, ainda sim, dando chance para outras escolas. Para manter o nível, a escola do bairro do Limão precisa melhorar seus sambas-enredo, trazer algumas novidades e parar de fazer enredos tão complexos. Mas fica o alento: se eu aponto os erros é porque não tem como melhorar o que não foi dito.
.
~ Se fosse futebol, a Rosas de Ouro seria o Vasco da Gama. Pelo segundo ano consecutivo a Roseira ficou com o vice-campeonato desfilando muito bem e com um samba que pretendia empolgar, mas não empolgou. O problema da agremiação da Brasilândia é um só: ter uma escola mais forte em um período tão bom da azul-e-rosa. É como o fato de Cristiano Ronaldo não ser eleito o melhor jogador do mundo só por conta de Lionel Messi. Ao menos a Rosas tem Ellen Roche, disparadamente a mulher mais bonita do carnaval (e, para mim, do mundo) ano após ano.
.
~ Não foi um desfile, foi uma epopéia. Após encerrar sua passagem no Anhembi com um minuto de atraso e perder onze décimos na contagem final, a Águia de Ouro já previa o rebaixamento - perder tudo isso num carnaval tão complicado é um convite para descer de grupo. Porém, a escola da Pompéia conseguiu um milagre e ficou na terceira colocação. Até certo ponto injusto com outras escolas que desfilaram bem, mas a apuração premiou um desfile à moda antiga em sua essência. Farei um post só sobre ele futuramente. 
.
Carro alegórico da Dragões da Real
~ O desfile da Dragões da Real foi ajeitadinho, bem feito e bonito. Mas acho que ninguém esperava a escola da Vila Anastácio em quarto lugar. A torcida do São Paulo tinha um samba apenas correto e caprichou na execução, mas, certamente, outras escolas mereciam a sorte  que a Dragões teve. Mas, fica a pergunta: porque as escolas de samba desportivas que não sejam a Gaviões da Fiel nunca vão além do quarto lugar ?
.
~ Quando a Império de Casa Verde chegou no Especial, o Tigre causou muito alvoroço. Agora, porém, a escola da Zona Norte entrou em uma fase muito irregular, no qual vai bem em um ano e mal em outro. As alegorias agora nem são tão gigantes assim e ainda pecam no acabamento. Ao menos a escola tem na Arame Farpado de mestre Zoinho, talvez, a melhor bateria de São Paulo.
.
~ Se há uma injustiçada no carnaval desse ano ela chama-se Acadêmicos do Tucuruvi. Conversei com algumas pessoas, tanto pessoas que acompanham o carnaval mais de perto quanto algumas leigas e muitas apostavam na "escola do Mazzaropi". No meu bolão de carnaval, a Tucuruvi seria campeã. O sexto lugar apenas veio porque a escola não é um peso pesado do carnaval, certamente. 
.
Bateria Pegada de Macaco, do Vai-Vai
~ Desde o último título da tradicionalíssima Vai-Vai, o presidente Neguitão não consegue emplacar um bom desfile. Tem equipe, tem dinheiro, tem (muita) torcida e a escola não consegue convencer ninguém. Antes do último quesito, a escola do Bixiga estava na zona de rebaixamento para o Grupo de Acesso, algo gravíssimo. E, pior: o sétimo lugar era o esperado para a escola. A Saracura vai precisar se mexer muito pra 2014. 
.
~ Escola da Zona Leste sempre chega comendo asfalto. Esse é um dos clichês mais batidos do carnaval paulistano, mas tem muita razão de ser. Com um samba emocionante e um enredo fácil de ser entendido, ficou fácil pros integrantes da Nenê de Vila Matilde cantarem muito alto e compensarem até os já esperados erros de acabamento na parte plástica. Oitavo lugar quase que redentor pra escola, que deve se estabilizar no Especial de novo - de onde jamais deveria ter saído. 
.
~ Há anos a Gaviões da Fiel sofre com o racha entre seu departamento de futebol (que fica no Parque São Jorge) e de carnaval (no Bom Retiro). Mais uma vez faltou força, e tudo leva a crer que faltou algum dinheiro e organização. Mesmo com o tarimbado carnavalesco Max Lopes, nem de longe foi um desfile pra ir pras cabeças. E a Nação Corinthiana tem que abrir os olhos, pois se continuar do jeito que tá, coisas piores podem acontecer. 
.
X-9: sem brilho
~ Eu não sei em qual parte da história a X-9 Paulistana se perdeu, mas ela não tomou o bonde da modernidade. A escola parou no tempo e não consegue reagir pra lutar por lugares mais altos. Esse ano a escola era a minha aposta para surpresa, com um samba delicioso de ser cantado. Mas faltou o resto. A escola passou despercebida e nem fez tanta falta assim. Faltou "acontecer" na avenida. Uma pena. 
.
~ A Acadêmicos do Tatuapé era apontada por todos como a virtual lanterninha desse ano. O desfile não foi tudo isso, é bem verdade. Mas a escola soube se segurar naquilo que está em seu DNA: se falta algo, vai na raça. Cantando Beth Carvalho em um samba irregular, a escola sacudiu o Anhembi nas partes altas da canção e foi ganhando seus pontos, suficientes para se manter. 
.
~ Ano após ano, a pergunta que eu me faço no final de cada apuração é: como a Tom Maior não cai ? A escola está há anos sem uma quadra fixa, sem nenhum dinheiro, fazendo enredos mambembes e desfiles ruins. Esse ano foi a mesma coisa com um agravante: pelo segundo ano consecutivo o enredo não tinha pé nem cabeça. Era pra ficar em último lugar, mas por um décimo ficou no Especial. Um absurdo. 
.
Mancha Verde na concentração
~ Não digo que a Mancha Verde veio pra ser campeã, mas a escola certamente merecia voltar para o Desfile das Campeãs. Enredo excelente, samba muito bom, bateria Puro Balanço afiada, o pessoal cantando e brincando, tudo plasticamente bonito... como que a escola foi rebaixada ? É uma afronta, simplesmente. Não tem explicação nenhuma, nem mesmo a corrida no final para fechar no tempo explica o rebaixamento. 
.
~ Também achei o rebaixamento da Unidos de Vila Maria injusto. O desfile foi competente, mesmo tendo que ficar na parte intermediária. Chico Spinoza é um grande carnavalesco, Edmar Guiã um puxador sensacional, o samba era ótimo... faltou dinheiro. A associação que patrocinou o desfile parou de pagar a agremiação em outubro, e o bom enredo sobre a Coreia terminou tragicamente mal. Bem a Vila Maria, que é sustentada por empresários e nunca teve problema por dinheiro... certamente a veremos de novo no Especial em 2015. 
.
GRUPO DE ACESSO
.
Leandro de Itaquera: de volta na raça
~ A apuração mostrou o constraste entre três trabalhos. Dois, bem feitos. Um corrigiu um erro imenso da apuração de 2012 e trouxe a Pérola Negra de volta ao Especial com o título; o outro coloca a Estrela do Terceiro Milênio já na luta para o Grupo Especial em 2015 - esse ano foi por pouco, já que a escola do Grajaú ficou na terceira posição. O outro, tenebroso, confirma cada vez mais a pecha de escola de segundo grupo da Camisa Verde e Branco, quarta colocada. Entre eles, a vice-campeã Leandro de Itaquera contou com um samba arrasa-quarteirão e com a comunidade mais raçuda do carnaval paulistano. A Morro da Casa Verde mais uma vez ficou na sua cativa quinta colocação e a Unidos do Peruche e a Imperador do Ipiranga foram salvas pela Unidos de Santa Bárbara, que até tentou, mas veio bem fraquinha. Mas é melhor a Filial do Samba e a Imperador abrirem o olho de uma vez. 
.
GRUPO I - UESP
Campeã: Colorado do Brás
Vice-campeã: Uirapuru da Mooca
Terceiro Lugar: Torcida Jovem
Rebaixadas: Barroca Zona Sul (!), Mocidade Unida da Mooca e TUP
.
GRUPO II - UESP
Campeã: Independente
Vice-campeã: Amizade da Zona Leste
Terceiro lugar: Unidos de São Miguel
Rebaixadas: Os Bambas, Valença de Perus e Primeira da Aclimação
.
GRUPO III - UESP
Campeã: Folha Verde
Vice-campeã: Unidos do Vale Encantado
Terceiro lugar: Unidos de Guaianases
Rebaixadas: Passo de Ouro, Portela da Zona Sul e Só Vou Se Você For
.
GRUPO IV - UESP
Campeã: Explosão da Zona Norte
Vice-campeã: Lavapés (enfim !)
Terceiro lugar: Boêmios da Vila
Quarto lugar: Imperatriz da Sul
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :