segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia do homem ?

>
Quando comecei a ter consciências das coisas, o Dia Internacional da Mulher ganhava cada vez mais importância. Embora não aprendesse tanto sobre o feminismo na escola, gostava de me inteirar sobre o assunto em minhas leituras não-acadêmicas - entenda que gostar de se inteirar não é aprovar esse pensamento. Gostava muito de ler sobre Joana D'Arc e sobre a queima de sutiãs nos anos 60 - mas que, na realidade, começou na década de 40. 
.

O oito de março veio para celebrar a memória do "sexo frágil" - inclua muitas aspas nessa definição. Mas... e o Dia do Homem ? Fico me perguntando qual o real sentido desse dia. Não que eu não tenha orgulho em ser homem, mas ele nunca foi comemorado e hoje, simplesmente, pipocou nas redes sociais. 
.
Pesquisando, descobri que hoje não é Dia do Homem coisíssima nenhuma. Hoje é o Dia Internacional da Saúde do Homem. Nada de relembrar grandes ícones ou exaltar quem usa cueca ao invés de calcinha. É, até certo ponto, uma espécie de dia para reflexão acerca da saúde masculina - e nunca é demais relembrar que homens em geral morrem mais cedo que as mulheres muito em parte por não buscarem atendimento médico quando sentem que há algo errado com seu corpo. 
.
E, torno a perguntar de novo o que não sai da minha cabeça: por que um dia do homem ?
.
Não pode ser uma resposta masculina ao sucesso do Dia Internacional da Mulher pois as redes sociais são heterogêneas demais para apenas um gênero comprar uma ideia e fazer tanto barulho. Ao menos esse ano não foi para fins comerciais, pois ao menos eu não vi nenhum homem ganhando presente hoje - a não ser que seja aniversário dele, obviamente. Acho que também não é uma crise existencial masculina para "recobrir o ego" dos homens, mas não descarto totalmente essa hipótese.
.
Entretanto, fica o lembrete: o Dia Internacional da Mulher passou despercebido por anos e anos. Hoje, o dia movimenta o comércio com a compra de pequenos presentes - flores principalmente, sobretudo rosas. Será que o dia de hoje foi apenas o começo de uma nova data comercial ? Julho não tem grandes datas desse estilo e as compras são voltadas para as crianças, já que é tempo de férias escolares.
Em 2014 veremos se tivemos hoje apenas um surto cibernético ou se a data chegou para ficar. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :