sexta-feira, 19 de julho de 2013

A confiança do brasileiro em instituições seculares

>
Estava folheando diversas revistas dia desses e encontrei uma espécie de informativo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, empresa na qual minha mãe trabalha. A chamada de capa da Revista da Família trazia os resultados de uma pesquisa que media a confiança da população em algumas instituições que de tão comuns tornam-se abstratas demais. O resultado é interessantíssimo e está na imagem abaixo:
.
.
Acho bem previsível ver a família e o Corpo de Bombeiros nas duas primeiras colocações. Mesmo sabendo que a empresa é muito estimada, até me surpreendi com os Correios na terceira posição - quem tem algum parente próximo trabalhando na ECT ouve relatos bizarros do grau de sucateamento da empresa.
.
Devo confessar que, daí pra baixo, tive algumas surpresas.
.
O Brasil é o maior país católico do mundo, tem uma imensa população de evangélicos/protestantes e talvez tenha o maior sincretismo religioso do planeta. Mesmo assim, todas essas religiões ficaram apenas na quarta colocação. Por mais que a confiança porcentual seja alta, me surpreendi em não ver essa instituição com 100% de confiança. Como que alguém deposita sua confiança em um ser transcendental com ressalvas ? Será que alguém reza, ora e faz promessa com um pé atrás ? Se sim, com o quê ?
.
Pra quem é da área de comunicação, é triste ver a imprensa apenas na sexta posição e com uma confiança tão baixa. Acho que falo bastante de Jornalismo no blog, e vou me ater a dizer que cada sociedade tem a imprensa que merece. Se ela está mal é porque tem algo de (muito) errado com quem recebe as mensagens dela - muitas vezes, eles estão mais errados até que quem comunica.
.
Os números fracos atingidos por Justiça, Polícia e pelos governos federal e estaduais apenas refletem a crise de confiança do brasileiro nos Três Poderes. E, pior: como a pesquisa traz números de 2012, talvez a realidade seja ainda pior após as manifestações que começaram em junho Brasil afora. 
Por fim, um dado curioso: as duas instituições que representam inovações tecnológicas estão nas duas últimas posições, com números bem ruins. Será coincidência de um povo conservador e avesso a grandes avanços ou apenas reflexo do serviço que empresas dessa área prestam ?
.
Vejamos quais serão os números de 2013. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :