domingo, 4 de dezembro de 2011

Fotios

>
Ricardo Fotios Hatzigeorgiou foi meu professor de webjornalismo na Metodista. Ele é aquele tipo de professor que você ama ou você odeia. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Fotios é um bom professor. Cobra muito, mas passa bem o conteúdo... é um bom professor. Mas é a figura de Fotios que tanto intriga.
.
Muitos falam que ele se acha, eu não acho. Fotios é carismático, sempre o vejo sorrindo (ainda que de óculos imensos), fala com todos, solta piadinhas, é dinâmico... eu gosto dele. É bom professor, nada mais nada menos, mas eu o considero uma grande pessoa, não só pelo que falei e apesar de algumas coisas
.
Como representante de sala e amigo de muitas pessoas da minha classe (modéstia a parte), vi muitos reclamando de sua conduta no que tange ao Projeto Integrado. Falando do grupo 8, do qual sou representante, sei o quanto ele foi duro e ríspido. Mas isso fez meu grupo acordar. Por mais que cada um soubesse o que precisava ser feito, foram necessários os tapas (ou melhor, os socos) na cara para tomarmos a iniciativa. Podemos discordar da maneira como isso aconteceu, mas jamais da atitude. Sem as grosserias, talvez não houvesse pautas suficientes para ser apresentadas. Além disso, a maneira como ele se dirigiu ao site feito por mim foi, no mínimo, desrespeitosa. Sabendo que o site precisava das pautas, apenas (e que, as pautas estando inseridas no site (e não o contrário) o site era algo maior que as tais pautas), ele poderia ter falado das pautas, e não do site como um todo. Comentário infeliz.
.
No entanto, ele mostrou-se muito solícito ao corrigir meu site e elogiá-lo, além de propor melhorias. Fez seu papel de professor, que quer o bem do aluno, educando-o para o mercado. Quem nunca deu uma declaração infeliz, não ?
.
Sofri muito com Fotios. Tinha pesadelos ao saber que ia vê-lo, pensava que jamais seria um jornalista de fato. Porém, ele foi dos poucos que me desafiou, me fez acordar pra vida, me deixou bravo, com vontade de ir além do que eu sei. Ele me ensinou muito, na ira, na introspecção. Mas ele me ensinou, e esse é o papel do bom professor.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :