terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Soy loko por tí... tulo

>
No mesmo dia, os três países mais importantes da América do Sul decidiram seus campeões nacionais. Pra ficar em outras semelhanças, são times de grandes torcidas que pertencem às cidades mais importantes do país - economicamente falando, antes que venham falar algo. Fechando com chave de ouro se traçarmos paralelos, os três países em questão tem seus nacionais no formato de pontos corridos - dois desses três só descobriram seus campeões na última rodada de disputa.
.
No Brasil, o Corinthians sagrou-se pentacampeão do Brasileirão no Derby ante o Palmeiras, em conturbado empate por 0x0 que teve expulsões e confusões. O Vasco, úncio capaz de tirar o título dos paulistas, empatou por 1x1 com o Flamengo e saiu reclamando de um pênalti não dado em Diego Souza.
.
Nos três jogos que definiram dois rebaixados, a tabela permaneceu inalterada. Isso porque o Cruzeiro simplesmente humilhou o maior rival, goleando o Atlético Mineiro por 6x1. Rebaixados encontram-se o Ceará, que perdeu para o Bahia por 6x1, e o Atlético Paranaense, que venceu o postulante a Libertadores Coritiba por 1x0, gol de Guerrón.
.
O Flamengo, por outro lado, garantiu uma vaga pra Libertadores. A outra ficou com o Internacional. O colorado venceu o GreNal por 1x0, com gol de pênalti de D'Alessandro. Entre os outros postulantes a competição internacional, só quem venceu foi o São Paulo, que goleou o mistão do Santos no SanSão por 4x1, no Romildão de Mogi-Mirim. O Figueirense empatou o Clássico de Florianópolis com o Avaí por 1x1, mesmo resultado do Clássico Vovô, entre Botafogo e Fluminense - que tirou o Fogão da Libertadores, competição que contará com o terceiro colocado Flu.
.
Para um gigante de um país que tem apenas dois clubes que costumam monopolizar o campeonato nacional, três anos sem títulos é uma eternidade. O Boca Juniors tornou-se coadjuvante por um período, mas voltou a sua eterna sina de vitórias ao fazer 3x0 no Banfield em casa e vencer a Categoria A pela 24ª vez. O time xeneize abriu incríveis onze pontos de vantagem para o Racing, que foi até o Cemeterio de los Elefantes e marcou 2x0 no Colón.
.
Na Primeira de Uruguai, o Nacional sofreu no primeiro semestre ao ver o Peñarol chegando a final da Libertaadores, mas os albos deram a volta por cima em grande estilo, vencendo seu 32ª campeonato nacional. Com gol de Álvaro Recoba, o Nacional venceu o Liverpool por 1x0 e foi campeão. O vice foi o arquirrival dos bolsilludos, o Peñarol, que goleou o Cerrito por 5x0. Três pontos átras do campeão veio o terceiro colocado Danubio, que fez 4x1 no Bella Vista.
.
Nada de muito novo na NFL. o Tennessee Titans venceu o outrota sensação Bills em Buffalo, por 23x17. O Bears perdeu para o Kansas City Chiefs em Chico por 10x3, com direito a touchdown lançado por Tyler Palko, o primeiro na carreira. O Dolphinhs segue sua recuperação incrível e inesperada. Em Miami, a franquia venceu o Oakland Raiders por 34x14. Percy Harvin, wide receiver do Vikings, teve grande tarde (8 recepções, 156 jardas e 2 touchdowns), mas não conseguiu levar seu time a vitória, já que, em Minnessota, o Vikings perdeu por 35x32 para o Denver Broncos cada vez mais dependente do jogo terrestre. Os extremos manteram suas trajetórios: com 12 derrotas em 12 jogos, o Indianapolis Colts perdeu para o Patriots em New England por 31x24, enquanto o Green Bay Packers, 12 vitórias em 12 jogos, ganhou do Giants em New Yort por apertados 38x35, contando com mais um jogo sensacional de Aaro Rodgers, lançando 4 touchdowns para os cheeseheads. Ray Rice correu 204 jardas em 29 bolas recebidas e conduziu o Baltimore Ravens a vitória por 24x10 contra o Browns em Cleveland. Em jogo de times que devem ir para o playoff, o Houston Texans fez 17x10 no Atlanta Falcons em sua casa, o Reliant Stadium. O Cardinals pode estar mal, mas o time do Arizona acostumou-se a vencer o Dallas Cowboys. Na prorrogação, os pássaros do deserto marcaram 19x13.
.
Começaram os playoffs da Primera de Chile, e os grandes se deram bem. O Colo Colo venceu o La Serena por 6x2, em jogo muito animado no La Portada. A Universidad Católica, em casa, aplicou 3x1 no Audax Italiano, enquanto 1x0 foi o placar das vitórias de Cobreloa e Universidad de Chile sobre Cobreloa e Unión Española, respectivamente.
.
Só os mandantes venceram na Ligue 1. No Chaban Delmas, o Bordeaux fez 2x0 no Nancy. Tentando entrar no grupo que vai a Champions League, o Lyon venceu o Toulouse por 3x2, mesmo placar da vitória do Paris Saint-Germanin, que venceu o Auxerre.
.
Sabe-se a final da Primera de México. Em Torreón, o Santos Laguna venceu o Monarcas Morelia por 3x2 e classificou-se para a decisão que será contra o Tigres, que venceu os Gallos Blancos de Querétaro por 1x0.
.
A rodada de Eredivisie teve de tudo. Começou com um 7x0, do Heracles sobre o VVV Venlo. Na parte de cima da tabela, o Heerenveen venceu o líder AZ Alkmaar na Frísia por incríveis 5x1, enquanto o Twente fez 6x2 no Utrecht em pleno Galgenward. No clássico da rodada, o Feyernoord fez 2xo no PSV, enquanto o Ajax fez 4x1 no Excelsior.
.
Clássicos no final da División Profesional e a liderança mudou de mãos. O novo líder é o tradicionalíssimo Olimpia, que não vence o nacional há 11 anos. O decano fez 1x0 no Nacional e contou com a derrota do Libertad para o Cerro Porteño por 1x0 para assumir a liderança.
.
Só um perdedor fez gol na rodada do Calcio - o Lecce, que perdeu para o Napoli por 4x2. A líder Juventus venceu o Cesena por 2x0, a Fiorentina aplicou sonoros 3x0 na Roma e a Lazio venceu o Novara - a derrota dos Biancoazzurri foi de 3x0.
.
A Primera de Equador também tem o seu final decidido. Mesmo perdendo por 2x0 para o Manta no Jocay, o Deportivo Quito terminou o campeonato à frente do Emelec, segundo colocado, que também perdeu para o Imbabura por 2x1. Destaque para a vitória do tradicional Barcelona de Guayaquil sobre o lanterna Espoli, por 1x0.
.
Dos males o menor. Se não foi campeão, o Brasil ficou com a terceira colocação na Copa do Mundo de Vôlei Masculino, e conseguiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A vítória decisiva veio contra os anfitriões japoneses, vencidos por 3x0. Na final do campeonato, a Rússia venceu a Polônia por 3x2 e ficou com o título, sagrando-se hexacampeã da competição pela - a Polônia ficou com o seu segundo vice.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :