sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Veríssimo stalker

>
Na internet, virou conhecida a figura do stalker, aquele que segue seu/sua amada das mais diversas maneiras no mundo cibernético. O que muitos não imaginavam é o quanto essa figura tornou-se popular, ou a quanto tempo já existe. Prova disso é o livro "Os Espiões", do gaúcho Luis Fernando Veríssimo. Ótimo escritor, o portoalegrense cria uma grande trama de mistério com grandes (e boas) doses de comédia, seu ponto forte.
.
A história é simples, mas a forma como é contada e sobretudo o talendo do autor em narrá-la prende qualquer leitor do início ao fim. Um editor às turras com a vida e com um casamento naufragado trabalhava contra sua vontade, e tinha algum prazer às sextas, quando ia para o bar com os amigos beber. Por algum motivo, uma história chamou-lhe a atenção, e isso vai dando graça a sua existência, como há muito não se via.
.
Após muita curiosidade por parte do protagonista e dos amigos (uma hora dessas a história já era muito mais coletiva que apenas do editor), eles decidem perseguir a bela protagonista da história, e ficam ainda mais boquiabertos ao descobrirem ser parte de uma história real.
.
Os personagens são bem característicos e marcantes, dando ainda mais graça para o livro. Também é interessante prestarmos atenção no nome da protagonista: Ariadne. Na mitologia grega, Ariadne ajuda Teseu a sair do labirinto. Na história de Veríssimo, seriam os espiões que deveriam salvar Ariadne do imenso labirinto no qual sua vida se transformara.
.
Apesar do final comum, nada surpreendente e até certo ponto desapontante, a leitura é recomendadíssima. Seja como passatempo ou para se divertir com figuras de meia-idade platonicamente apaixonadas querendo ter alguma emoção em suas vidas que não a bebida nos finais de semana.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :