segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Agilidade

>
Não importa sob qual forma. Ela é sempre importante. No atletismo então nem se fala. O astro das pistas Usain Bolt ganhou nesse fim de semana status de lenda em Berlim. No mesmo palco que viu Jesse Owens acabar com qualquer teoria nazista o negro jamaicano protagonizou dois fatos marcantes. O primeiro no sábado. Com a imensa facilidade da prova ele olhou pro seu comepetidor ao lado. Ambos sorriram. E no domingo ele virou heroi. Fez 100 metros em 9,58 segundos. Algo inimaginável. Quebrou o antigo recorde mundial. Dele próprio. E mostrou que não há homem mais ágil que ele.
.
Muitas equipes tentam. E se falta agilidade para definir uma partida nos 89 primeiros minutos elas se desdobram e conseguem no último instante. Assim foram 3 partidas da 19ª rodada do Brasileirão. A decisiva última rodada do returno. Assim foi com o Avaí. Na agilidade do veterano Marquinhos. No último lance da partida. Fez o gol salvador do ágil e surpreendente Avaí. 2x1. Ante o Náutico. Assim foi com o Goiás. OA vice-líder fez dois. Deixou o Vitória empatar. Mas Júlio César cabeceou no derradeiro lance da partida. 3x2. E assim foi com o São Paulo. Washington abriu o placar. Miranda e Renato Silva foram expulsos. Fabiano empatou. Wilsom também foi expulso pelo lado do Sport. Mas na agilidade de Júnior César o São Paulo arrancou no 92º minuto de partida. Ele com suas chuteiras amarelas partiu. Amarelo tal qual a roupa do jamaicano. Cruzou. E eis que o cruzamento do já apelidado de Jusain Bolt encontrou a cabeça de Hugo. Segue a reação do São Paulo. 2x1. Em plena Ilha do Retiro.
.
Outros sofrem de falta de agilidade. Veja o Palmeiras. O atual líder decadente apenas empatou com o Botafogo. Do estreante Estevam Soares. Em casa. 1x1. O Atlético Mineiro parece que perdeu um pouco de fôlego. Sem mais de meio time o Galo sucumbiu ante o Corinthians. 2x0. Cruzeiro e Santos mosraram que agilidade e competência não são os seus pontos fortes. 0x0. No Mineirão. Ou o Flamengo. O tricampeão carioca é pura inconstância. Foi goleado. 4x1. No Monumental. Pelo Grêmio.
.
Pior que ser goleado é ser surpreendido em casa. Pobre Fluminense. Marcelinho Paraíba foi por alguns instantes o rei do Maracanã. Comandou o 3x1 do Coritiba no Fluzão. O ascendente Inter fez parecido. Ganhou de 2x0 do Santo André. Fora de casa. E ainda pode ser o campeão do primeiro turno. Mas aglidade poderia ser o nome de Antônio Lopes. O Furacão conheceu a quarta vitória seguida sob a tutela do delegado. Fáceis 3x0 no Barueri. No Paraná.
.
Na Série B segue a arrancada do gigante e do organizado. O gigante Vasco da Gama venceu de virada a forte Portuguesa de Desportos. 3x1. No Canindé. O Atlético Goianiense fez sua parte. Ganhou de 2x1 do Juventude no Serra Dourada e afundou o time serrano na zona da degola. 2x1. Perto dela aparece outro gigante. O Bahia. Que num polêmico jogo perdeu pro Guarani. Em Campinas. 2x1.
.
Em quarto lugar vem o Ceará. Num equilibrado duelo empatou com a Ponte. 1x1 no Castelão. 4 times o perseguem para entrar no G4. Além da Lusa. Um deles é o Figueirense. O valente time do Sul foi ao Rio de Janeiro e ganhou do Duque de Caxias. 3x2. Outro é o São Caetano. Dono da reação mais ágil e impressionante da série B o azulão jogou apenas o necessário pra vencer o Fortaleza. 2x0. Em seus domínios. Completa a lista a mesma Ponte Preta.
.
Dois interessantes duelos aconteceram. O Brasiliense venceu o Bragantino. 2x0. Na Boca do Jacaré. Ambos figuram na tabela com 26 pontos. Aconteceu também o confronto dos lanternas. No Frasqueirão. E no jogo do " tá ruim tá pior " o Campinense surpreendeu e bateu o ABC por 2x1. Os inconstantes Ipatinga e América empataram em 2x2 no Vale do Aço. E o Paraná Clube tenta se recuperar. Venceu em Curitiba o Vila Nova. 3x0.
.
A agilidade da série C impressiona. E se falarmos de agilidade lembrar-mos-emos do Coelho. Ele está de volta a segunda divisão. O América de Minas fez 3x1 no Brasil de Pelotas e se classificou pras semifinais do torneio. O ágil crescimento do Guaratinguetá também impressiona. O time administrou a vantagem obtida em casa e empatou com o Caxias. 1x1. Aparecerá pela primeira vez na série B. Tal como os outros dois. O ASA que segurou o Rio Branco no Acre. 2x2. E o surpreendente Icasa. Que passou sem tomar conhecimento do enorme Paysandu em Juazeiro do Norte. 6x2. Fica a tristeza de não ver o Papão na série B. Mas fica a alegria de ver mais um paulista jogando até o fim do ano e ver a tradição alviverde mineira jogando até o fim do ano. De novo.
.
A série D teve sua segunda fase iniciada. Sergipe e Alecrim venceram Ferroviário e Central de Caruaru respectivamente. 2x0. O Paulista empatou sem gols com o Macaé em casa e teve sua situação complicada. Não mais que o Corinthians Paranaense. Perdeu em casa pra Chapecoense. Sonoros 3x0. E praticamente disse adeus a competição. O Tubarão paranaense fez 3x1 no São José de Porto Alegre. Em Londrina. O surpreendente Brasília abriu 3x2 no Uberaba na capital federal. O 1x1 se aplica as partidas entre o Cristal do Amapá e Nacional e também para Gênus e São Raimundo do Pará.
.
Começaram as competições europeias de futebol. A Espanha por enquanto faz festa para seus campeões nacionais. No San Mamés o Athletic Bilbao tomou a virada do campeão de tudo Barcelona. 2x1. Os catalães venceram a SuperCopa do país. No alemão apenas dois times tem 100% de aproveitamento. Um é o atual campeão Wolfsburg. Venceu o Colônia fora de casa. 3x1. O outro é o Schalke 04. Ganhou o duelo regional ante o Bochum. 3x0 em Gelsenkirchen.
.
Na terra de Napoleão são 3 os imbatíveis. Um é o dono da maior torcida da França. O Olympique fez magros 1x0 no Lille. Em Marseille. O atual campeão Bordeaux suou para vencer fora de casa o Sochaux. 3x2. A surpresa é o Nancy. Aplicou estrondosos 4x0 no Monaco. Em casa. Fica a impressão de que o antigo papa-títulos novamente não brigará pelo título até o fim. O Lyon precisou de muita disposição pra bater o Valenciennes no Gerland. Só 1x0.
.
Começou também a maior competição nacional do mundo. Já com surpresas. O Tottenham fez 2x1 no Liverpool em Londres. O sempre jovem Arsenal fez nada mais que 6x1 no Everton. Em pleno Goodison Park. Manchester United e Chelsea suaram muito pra bater Birmingham e Hull em seus domínios. 1x0 e 2x1. Respectivamente. Destaque para o gol de Drogba pros azuis de Londres no último minuto. Quem convenceu foi o Manchester City. Jogando bem e com um timaço passaram fácil pelo Blackburn em Ewood Park. 2x0. Adebayor, Robinho e Tevez darão trabalho. Com a companhia de Ireland e Hart esse time pode sim dar samba.
.
O português também começou. De 8 partidas 7 terminaram empatadas. O único que venceu foi o Braga. Fez magros 1x0 na Acadêmica de Coimbra. Sporting e Porto empataram fora de casa. 1x1 com o Nacional da Madeira e com o Paços Ferreira respectivamente. Novamente a decepção foi o Benfica. Não conseguiu passar pelo Marítimo. 1x1. Em plena Catedral.
.
Haja agilidade pra escrever sobre tudo que é campeonato no planeta. Sou quase um Usain Bolt da informação. Ou melhor. Um Júnior Césr Bolt. Jusain Bolt. Will Bolt.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :