quarta-feira, 28 de julho de 2010

A era Mano

>
Após a esperada ( e lamentada, por mim ) saída de Dunga da seleção, da corajosa recusa de Muricy Ramalho em assumir o cargo ( mesmo motivada pelas divergências entre CBF e Fluminense ) e do convite aceito por Mano Menezes, veio a primeira convocação do ex-técnico corinthiano. Ao menos pra mim, tal lista deixou muito a desejar. Tanto que a convocação merece ser dissecada. Após o nome da posição, os selecionaos pelo novo treinador da seleção canarinho. Um breve comentário sobre eles, e, após isso, os jogadores que eu convocaria se estivesse no cargo de Mano Menezes.
.
Goleiros: Victor, Jefferson e Renan.
Não entra na minha cabeça uma lista de jogadores brasileiros sem Júlio César. O melhor goleiro do mundo é figura certa pra Copa de 2014, e deveria ser aproveitado desde esse momento. A convocação de Victor foi muito defendida por mim para a Copa, no lugar do fraquíssimo Doni. Mas... Jefferson ? Simplesmente não dá pra acreditar, só pode ser piada. Existem no mínimo 5 arqueiros melhores que ele, e o botafoguense sabe que não tem capacidade técnica para estar na seleção nem sob a condição de ser terceiro goleiro. Renan é um ótimo nome, mas pro futuro
Quem eu chamaria: Júlio César, Gomes e Victor
.
Laterais-direitos: Rafael e Daniel Alves.
Muitos gostaram da convocação de Rafael, do Manchester United. Eu não fui um deles. É um nome pra seleção, mas depois da Copa América, talvez. No Brasil existem dois nomes que deveriam ser lembrados e ainda jovens: Mariano, do Fluminense e Patric, do Avaí. Sou fã de Maicon, mas para a Copa de 2014 ele estará com uma idade muito avançada para a posição.
Quem eu levaria: Daniel Alves e Mariano.
.
Laterais-esquerdos: Marcelo e André Santos.
Talvez a posição mais carente do Brasil foi a melhor escolha do novo técnico. Até porque qualquer nome pode ser discutido aqui, e todos, portanto, tem que ser acatados. Júnior César, do São Paulo, talvez merecesse mais, porém sua idade já é muito avançada.
Quem eu levaria: Marcelo e André Santos
.
Zagueiros: David Luiz, Rever, Henrique e Thiago Silva.
Aqui temos a única boa surpresa dessa convocação, pra mim. Enfim o futebol magnífico apresentado por David Luiz no Benfica será coroado com uma convocação pra seleção. Junto com Thiago Silva, temos uma dupla de zaga pras próximas duas Copas do Mundo. Os reservas, porém, me preocupam. Henrique sumiu após ser vendido pelo Palmeiras em 2008. No mesmo ano, Réver fez um Brasileirão espetacular pelo Grêmio, caiu de produção e depois sumiu. Temos zagueiros muito melhores que os dois hoje em dia.
Quem eu levaria: David Luiz, Thiago Silva, Miranda e Alex Silva.

Volantes: Hernanes, Sandro, Jucilei, Lucas, Ramires
Lucas é o volante de contenção mais adequado pra jogar na Copa de 2014, mesmo não jogando tudo o que sabe. Ramires tem potencial pra ser o melhor segundo volante do planeta num futuro próximo. Sandro é uma jóia rara, tal qual Hernanes. O são-paulino, porém, há muito não joga o que deve e não seria convocado por mim. Jucilei, então, nem se fala. Apenas sua polivalência poderia justificar sua convocação, mas nem ela me deixa seguro quanto a lembrança dele para vestir a amarelinha.
Quem eu levaria: Ramires, Lucas, Sandro e Elias.
.
Meias: Carlos Eduardo, Éderson e Ganso.
A tão esperada convocação de Ganso enfim veio. Talvez seja a mais merecida e barbada dessa lista de hoje. Os outros dois jogadores, porém, me desapontaram deveras. Éderson não passa dum jogador mediano do medíocre time do Lyon, e Carlos Eduardo destaca-se no Hoffenheim pois seu time é limitado. O francês não tem, de longe, qualidade pra ser titular em muitos times do Brasil, quanto mais na seleção. Já Carlos Eduardo tem certa técnica. No entanto, ainda preferiria outros nomes.
Quem eu levaria: Ganso, Giuliano, Elkeson e Bruno César.
.
Atacantes: Neymar, Robinho, Alexandre Pato, Diego Tardelli e André.
Na convocação, Dunga colocou um jogador a mais que os 23 da Copa, e deu espaço a mais um atacante. Neymar ganhou sua vaga, Robinho manteve-a e André completa a trifeta de ponteiros santistas. Alexandre Pato e Tardelli foram relembrados por diferentes motivos. Pato por sua tenra idade, fator determinante nos convocados de hoje, e Tardelli por sua inquestionável capacidade técnica. André é um bom jogador, talvez até tenha nível de seleção, mas hoje temos nomes melhores.
Quem eu levaria: Luís Fabiano, Neymar, Diego Tardelli e Kleber.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :