Após o sempre tedioso mês de Dezembro, onde o esporte bretão é trocado por festas e retrospectivas, nossa alegria voltou ao jornal. Com o início dos estaduais, as mesas de bar voltam a ter assuntos mais interessantes que saber quem matou Saulo ou a posse da Dilma.
.
No Paulistão, três dos quatro grandes começaram bem. O Santos, abrindo o campeonato, jogou com o time misto e fez belos 4x1 na Linense, que volta à série A1 após um bom tempo. São Paulo e Corinthians também venceram. O primeiro fez 2x0 no Mogi-Mirim, com direito a gol de Rogério Ceni, e o segundo repetiu o placar no clássico contra a Portuguesa, incluindo um belo gol olímpico de Roberto Carlos. Quem decepcionou, de novo, foi o Palmeiras. Na capital, o Verdão ficou no 0x0 contra o Botafogo de Ribeirão Preto.
.
Pelo Gauchão, estreia estranha dos dois grandes. No sábado o Grêmio abriu 2x0 contra o Lajeadense em Porto Alegre, mas tomou o empate; 2x2 foi o resultado final. Já o Internacional fez pior, e perdeu para o Cruzeiro por 1x0 no Estrelão. Tentando se recuperar duma crise sem fim, o Juventude bateu o São Luiz por 2x1, em Caxias do Sul.
.
No Campeonato Paranaense, mais surpresas. Jogando em Curitiba, o Atlético perdeu de 2x1 para o caçula Arapongas. Também na capital, o Paraná Clube tomou 3x1 do Corinthians paranaense. Quem salvou a honra dos grandes foi o Coritiba, que fez 1x0 no Operário de Ponta Grossa no Germano Krugger. No Catarinense, gols em todos os jogos, e muitos gols na partida entre Criciúma e Concórdia. O Tigre não teve dó do recém-promovido time e fez 6x1. Em Blumenau, o Metropolitano conseguiu parar o Figueirense, empatando a partida em 1x1. O Avaí foi o único a decepcionar retubantemente, ao perder para a Chapecoense na Ressacada: 2x1.
.
Pelo Baianão, mais decepções. No Lomanto Júnior, o Bahia perdeu para o Serrano de Vitória da Conquista por 2x1. Pior fez o Vitória. Em casa, o Leão da Barra viu o Colo-Colo de Ilhéus ganhar por 1x0. Pelo Campeonato Cearense, os únicos 100% são os dois grandes, com o campeonato já na segunda rodada. O Fortaleza jogou o clássico contra o Ferroviário e venceu por 2x1, na capital. Longe de seus domínios, o Ceará também venceu: o Vozão fez 2x1 no Horizonte.
.
Também na segunda rodada está o Pernambucano. Dos três grandes, apenas o Santa Cruz venceu as duas partidas. No fim-de-semana, a equipe fez 2x1 no Ypiranga, em Recife. Sport e Náutico empataram em 1x1 fora de casa contra Petrolina e Araripina, respectivamente. Começando no domingo, o Goianão viu os grandes vencerem. O Vila Nova fez 1x0 no Goianésia, fora de casa, enquanto o Goiás foi até o Abrão Manoel Costa e venceu o Trindade também por 1x0. Ainda jogam Atlético e Santa Helena.
.
Entrando em sua fase mais aguda, a Copa São Paulo reservou bons jogos. O Flamengo eliminou o Cruzeiro nos pênaltis em Araras, enquanto o Coritiba fez o mesmo com o Atlético-MG. Entre as surpresas, destaca-se a eliminação do Vasco pelo Paulista ( pelo segundo ano consecutivo ), por 2x1, a Ponte Preta batendo o Grêmio por 1x0, o Nacional da Nicolau Alayon ganhando do Palmeiras por 2x0 e o Desportivo Brasil surpreendendo o Corinthians e vencendo por 1x0. Na próxima fase destaque para outros bons jogos, como o AtleTiba em São José dos Campos, o BaVi na capital e São Paulo x Flamengo em Limeira.
.
Pela Bundesliga, segue a liderança tranquila do Borussia Dortmund. A equipe fez o jogo mais equilibrado da rodada, fora de casa, contra o Bayer Leverkusen e venceu por 3x1, abrindo nada mais nada menos que doze pontos de vantagem para o novo vice-líder, o surpreendete Hannover 96. Os Die Rotens foram até Frankfurt e não tomaram conhecimento do Eintracht, fazendo 3x0. O fogo de palha Mainz perdeu por 1x0 para o Sttutgart, no Gottlieb-Daimler Stadiom, enquanto o Bayern empatou em 1x1 na sua visita ao Wolfsburg.
.
Surpresa na Liga Espanhola: o Real Madrid empatou por 1x1 com o Almería, no Juegos Mediterraneos. Com isso, a vantagem do Barcelona na liderança foi para 4 pontos, após os blaugranas passarem fácil pelo Málaga, por 4x1, na Catalunha. Liderando o bloco dos demais, o Villarreal fez 4x2 no Osasuna, em casa.
.
Pela Ligue 1, a liderança é do Lille, que fez 2x0 no Nice fora de casa. No entanto, três equipes encontram-se apenas um ponto átras dos Dogues, e todas venceram. O Lyon, lutando pra voltar a ser grande, fez 3x0 no Lorient, em casa. Com alguma dificuldade, o PSG bateu o Sochaux por 2x1. Atuando em casa, no Route de Lorient, o Rennes não teve dificuldade pra fazer 4x0 no saco de pancadas Arles-Avignon.
.
Na Premier League mais disputada dos últimos tempos, o líder Manchester United empatou em 0x0 contra o forte Tottenham, em Londres. Bom para seus perseguidores, que venceram e diminuíram a vantagem. Caso do Manchester City, que, num jogo emocionante, fez 4x3 no Wolverhampton. No clássico londrino da rodada, no Upton Park, o Arsenal fez 3x0 no lanterna West Ham, enquanto o também londrino Chelsea fez 2x0 no Blackburn. Com a vitória, os Blues reencontram-se com a vitória após 9 rodadas.
.
Pelo Calcio, o líder Milan tropeçou. No Via del Mare, a equipe empatou com o Lecce por 1x1. Na capital italiana, a Lazio sofreu, mas bateu a Sampdoria por 1x0. Terceiro colocado, o Napoli também decepcionou e ficou no 0x0 com a Fiorentina em casa. Já aparecendo na quarta colocação, a Roma venceu por 1x0 o Cesena, fora de casa, sendo que os Cavalos-Marinhos seguem lutando pra fugir do rebaixamento. A irregular Juventus bateu o lanterna Bari em Turim, por 1x0, enquanto a ascendente Internazionale fez fáceis 4x1 no Bologna.
.
Pela Liga Sagres, segue o passeio do Porto. A equipe fez tranquilos 3x1 no Naval, em casa. Oito ponto átras aparece o Benfica, que viajou até Coimbra e fez magros 1x0 na Acadêmica. A surpresa da rodada foi a derrota do Sporting, no José Alvalade, para o Paços Ferreira, por 3x2. Os castores são apenas o nono colocado na tabela, no entanto.
.
Pelos playoffs divisionais da NFL, uma imensa surpresa: o melhor time da Temporada, o New England Patriots, perdeu em casa pela primeira vez desde 2008, e está eliminado. O feito foi conseguido pelo New York Jets, que bateu o Pats por 28x21, numa partida pra ser esquecida pelo quarterback da equipe de Foxboro, Tom Brady, e pra ser lembrada por muito tempo pelo time verde da Big Apple. A AFC será decidida entre o Jets e o Pittsburgh Steelers, que venceu seu rival Baltimore Ravens por 31x24, na partida conhecida como Armagedon. Na outra conferência, a NFC, temos o Green Bay Packers, que foi até o Georgia Dome e massacrou a equipe mais eficiente da liga até então, o Atlanta Falcons, por 48x21, e o Chicago Bears, que espantou a zebra e anotou 35x24 no Seattle Seahawks.
.
Na NBA, destaque para o clássico de Los Angeles, entre Lakers e Clippers. E o primo pobre da cidade venceu o embate, por 99x92. O melhor time da liga, o San Antonio Spurts, passou pelo Denver Nuggets por 110x97. Oklahoma City Thunder e New Orleans Hornets, times com 4 vitórias seguidas, venceram Orlando Magic e Charlotte Bobcats. Já o Cleveland Cavaliers, que não sabe o que é vencer há 13 rodadas, perdeu sábado para o Denver Nuggets.