segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Os primeiros clássicos

>
Num futuro não tão distante assim, os estaduais só começavam após a final da Copa São Paulo, no dia 25/1. Além deles começarem bem antes disso, no dia 30 do primeiro mês do ano tivemos os primeiros clássicos país afora, evidenciando mais uma vez o calendário mal-organizado e longo demais do futebol nacional.
.
Pelo Paulistão, o primeiro grande clássico foi o SanSão. O Santos venceu o São Paulo por 2x0 atuando em Barueri, após mais uma ótima atuação do santista Elano. Em outro clássico estadual, o Palmeiras bateu a Portuguesa pelo mesmo placar. Os dois times dividem a liderança, com vantagem do Santos pelo saldo de gols. A surpresa segue sendo o Americana, que não tomou conhecimento do Noroeste no Alfredão e fez 5x1. Em má fase, o Corinthians foi até o ABC Paulista e empatou com o São Bernardo por 2x2, em jogo que teve presença do ex-presidente Lula e golaço do meia peruano Luis Ramírez, contra o Tigre.
.
Pela Taça Guanabara, o dia foi de Clássico dos Milhões. Atenuando sua péssima fase, o Vasco perdeu de 2x1 para o Flamengo e está eliminado. O Flamengo é líder do grupo A, enquanto o Vasco amarga a lanterna da chave. No grupo B, o Botafogo não tomou conhecimento do Azulão da Bariri e ganhou fácil do Olaria por 3x1, na capital. Já o Fluminense foi até o Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, onde fez 4x2 na Cabofriense. As duas equipes lideram o grupo com 100% de aproveitamento.
.
Indo na contramão dos estaduais, o Campeonato Mineiro é o único que dá a oportunidade de seus clubes fazerem uma pré-temporada de fato. E os grandes não desapontaram. O Cruzeiro fez 3x0 na Caldense em Sete Lagoas, nova casa dos grandes, e o Atlético sofreu, mas bateu o Funorte, caçula do campeonato, por 2x1, de virada, no José Maria de Melo. O terceiro integrante mineiro na elite do futebol nacional, o América, decepcionou ao empatar com o Uberaba por 1x1. A surpresa foi a goleada do Guarani de Divinópolis sobre o outrora forte Ipatinga: 5x0 pro Guará.
.
No Sul, foi semana de GreNal. Ou melhor... no Uruguai. Os dois clubes optaram por jogar o clássico em Rivera, primeira cidade do lado uruguaio na fronteira com o Rio Grando do Sul. De virada, o Grêmio venceu a partida, com os dois times jogando com suas equipes reservas, por 2x1, no estádio Atílio Paiva. No entando, os líderes dos grupos são os da dupla CaJu. No grupo A, o Caxias assumiu a liderança ao bater o Veranópolis por 3x0 e ver o Inter perder. O Bepe tem um ponto a mais que o colorado. Já na chve B, o Juventude manteve a liderança ao bater o Ypiranga por 2x0, na serra.
.
No Campeonato Goiano, o Goiás venceu o Atlético por 1x0 e entrou no G4 do campeonato, que tem o próprio Dragão como líder, mesmo com a derrota. Os outros dois integrantes do G4 também venceram. O vice-líder Vila Nova foi até o Genervino da Fonseca e bateu o CRAC por 2x0. A terceira colocada é a Anapolina. A Xata bateu o Trindade, fora de casa, por 3x2. No Campeonato Pernambucano, Clássico das Emoções entre Náutico e Santa Cruz, que terminou com vitória do primeiro por 3x1. O líder do estadual, no entanto, é o Central, que fez o Clássico Matuto contra o Porto e venceu por 3x2. A Patativa do Agreste tem 19 pontos.
.
No Clássico-Rei do Campeonato Cearense, vitória do Ceará sobre o Fortaleza por 2x1 no Castelão. O Vôzão é o líder do campeonato com 16 pontos, sem nenhuma derrota, enquanto seu rival é apenas o quarto colocado. No Campeonato Paranaense, a zebra é o Cianorte, líder da competição. O Leão do Vale fez 2x0 no Paraná, na capital, e manteve o 100% de aproveitamento. O Atlético, em quarto lugar, fez 4x2 no Roma de Apucarana. Já o vice-líder Coritiba foi até o Estádio dos Pássaros e ficou no 1x1 com o Arapongas.
.
No Campeonato Catarinense, a liderança é do Figueirense, que fez 3x0 no Concórdia, em casa. O Joinville bateu a vice-líder Chapecoense por 2x1 em casa e subiu pro terceiro posto. Fecha o G4 o Criciúma, que jogou no Emília Mendes Rodrigues contra o Imbituba e ficou no 0X0. O Avaí é o lanterna da competição e conseguiu seu primeiro ponto no 0x0 ante o Metropolitano. O Metrô é o quinto colocado. Pelo Baianão, nova derrota do Bahia, desta vez em Salvador, para o Fluminense de Feira de Santana, por 2x1. O líder do grupo A é o Atlético de Alagoinhas. O Carcará fez 2x0 no Feirense. No grupo B, o Vitória é o líder mesmo com o empate por 1x1 contra o Bahia de Feira de Santana, no Jóia da Princesa.
.
Pela Bundesliga, o Borussia Dortmund segue rumo ao título. Com a sonora vitória de 3x0 sobre o Wolfsburg na Volkswagen Arena, o Borussia manteve seus 11 pontos de vantagem para o Bayer Leverkusen, que bateu o Hannover 96 em casa por 2x0. Completando os três primeiros temos o Mainz, se recuperando duma fase ruim. Os O-Fives venceram o Kaiserslautern fora de casa, 1x0. Olho no tradicional Bayern, já em quarto e vencedor do jogo contra o Werder, em Bremen, por 3x1. Os Verdes, aliás, amargam uma de suas piores campanhas na história do nacional, estando em 15° lugar e correndo risco de rebaixamento.
.
La Liga reserveu uma grande surpresa na rodada: a segunda derrota do Real Madrid, primeira para um clube pequeno. O time não teve sorte ao enfrentar o Osasuña em Navarra, perdendo por 1x0. Mesmo com a vitória, os Rojillos estão apenas na 17ª posição na tabela. Quem agradeceu foi o cada vez mais líder Barcelona, que fez 3x0 no Hércules ( único time a vencê-los na temporada ) em Alicante, e, de quebra, bateu o recorde de invencibilidade do futebol espanhol. Em terceiro lugar segue o Villarreal, que fez 1x0 no forte Espanyol em pleno Cornellà-El Prat.
.
Pela Ligue 1, o líder Lille venceu mais uma. Os Dogues fizeram 1x0 no ameaçado Lens, em casa. O PSG consolidou-se na segunda colocação ao bater o saco de pancadas Arles-Avignon, no Parc des Sports, por 2x1. Do terceiro ao sétimo a diferença é de apenas 2 pontos, evidenciando o equilíbrio da competição.
.
Na Eredivie, PSV e Twente seguem a briga de foice pela liderança. O time de Eindhoven está um ponto na frente após vencer o Willem II por 2x1 no Philips Stadion. Logo átras, os Tukkers bateram o Feyernoord por 2x1, em casa. O desempenho do gigante de Roterdã, inclusive, é deplorável: o Feyernoord é apenas o 15º na tabela. O Ajax é o terceiro com a vitória sobre o NAC, em Breda, por 3x0.
.
No Calcio o líder Milan suou, mas bateu o Catania por 2x0, na Sicília. Os Elefantes seguem ameaçados de rebaixamento com a derrota, estando na 16ª posição. O segundo colocado Napoli goleou a Sampdoria, por 4x0, com direito a hat-trick do uruguaio Cavani. A Lazio recuperou a terceira colocação ao vencer a Fiorentina na capital italiana, por 2x0. O outro time da capital, a Roma, teve seu jogo contra o Bologna adiado graças à neve no Renato Dall'Ara, e, por isso, caiu para a quarta colocação. Numa ótima estreia de Pazzini, que marcou dois e sofreu o pênalti da virada, a Inter virou o jogo contra o Palermo, em casa, e fez 3x2. A surpresa ficou por conta da vitória da Udinese ante a Juventus, fora de casa, por 2x1. Os clubes trocaram de posição com o fato: o time de Udine é o sexto; a Vecchia Signora, a sétima.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :