terça-feira, 13 de novembro de 2012

A Argentina, país oficialmente católico, aceita o casamento gay. O laico Estado brasileiro, não. Por que ?

>
Segundo a constituição, o Brasil é um Estado laico. Não contesto agora o porquê temos vários feriados religiosos em nosso calendário, sendo que todos eles são apenas da religião católica apostólica romana. Talvez esse post fale um pouco mais sobre a crença católica como um todo. Mas tem mais, e tem muito mais coisa que faz do nosso país esse imenso e eterno buraco de problemas.
.
Em 2010, a presidente Cristina Kirchner oficializou a lei que autoriza o casamento gay. Mais que uma vitória da comunidade GLS/GLBT, é uma vitória do ser humano - faça o que bem quiser e tenha seu livre arbítrio como bem desejar; e é bizarro se opor a qualquer tipo de amor, ao meu ver. Não preciso nem dizer o quanto a Argentina tem melhores níveis sociais e educacionais que o Brasil, e isso se reflete em sua sociedade, que, por fim, reflete-se em sua política. Os representantes do povo votam o que o povo quer - como deveria ser em qualquer lugar do mundo, mas não é o que ocorre na terra de Jair Bolsonaro e capitão Telhada
.
A grande surpresa é que a liberal sociedade argentina tem uma constituição católica, o que, em tese, anula ideologicamente o casamento gay. Pois os políticos argentinos passaram por cima disso, e, mesmo criando essa dicotomia entre Estado e religião, o humano venceu. 
.
A constituição brasileira, laica, é muito mais liberal que a argentina. O problema, na realidade, não é de nossas leis, mas sim da nossa sociedade.
.
Talvez o catolicismo tenha incrustado no nosso povo e fechado a porta de todos para os anseios de minorias populacionais e para correntes contrárias ao que é vigente. Talvez a educação nacional não consiga abrir a cabeça de nossos estudantes e de nossos jovens. Talvez a população tenha perdido a capacidade de imaginar, pensar e lutar por qualquer causa. Talvez seja tudo isso. Seja como for, precisamos urgentemente mudar esse panorama
É fácil falar do Estado laico em tom de deboche como sendo a causa única de todos os profundos problemas da nossa sociedade. Ô problema é bem maior que um documento com leis, e, seja esse conjunto de regras a causa ou a consequência de todos esses erros, é necessário transformarmos leis e povo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :