terça-feira, 6 de novembro de 2012

Jornalistas de moda

>
Quando entrei na faculdade de Jornalismo, tinha uma certeza: boa parte dos meninos ia querer o ramo esportivo, e não me enganei. O que eu não esperava é que tantas meninas tivessem o sonho de ir para a área de moda.
.
A relação é lógica, eu que não me toquei. Faz todo o sentido, aliás. Também quero dizer que não tenho nada contra a área: é Jornalismo, é uma área do conhecimento, informa, educa. Mas, entretanto, tenho alguns poréns bem grandes pelo que vejo de quem pretende seguir carreira na área.
.
Bem como boa parte dos futuros jornalistas esportivos parece que queria mesmo era ser jogador de futebol e só liga pra esporte, e não pro Jornalismo em si, muitas meninas só pensam em roupas, acessórios, combinações e em seu desejo incontido de tornar-se modelo e lidar com beleza todo o tempo, esquecendo-se do que as une a todos os outros estudantes: o Jornalismo em si. Acho deplorável usar qualquer área como facilitador para algo e com o propósito de te colocar em um meio que não necessariamente tem a ver com a sua carreira, mas sim com o que você, unicamente, quer. E fico ainda mais bravo quando fazem isso com o Jornalismo, a mais bela das carreiras.
.
Outra preocupação minha em muitas garotas que querem moda jornalística é a discrepância do discurso com o que é produzido. Vejo muitas jornalistas falando que "acham que moda é muito mais uma roupa, é um conceito complexo, lindo, maravilhoso e que revela muito sobre você". Concordo com isso, é bem verdade. Mas, ao ler textos da mesma pessoa, vejo um festival de futilidade, marcas caras e glamour, sem o tal estado de espírito e algum contexto explicativo para quem é leigo no assunto - como eu. 
Preocupem-se mais com o Jornalismo e menos com o mundo fashion; mais com a mensagem do que com a grife; mais com o conteúdo do que com o estilo. O Jornalismo, a carreira que vai te empregar futuramente, agradece.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

Lari Reis disse...

Curioso esse post.
Andei pensando muito esses dias que as "brazilian bloggers" andam fazendo muito sucesso nesse mundo cibernético, dando dicas de moda. Nem todas são estudantes ou formadas em jornalismo, mas como eu sou, tendo a pensar por essa sua ótica também.

Há um tempo atrás, algumas amigas sugeriram que eu mesma fizesse um blog de moda - sim, eu gosto do assunto. Relutei e sigo relutando. Já estou num mundo muito complicado que é o do Jornalismo Esportivo (rá!) e o da Moda não é nada mais fácil.

Discordo da postura e desconheço as pessoas que te motivaram a escrever esse post, mas, dentro de uma lógica de mercado, o "culto" às marcas atrelado a essa frase bacana de que a moda é muito mais do que "isso", tem sua razão de ser. É irônico, mas parece que faz parte do sistema.

Willian Ferreira disse...

Sendo bem sincero, escrever sobre um punhado de marcas e combinações, ao menos ao meu ver, não passa duma tentativa de glamurizar a carreira e a própria vida da jornalista, que queria mesmo era ser top model. É isso que me irrita. O Jornalismo não aceita apenas o lado de quem pode comprar Prada e Louis Vuitton, tem que ter um contraponto. Tem que falar de sociedade, origem... tem que ter um diferencial. Falar o que todo mundo fala, ao meu ver, é uma imensa oportunidade desperdiçada de se destacar - fora que mostrar-se comum é um convite a eterna mediocridade.

Mas tenho certeza que você pode fazer diferente e bem melhor que o que vejo por aí, Celebritty. (:... deixo bem claro que nada tenho contra moda ou quem gosta do assunto. Tenho contra quem acha que moda ou Jornalismo limitam-se a grifes e elites.