terça-feira, 20 de novembro de 2012

O quase feriado

>
Desde a década de 60 o Brasil reserva o 20 de novembro para o Dia da Consciência Negra, data que visa relembrar todos os feitos importantes conseguidos por essa etnia e também saudar a todos que, de alguma forma, são ou se solidarizam com os negros brasileiros. A ideia é ótima e muito válida, porém podemos notar um flagrante desrespeito ao feriado.
.
Até bem pouco tempo atrás a data era simplesmente chutada por todos. Poucos (a não ser os partidários de verdade da data) lembravam-se dela, e ninguém contava com o dia para ficar em casa descansando. Há, sei lá, 5 anos, ela começou a ser realmente valorizada - nem que seja para que o povo fique uns dias a mais em casa
.
Em 2012, porém, o dia que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, grande liderança dos quilombos brasileiros, ganhou novo status político. É muito interessante ver que em cidades onde o candidato que representa a situação política venceu a eleição o feriado será respeitado e a população ficará quase uma semana sem trabalhar; enquanto em cidades aonde a oposição venceu o feriado é cancelado ou transferido para outro dia. 
.
O recado é claro: premiar cidades que votaram maciçamente em quem estava no poder e punir quem não escolheu continuar no mesmo caminho.
O problema é que, dessa maneira, cria-se um imenso desrespeito com a comunidade afro-brasileira. Será que faria o que andam fazendo com o Dia da Consciência Negra com o dia da Independência, por exemplo ? 
.
Por um feriado respeitado e que não falhe em sua tão nobre finalidade: homenagear esse povo que tanto fez pelo Brasil. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :