segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Enfim um ENEM decente

>
Estamos longe de ter um vestibular unificado, mas, mesmo assim, a ideia de colocar o ENEM como porta de entrada para todas as universidades federais do Brasil muito me agradou desde sua concepção. A ideia do então ministro da educação Fernando Haddad (ele mesmo, eleito prefeito da cidade de São Paulo recentemente) é espetacular, mas, as execuções... 
.
O primeiro Exame Nacional do Ensino Médio teve um bizarro roubo e vazamento de provas que cancelou a primeira data da aplicação da mesma. Erros em gabaritos, vazamento de informações pessoas dos vestibulandos, escolas com privilégios... tudo aconteceu entre 2009 e 2011. Em 2012, porém, parece que entramos nos eixos. 
.
Do que vi, as manchetes dos portais de notícias referia-se a casos inusitados, como a menina que fez a prova e não passou para o gabarito e a mulher que pariu pouco antes da prova. Tivemos também os malfadados atrasos e os candidatos que colocaram fotos da prova na internet - ok, confesso que me perguntei como pessoas com essa mentalidade de maternal fazem um exame de ensino médio.
Óbvio que ainda temos que melhorar, que discutir a educação exige muito mais profundidade, que a prova segue tendo graves problemas e vários poréns que vocês bem conhecer. Mas demos um passo à frente em organização após recuar bastante nos anos anteriores. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :