sábado, 24 de novembro de 2012

Um ano de vida profissional

>
Há exatamente um ano eu começava o meu primeiro estágio na área da comunicação, que eu sempre desejei e sonhei. Pode parecer algo banal e simples, mas o 23 de novembro tornou-se, pra mim, uma data especial. Seus frutos eu colho até hoje - antes de começar a trabalhar, por exemplo, começaria escrevendo esse texto com a expressão "há exatamente um ano atrás", erro que eu corrigi após muita insistência de uma das minhas superiores ao longo desse curto mas marcante percurso
.
Comecei a estagiar na KRP Relações Públicas, fazendo clipping - função desgastante e pouco valorizada pela qual boa parte dos estagiários na minha área passam. Lembro, aliás, até hoje do meu primeiro clipping e das pessoas com quem lá convivi, ainda que em curto período de tempo - Bárbara Naliato, Guilherme Saltini, Magda Pontes, Fernanda do Amaral, Kim Kutscka e Beatriz de Prá, que me acompanhou na minha mudança para a área de redes sociais
.
Já "especializado" em algum setor da empresa, comecei a trabalhar com grandes pessoas, tão inteligentes quanto competentes: Anderson Leonardo, Patrícia Kusunoki, João Carvalho e Diego Ramos. Lá pude aprender que Twitter, Facebook, Foursquare e qualquer rede social é muito mais que ficar postando inutilidades ou o que vier na cabeça. Existe um trabalho importantíssimo por parte de vários clientes e empresários que querem saber, de fato, o que seu público pensa e quer - ou não quer. Infelizmente, também vi que alguns empresários não merecem o sucesso que tem nem o trabalho tão cuidadoso que merecem, bem como algumas pessoas não merecem nem o acesso a internet de tão irracionais e estúpidas.
.
Também foi, certamente, o período no qual eu mais errei. Erros reconhecidos, mas não esquecidos - e pelos quais me culpo até hoje. Nunca escondi algumas ideias contrárias que tinha do restante da bancada com palavras ou mesmo com expressões faciais, também não escondo algum ressentimento com o final da minha passagem por lá - sobretudo com a quebra do meu contrato de maneira tão abrupta. Mas prefiro ficar com o imenso aprendizado que lá tive a pensar nessas picuinhas que não levam a nada. 
.
Paralelamente a isso, comecei, no dia 15 de abril, meu freelancer na EST3 Estatística Esportiva, como narrador online. Além de aprender muito sobre esportes (sobretudo o principal esporte do país, o futebol), percebi uma sensível melhora na qualidade do meu texto e na minha agilidade para pensar e teclar. Agradeço a cada jogo, para mim mesmo, a oportunidade que os senhores Francisco Morgado e Claudius Pitta me dão de poder estar nessa equipe, contribuindo, colaborando e, principalmente, aprendendo.
.
Pouco mais de um mês após minha saída do meu primeiro estágio, no dia 10 de setembro, comecei no Grupo Intelligenza, aonda atualmente faço meu estágio. Agora como assessor de imprensa da Eleven Press Assessoria e fazendo releases, follow-up e estando em pé de igualdade com os demais companheiros do time, posso dizer que estou aprendendo pra valer, me sinto colocando a mão na massa de fato. Obviamente agradeço também a Ricardo Mituti, Antônio Salles e Diogo Carvalho. 
.
É óbvio que, também, é bom começar a ganhar seu próprio dinheiro e sua independência aos poucos, mas acho que o mais importante nesse período é aprender, aprender muito, e abstrair todos os ensinamentos que todas essas pessoas que falei (e muitas outras que não foram citadas pois apenas coloquei quem já fez parte de bancadas e áreas na qual eu já estive presente) puderam me passar. Mais que network, é know-how - e muito knowledge, pra ficar nos estrangeirismos. Isso sem contar nas histórias que vivi, passei e ouvi e todo aquele sentimento de dever cumprido a cada postagem, pauta vendida ou jogo concluído. É cansativo, mas, realmente, trabalhar engrandece o homem - e muito. 
Que venham muitos mais anos de trabalho, experiência, eficiência e sensação de que estou colaborando, de alguma forma, para que todos tenham o mesmo sentimento que eu tenho e tive e cada um desses instantes. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :