quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Muito mais que a Proclamação da República

>
Como já é de praxe, esquecemos de qualquer efeméride que acontece em uma data qualquer quando temos um feriado no dia. Pra muita gente, em todo o planeta, o dia 15 de novembro foi unicamente o dia da Proclamação da República do Brasil. É óbvio que ver a República nascendo é algo importante, mas não podemos nos esquecer de alguns outros fatos interessantes que aconteceram em toda a História no dia 15/11.
.
A data, por exemplo, marca o nascimento de dois países bem curiosos, com uma existência conturbada e um status praticamente sui generis no mundo.
.
O primeiro deles é a República Turca de Chipre do Norte, que ocupa a parte norte da ilha cipriota. O Chipre como conhecemos hoje enquanto Estado é formado e é representado pelo que existe no sul da ilha, com influência da população formada pelos descendentes da Grécia. Como mais um capítulo da eterna rivalidade de gregos e turcos (incluindo uma invasão helênica para anexar a nação em 1974), a metade norte do local, formada por imigrantes advindos da Turquia, reivindicou sua independência - adotando o nome óbvio de Chipre do Norte. O processo, porém, só foi reconhecido pelo governo de Ankara - e até hoje é assim. Também é curioso ver que, tal qual Berlin na Segunda Guerra Mundial, a capital do país, Nicósia (ou Lefkosia para quem é de lá) é dividida entre as duas porções. 
.
Um acontecimento bem mais conhecido e ventilado internacionalmente que também faz aniversário hoje é a proclamação do Estado da Palestina, por parte do líder islâmico Yasser Arafat em 1988. A Palestina (ou Filastin para o povo árabe) nunca teve um reconhecimento pleno de suas funções, e até o status político de seus dois territórios (a Cisjordânia e a Faixa de Gaza) é diferente um do outro. O fato é, talvez, a maior glória da Organização para a Libertação da Palestina, que luta pela independência de um povo que já passou por muitas agruras ao longo dos tempos.
.
Também temos algumas figuras históricas que fazem aniversário hoje. Osvaldo Aranha, que foi advogado, diplomata e governador do Rio Grande do Sul é um deles. O tamanho de sua influência pode ser medido por seu cartel de amizades e figuras de fácil acesso para ele, como Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt. Também hoje nasceu o empresário Samuel Klein, empresário dono das Casas Bahia e que, na verdade, nasceu na Polônia (ou Polska), como mostra seu sobrenome
.
Figuras históricas também tiveram sua morte decretada nesse dia. O matemático, astrônomo, astrólogo e filósofo Johannes Kepler (ele mesmo, autor das Leis de Kepler que aterrorizam os alunos do colégio) é um deles. Nascido na Alemanha (ou Germany, ou Deutschland), Kepler estudou as leis que regem a mecânica celeste. Também notável é o acadêmico, sociólogo, antrópologo e filósofo Émile Durkheim, considerado o pai da Sociologia moderna. 
Muitos clubes de futebol também foram fundados nessa data. O mais popular time brasileiro, o Flamengo, nasceu em um 15/11. Também surgiram na data uma legião de equipes tem como nome a própria data: XV de Novembro - assim mesmo, em algarismos romanos. Notadamente do interior de São Paulo, representados e instalados nas cidades de Piracicaba, Jaú e Caraguatatuba - este último licenciado de competições oficiais. Em solo gaúcho temos também o 15 de Campo Bom - assim mesmo, esse com o 15 em algarismos indo-arábicos.
.
E você, ainda acha que essa é apenas a data da Proclamação da República ?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :