domingo, 2 de dezembro de 2012

A CBF tirou toda a graça dos clássicos do Brasileirão

>
Em 2010, conforme o Brasileirão chegava ao seu final de maneira emocionante e imprevisível (apenas lembrando que, na última rodada, Corinthians, Cruzeiro e Fluminense (que sagrou-se campeão) tinham chances de ser campeão), algumas equipes que já não tinham mais muita motivação para vencer seus jogos graças a suas colocações na tabela começaram a ver a curiosa situação de ver suas torcidas pedindo para perder de propósito a partida para prejudicar rivais históricos - os casos de São Paulo e Palmeiras, que perderam e, consequentemente, prejudicaram o Corinthians, são os mais emblemáticos.
.
Para impedir que tal situação aconteça, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2011 colocou uma série de clássicos na última rodada. Ano passado deu certo, já que o Derby entre Corinthians e Palmeiras e o Clássico dos Milhões (Flamengo x Vasco) decidiu o campeonato com vitória corinthiana em detrimento do time vascaíno. Já em 2012...
.
Esse ano, temos sete clássicos marcados em dez jogos na última jornada do certame. E, de sete, seis não valem absolutamente nada em termos de classificação, ajudando uma partida importante por si só a cair no ostracismo de um emaranhado de jogos quaisquer. 
.
A medida da CBF em relação aos clássicos é desastrosa. Subjugar um GreNal, um Majestoso, Clássico dos Gigantes (Fluminense x Vasco) ou um Super-Clássico mineiro ao campeonato é um erro imenso. Acho que deveríamos ter apenas um clássico por rodada, justamente para dar o devido destaque que eles merecem - e sempre no meio do campeonato, e não na primeira ou na última rodada de cada turno. Em 2012, com 15 clássicos por turno, que tal colocá-los, por exemplo, da terceira até a décima sétima rodada de cada um deles ?Seria sempre emocionante, e o clássico seria importante por si só, sem depender da situação dos dois clubes.
Ano que vem, pelo andar da carruagem, teremos mais um clássico nessa lista - contando que o Sport tem tudo para ser rebaixado hoje e ele, consequentemente, não faria o Clássico dos Clássicos contra o Náutico e que, com a volta do Atlético Paranaense e do Vitória voltaríamos a ter Atletiba e Ba-Vi na série A. Que a CBF aprenda a lição e torne esses jogos tão importantes quanto o campeonato, e não os deixe bem menos importantes. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :