segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Extremos

Esperava-se muito da rodada do Brasileirão. Os 4 primeiros se enfrentariam em 2 jogos tidos como finais. Logo na terceira rodada do returno. No clássico paulista houve uma imensa decepção. O 0x0 entre São Paulo e Palmeiras ilustra bem o que foi a peleja. Um triste duelo trucando e sem maiores emoções. Já no Sul o Internacional goleou o Goiás por 4x0 e saiu como o vencedor dessa rodada tão importante. Os times do pelotão intermediário poderiam subir. Mas não aproveitaram a chance. O quinto colocado Atlético Mineiro jogou mal em casa e deu sorte de sair com o empate por 1x1. Já o Avaí perdeu a invencibilidade de 11 jogos que ostentava. Foi ao Couto Pereira e perdeu por 2x0 para o Coritiba. Barueri e Corinthians, outro confronto de times que podem ser fiéis da balança, jogaram quarta e empataram por 2x2.
.
A rodada marcou a volta da média superior de 3 gols por partida numa rodada. O Flamengo fez os 3 gols contra o Santo André no Maracanã. O Náutico fez o mesmo placar de 3x0 ante o Atlético Paranaense em Pernambuco. Houveram duas partidas com 3 gols pra cada lado. Botafogo x Grêmio. Vitória x Cruzeiro. E mais uma vez o extremo negativo da tabela e da rodada fica com o Fluminense. Perdeu por 2x0 para o Santos na Vila Belmiro. E os tricolores já podem começar em vida nova na série B caso não se recuperem rapidamente.
.
Na série B, dos 4 times da extremidade superior da tabela apenas um venceu. E que vitória. O Ceará encarou o Vasco no Maracanã e ganhou por 2x0. O Atlético Goianiense perdeu a chance de empatar com o esquadrão cruzmaltino empatando com o Bragantino em Bragança por 2x2. Já o Guarani foi massacrado pela América de Natal. 3x1. Bobearam os paulistas que rondam o G4. O São Caetano teve sua ascenção freada pelo Bahia. 3x1 em Salvador. E a Ponte Preta não passou dum franco empate contra o Paraná Clube em Campinas. 3x3. Se reabilitaram a Portuguesa e o Figueirense. Os rubroverdes superaram a tumultuada partida de terça no Canindé e passaram pelo Fortaleza. 1x0 no Castelão. Já o Figueirense ouviu protestos da torcida alvinegra. Mas fez o placar mínimo ante o ABC. 1x0.
.
Na outra extremidade, a de baixo, nota-se um grande avanço. O Campinense deixou a lanterna para os alvinegros potiguares ao vencer o Brasiliense por 1x0. Empataram Juventude e Duque de Caxias na serra Gaúcha. 0x0. E segue a má fase do Vila Nova. Perdeu em casa para o medíocre Ipatinga. 2x0.
.
A série C está prestes a acabar. A final será disputada entre o ASA de Arapiraca e o América Mineiro. Os alagoanos passaram pelo Icasa e pelo Romeirão lotado em Juazeiro do Norte. Arrancaram um 3x2 fora de casa e se garantiram. A classificação do Coelho das Alterosas foi ainda mais sofrida. Os alviverdes ganharam por 2x1 no tempo regulamentar do Guaratinguetá. Como a primeira partida teve o mesmo placar a disputa foi para os pênaltis. Os americanos fizeram 7x6 e carimbaram a vaga para a final. De consolo para cearenses e paulistas a vaga para a série B de 2010.
.
A quarta divisão nacional entrou na terceira fase nesse fim de semana. Das 5 partidas 4 mandantes venceram. O São Raimundo de Santarém aplicou sonoros 4x1 no Cristal do Amapá em casa. O Sergipe fez 3x1 no Alecrim em Aracaju. O Uberaba além de fazer 2 gols não levou nenhum do Araguaia, o que o coloca com uma grande vantagem para o jogo de volta. No confronto mais equilibrado da fase o Chapecoense também fez 2 gols. Mas acabou levando um do Londrina. Quem fez feio dentro de casa foi o Tupi. Jogando em Juiz de Fora os mineiros empataram com o Macaé por 1x1.
.
O campeonato alemão tem 2 líderes. Uma surpresa e um eterno gigante do país. A surpresa é o Bayer Leverkusen. O grande adormecido fez 2x1 no Bochum na BayArena. Já os hamburgueses passaram sem dificuldades pelo lanterna Colônia em casa. 3x1. No entanto a rodada reservava um grande duelo. Jogo entre o campeão e o vice da Bundesliga passada. Atuando em casa o Bayern de Munique atropelou o Wolfsburg por 3x0 e lavou a alma dos bávaros. O Wolfsburg é agora o quarto colocado átras do Werder Bremen. Os verdes venceram o Hertha em Berlim por 3x2 e colocou o time da capital na zona de rebaixamento.
.
Na segunda rodada do Apertura os dois grandes argentinos se recuperaram. Suando tudo para vencer o pequeno Chacarita em Nuñez, o River Plate venceu por 4x3. O Boca Juniors passou pelo sempre complicado Lanúz na Fortaleza. 2x1. O Rosario Central manteve o 100% de aproveitamento ante o Tigre. 2x1. Fora de casa. Mas nenhum jogo chamou mais a atenção que o clássico de La Plata. O Estudiantes fez o primeiro duelo contra o maior rival após a conquista do tetra da Libertadores. E não tomou conhecimento do Gimnasia. 3x0.
.
Nesta semana houve a primeira rodada do futebol espanhol. Sem maiores dificuldades os grandes venceram atuando em casa. O galático time do Real Madrid fez 4x2 no La Coruña atuando no Santiago Bernabeu. O Barcelona campeão de tudo atropelou o Sporting de Gijon na Catalunha. 3x0. O Atlético de Madrid foi escurraçado pelo Málaga na Rosaleda. 3x0. E num interessante confronto da primeira rodada o Valencia de David Villa fez 2x0 no Sevilla de Luís Fabiano no Mestalla.
.
O campeonato francês conta com 3 times na ponta. O atual campeão Bordeaux fez um clássico nacional fora de casa. Encarou o Olympique no Velódrome. O duelo terminou 0x0. Os demais líderes tiveram tareefas bem mais fáceis. O Lyon ganhou do Nancy no Gerland. 3x1. E o PSG ressurgindo das cinzas massacrou o Lille em Paris. 3x0
.
Na terra do chá das cinco os londrinos vão dominando. Dois times da capital tem 100% de aproveitamento. Sofrendo mais que o esperado o Tottenham ganhou do Birmingham em White Hart Lane. 2x1. Já o Chelsea esperava jogo duro contra o caçula Burnely. Mas venceu fácil. 3x0. Destaque ainda para o novo clube milionário de Manchester. O City ganhou do Portsmouth fora de casa. 1x0. O time vermelho da cidade realizou um clássico nacional ante o Arsenal. E fez 2x1 no Old Trafford.
.
Mal começou o Calcio e a segunda rodada reservou dois grandes clássicos. Sábado foi dusputado o de Milão. E a Inter não teve piedade do rival Milan. Foram incríveis 4x0 dos nerazzurri. No outro grande jogo do fim de semana a Juventus foi um mal visitante e ganhou da Roma no Olímpico. 3x1 com grandes atuações de Diego e Felipe Melo.
.
Pelo campeonato português os 3 grandes venceram. O Porto venceu o Naval em Figueira da Foz. 3x1. O Sporting conseguiu a primeira vitória no campeonato fora de casa ante a Acadêmica de Coimbra. Já o Benfica deu show. Humilhou o Vitória de Setúbal na Catedral por impiedosos 8x1. Apesar disso o líder é o Braga que venceu o Belenenses por 3x1 em casa.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Constatações da semana que podem fazer a diferença


De terça até o dia de hoje enfrentei 4 dias. Tumultuadíssimos. O meu semblante se manteve sereno. Eu vou continuar falando que minha vida é parado. Puramente por força do hábito. Me mantive forte o suficiente para disfarças todas as emoções que aqui senti. Faltava tempo para desabafar. E como sextas-feiras existem para o descanso no fim da semana cá estou. E olha que nem nas sextas tenho tido descanso.
.
Perdi a oração para orador. Já falei disso. Esse pode ter sido um sintoma de que a semana que viria seria longa. E foi. Poderia ser a deixa de que a semana seria ruim. Não foi. Muito pelo contrário. Nesse dia eu comecei a ver Grey's Anatomy. Praticamente nos primórdios da série. Entendi o por que da febre ante a série. Num dia no qual eu fiquei a tarde inteira desiludido ela foi o meu entorpecente. E eu comecei a ver que poderia encenar qualquer esquete na televisão.
.
Atentei para fatos pouco usuais. Percebi meus compelxos. Não tenho mais tempo para mim. Não consigo mais tocar violão. Ouvir música é um fato raro. Vivo com a cara enfurnada nos livros. Com relações desgastadas. E se acostumando a ver meus amigos debochando de mim quando falo que preciso terminar a lição. Poderia ser ignorância. Prefiro acreditar que é força de vontade. Eu sei que é. Não faço isso por que quero. Mas por que preciso.
.
Vi que tenho de fato amigos. Notei que as 3 siamesas tão comigo pra tudo. Seja pra dar os berros e as gargalhadas na escada ou pra ouvir a bronca da mãe junto. Amizade é isso aí. É festa. Por mais que a festa venha só depois. Percebi que a menina estelar sentiu a minha falta. Tanto quanto as bobeiras que sempre conversamos também me fazem. Infelizmente não pude sair hoje. Por motivos escusos. Mas saber que não será a última vez a ser chamado me deixa feliz.
.
Aprendi que tudo tem alguma explicação lógica. Bem eu que odeio lógica assumo isso. Sabia que meus irmãos não iriam me deixar sem mais nem menos. Quando contei que deixei a insulina no empório todos se preocuparam. O Timbó se elvantou e foi comigo. Pequena atitude. Grande amizade. No revelador papo nas calçadas do Cerâmica entendi a razão de muita coisa. Minha cara boquiaberta poderia ser graças apenas ao que ele me contava. Eu raciocinava simultaneamente interligando tudo aquilo com outros fatos. Que ele mal sabe que penso ou que sei. Mas... que agora fazem sentido. Todos. E sei que se eles andam diferentes pra eles nada mudou.
.
Notei que tenho mãe. Ela sempre foi uma figura decorativa em cas.a Pode ter me dado toda a educação. Pode ter sido guerreira. Criado 2 filhos sozinha. Mas nunca saiu da aba dos pais. Esse mas indica a oposição. No caso negativa. Agora tudo mudou. Ela pode nunca ter saído de perto dos pais. Mas fez isso pensando em mim. Não consigo culpa-la de algo que ela fez para a minha pessoa. Mas não nasci pra ser o filhinho dela. Nasci pra ser cidadão do mundo. Como todo bom pisciano nem o céu é o limite pra mim. Sei que depois do céu entro em órbita. E na falta de gravidade tenho uma força a menos pra me prender no chão. Adoro violar as regras. E sei combater a falta de tudo.
.
Percebi que ela está do meu lado. Saber que se passar na UFMG ela e a Ellen mudam comigo não foi algo de fato agradável. Mas saber que a prioridade dela é me dar estabilidade lá me anima. Dizer o que parecia impossível a dois meses átras me aliviou. E ela gostou de saber disso. Ainda não ouviu toda a história. Se souber se apaixonará por ela junto comigo. E se sentisse me mandaria para junto dela agora.
.
Lembram-se de Greys Anatomy ? A série realmente está me deixando sem ar. Não se faz certas coisas. Não se transa com todo mundo num surto escondido de sífilis. Não se pode ser arrongante. Não se ilude uma mulher. Por mais que se tenha bons motivos para isso. O sonho de homem me irrita. Ainda mais sabendo que o sonho de qualquer menina já omitiu certas informações tão importantes. Esse tal sonho merece ficar sem o oxigênio. Merece se afogar. Sei que tem muita coisa que não sei. Sei também que eles acabarão juntos. E ele voltará a ser o sonho. The dream ( y ) of any woman. Mas eu simplesmente não consigo mentir. E não dá para deixar de falar... sobretudo.
.
Vi o porque tu quer sempre mais. É importante para mim realizar opticamente alguns desejos teus. Vi que eu também quero mais. Sempre. E as vezes por esperar demais acabo me surpreendendo. Em ver que tu sempre supera o mais. Mais que demais. Isso por que " eu te amo isos tudo e tu não sabe me amar isso tudo de volta ". Já pensou se soubesse ? Tá ótimo assim. Ótimo é pouco. É a melhor história que a minha história poderia presenciar.
.
Por que eu sonho com todos os meus textos sendo dublados pela Meredith ? A Grey ? Não. A Freire.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Grey's Anatomy

Desde o dia 22 eu tenho vivido demais a série. Acredite. Mesmo não a vendo. Nesse dia usaram do sarcasmo para se auto-depreciar. Eu fiquei sem entender. Na hora. Ao saber de alguma parte da história entendi. Haja sarcasmo. Haja força de vontade. Rir de si mesma no aperto é uma enorme força de vontade.
.
Dia 23 twittaram dizendo que sou personal McDreamy e McSteamy. Pelo que minhas amigas sempre comentaram a primeira parte era muito melhor que a segunda. Me deram as características. Eu nunca me achei nenhum dos dois. Mas vi que sou de fato um pouco dos dois. Um pouco ? Muito. A minha essência é essa. Só não tinha encontrado ninguém que a merecesse.
.
Dia 24 falaram que lembram de mim vendo a série. Não por loucura ou por ter-se algum paciente diabético no hospital de Seattle. Mas por que o primeiro personagem citado pode ser uma espécie de metade do meu espelho. Claro. Estava cada vez mais empolgado com a série. Não por ser série. Não por ser eu. Mas por ser a minha personalidade mostrada na TV.
.
E hoje... hoje. Dia 25. Após um dia fracassado ( por menor que seja o fracasso. É um fracasso. ) fiquei a tarde inteira irritado. Fui ver futebol. Não dá pra se mpolgar com Anderlecht e Panathinaikos jogando. Fui trocar de canal. O que passava na Sony ? Grey's Anatomy. Vi o episódio 8 da primeira temporada. Eu vendo Sony ? Vendo enlatado americano ? Não... não era eu. Concordo. Não era eu. Não podia ser. Eu estava na TV.
.
Eu já estava pra baixo. Ver o episódio e sobretudo suas frases me deixou tocado. Não bem. Mas surpreso. O suficiente pra ter uma vontade repetina de aqui postar de novo.
.
The important is not be happy forever. Is be happy now.
.
Sometimes the people surprise you. And sometimes you can surprise a person.
.
A minha lógica é diferente. Enquanto o meu agora for o meu pra sempre eu tenho a eternidade. Então... te pergunto. Toda noite... toda ligação... toda mensagem no celular te faz feliz agora ? Se a resposta for sim tenha a absoluta certeza de que te farei feliz pra sempre.
.
Novamente. Minhas palavras sempre tão amistosas românticas e sinceras... minha voz que já não consegue esconder o que eu quero... e o meu pressionar de teclas no celular rumo ao teu te surpreendem ? Você me surpreende. Não respondendo-as. Não dizendo que me ama. Mas por continuar firme do meu lado mesmo ausente.
.
Eu tô... surtando. Os dois minutos que fiquei com a mão no rosto refletindo minha vida desde Março indicam isso. A simples derrocada de hoje que eu muito queria idem. E eu penso que se ainda tenho um resquício de força ela vem da minha certeza que aconteça o que acontecer você é pra sempre.
.
Chamem de loucura. Chamem de paixão. Chamem de amor. Chamem de mudança. Chamem de virtude. Eu chamo de Limão.

Apenas mais um duro golpe

Queria levar assim o sofrido hoje. O dia parecia ser apenas mais um na escola. Aqueles que antecedem as provas e mais servem pra se divertir que pra prestar atenção na aula. Começaram a votar tudo que envolvia a formatura. A cor da camisa. Verde limão com letras rosas pink. Não gostei. Mas foi a opção da maioria. Chegarei na minha faculdade parecendo passista da Mangueira. Nada contra as cores. Mas a combinação não ficou boa. O que realmente serviu de alento foi o verde ser limão.
.
O que me serviu de consolo nesse dia aliás... foi ela. Pra variar um pouco. A mensagem despretensiosa que começou a conversa tirou o meu desânimo. Me deixo alegre. As duas mensagens posteriores me animaram. Ainda mais. Me deram vitalidade. E bem na aula de química. Matéria que ela tanto domina. Ê sina. Por mais que ela tenha ido dormir tarde sem a minha pessoa para fazer companhia ou tenha acordado igualmente tarde me fazendo inveja. Fazendo questão de mostrar isso enquanto o pobre peão ouvia algo qualquer de tonoscopia. Ela faz e fez tudo valer a pena.
.
Logo depois anunciaram que seriam votados os oradores da turma. Haviam 4 candidatos homens. Todos preparados. Confesso que nem tanto. A saída do Cyrino fez o nível decair. Bastante. Mas o que fez a minha moral decair foi ver que tenho a mesma articularidade de um semi disléxico. Isso no então primeiro turno. E o pior foi ver que eu tenho articularidade inferior ao mesmo no segundo. Perdendo a tal eleição. Ou escolha.
.
Nada contra o Renann. Pelo contrário. Fiquei muitíssimo feliz com a escola dele. Ele queria tanto quanto eu. Fez questão de demonstrar isso. Mas sim contra quem nele votou. Dá pra ver os farreadores da sala querem um texto com dicção confusa e complicada. Dificultando textos simples. Queriam ? Não sei. Pra eles é de fato tudo festa. Vão pra aula para não ganhar falta. E não sentem a falta de algo sério. E não sentiria a falta de muitos deles em algumas horas. Como essa.
.
O mesmo caso se aplica as meninas. Essa votação realmente poderia ter 4 vencedoras. Venceu a Romeiro. Que lê bem. Sabe interpretar o que a ela é pedido. Mas convenhamos... não tanto quanto a Francine. Essa foi mais acirrada no campo intelectual. Porém menos acirrada nos votos. Mas novamente os gracistas levaram a melhor.
.
Com todo o respeito. Obviamente. Nada tenho contra os oradores. Muitíssimo pelo contrário. Falo de novo para reiterar bem isso. Mas fica o desabafo. Achei injusto demais. Comigo. Com a Fran. Com o que verão a nossa formatura. E com os que consequentemente... rirão. Ao invés de bater as palmas da glória baterão as do show humorístico. Eu os aplaudirei com o mesmo clamor. É a minha sala. O meu orgulho. Mas nós mesmos escolhemos a diversão enquanto poderíamos entrar para a história.

sábado, 22 de agosto de 2009

Taí a surpresa.

Era 8 de Março
Era só um clique
Maior que o acaso
A resposta que fique
Criava-se um laço
A amizade que ligue
Com vontade de continuar
De voltar a se falar
.
Um dia depois
Entre tantas palavras
Guardadas a dois
Maneiras listadas
Um apelido se impôs
De maneira tão aguçada
Vou resistir vindo dela ?
Chamou-me então de gazela
.
Conversávamos naturalmente
Sobre qualquer assunto
E meio proibidamente
Tu alegrava meu mundo
Começava a me deixar crente
Que isso seria fundo
Muito mais que podia
Bem mais que deveria
.
Chegava meu aniversário
Todos desejavam parabéns
Todos aqueles otários
Que fingem me querer bem
Eu preso feito um canário
Rejeitando não vendo quem
Tu sequer sabia da data
Sem jeito falou animada
.
Aqui chega a lei da vida
O desejo só aumentava
De conversar a cada dia
Com a garota que me encantava
De felicidade me enchia
A cada momento que passava
Com o corpo que treme
Com timidez pedi seu MSN
.
Lá conheci melhor tuas teses
A europeia, a tão fria
Tua alcunha de Maionese
Tua vida que problemas cria
Sem pensar, e só te resta a prece
De aparacer-te quem te guia
E eu estava lá louco pra se-lo
Nunca escondia e fazia apelo
.
Noite após noite, após os estudos
Minha vontade era contigo falar
Naquelas conversas só ficava mudo
Vendo que inevitável era te amar
A garota cheia de conteúdo
Que só me fazia gargalhar
Tudo crescia, as conversas aumentavam
E da doença de amor suspeitavam
.
Era tão incrível essa menina
Só podia ser chamada de mulher
Não só a mim ela alucina
Um coração é pouco e sequer
Numa conversa me levava a ruína
Deveria me virar como puder
Aquela noite de sábado no meu pai
Tão horrenda que da minha mente sai
.
Eu nunca me conformei com aquilo
Não ia aguentar assim te perder
Entre um e outro vacilo
O teu namoro aguentei ver
Dia 3 de Maio foi o início
Da tormenta na qual ia viver
Por algum tempo sempre dolorido
Falar e não te ter é muito sofrido
.
Nesse tempo muito pouco mudou
Tanto quanto meu sentimento
O meu coração não parou
De te ter por dentro
Você de alguma forma ajudou
A você continuar sendo
O meu motivo de choro e riso
De meu PC o meu paraíso
.
Do nada você simplesmente some
Sem aviso me deixando com saudade
E essa é cruel, só me consome
Na calada, me deixando em alarde
A gritar por todo canto seu nome
Sem ao menos saber da verdade
Eu sentia que algo estava mudando
Ficaria melhor nós dois nos amando
.
Jamais esquecerei do dia 14 de Junho
Quando encantada tu reapareceu
Soltando a notícia em voz e punho
Que seu antigo laço desapareceu
Te animei contando meu dia em cunho
E depois dizer o que me socorreu
Que o meu mundo é simplesmente você
E nesses 42 dias perdi a razão de viver
.
Tudo mudou e tudo ficou tão bom
O restante daquele mês foi a calmaria
A certeza que tua imagem e teu som
Era de fato tudo que eu precisaria
E se as risadas e os momentos com
Você eram agora toda a minha alegria
Vou negar como tudo o que sinto ?
Não deu. As palavras ia repetindo
.
Te confesso que das férias tinha receio
Tu poderia e teria a liberdade que quiser
Te falei tudo o que pensava e creio
Que naquele momento te vi mais mulher
Num fato estranho tu me disse meio
Que nas férias não sairia nem se puder
Fiquei entristecido pois era só uma briga
Fato que infelizmente a tua vida cria
.
Por um grande acaso fui ao cinema
Lembra ? Ver o famigerado " A Proposta "
Por melhor que seja o filme e o lema
Tua mensagem me fez cair de costas
O melhor do dia, a sensação extrema
A vontade de te ver de ferida exposta
Louca pra me ver feito eu todo dia
E eu querendo te amar cheio de alegria
.
E não é que bem nas férias tudo melhora
A vontade de te ver e ter era imensa
Eu queria você sempre tanto e agora
Pra tu enteder que amor é minha crença
E essa crença tem tu como senhora
E nós dois como única sentença
Cada dia mais agradecia por essas férias
Mostrando que entre nós a relação é séria
.
Nas frias e escuras madrugadas do ABC
Tu me esquentava e me dava toda a luz
Minha vida cada vez mais era um clichê
De tudo aquilo que só o amor traduz
Tudo aquilo que só quem traz é você
E que só tua palavra reproduz
Palavra que me traz toda aquela paz
E me faz ver que sempre sou capaz
.
E em algumas dessas ocasiões especiais
A honra eu tinha de poder te ver
E antes que eu pudesse pedir mais
Veio a vontade de um short seu ser
As sensações daquele momento tão carnais
Só censuram um pouco o que iremos fazer
Mas saiba que de nada vale o que tu pensa
Sem o nosso sentimento que sempre compensa
.
E no fim do descanso quase que por acaso
Num dia no qual tu deixa teu quarto escuro
Vi que tua imaginação não tem prazo
E com meus dedos te deixei em apuros
Deixando teu jeito de boa moça em descaso
E te mostrando que o teu prazer eu procuro
Pois te proporcionar tais momentos me atrai
E nessas horas até teu corpo recai
.
Mas como tudo que é bom tem um recesso
Pois tudo isso nunca terá um fim
A escola pede uma mudança de processo
Pois os estudos são importantes sim
Mas por favor, a eles eu somente peço
Pra deixar-te em paz e pensar em mim
Pois desse lado tu é o motivo da saudade
Minha que me deixa na maior calamidade
.
Os teus medos mostrarei que em vão serão
Teus problemas ficarão só no teu passado
Meus cuidados bem farão ao teu coração
Que gritará e deixará de ser tão calado
Ele batendo a mais de mil e assim verão
Que o que mais quero é ve-lo tão amado
Apesar dos dias nos quais eu não mereço
Cada dia mais quero lhe dar meu apreço
.
Faça o que bem entender, minha pequena
Sabes que contigo estou e sempre estarei
Pelo fato de deixar-me com a alma serena
E não só por teu rosto pelo qual me apaixonei
Te dou meu apoio e a reação será amena
Caso desaprove e mesmo assim te falarei
Tudo o que pensar e note a sinceridade
Pois só quero minha paz e tua bondade

Tanta preocupação eu sei que é notada
Te peço perdão quando ela for excessiva
Mas... só quero ver bem a minha amada
Com bom humor e aparência mais que viva
Sonhando com a minha realidade criada
Querendo-te ver sempre e tão ativa
Falando só que me ama... mais e mais
Mostrando que amar tu ainda é capaz
.
Se pensar que algo está errado fale
Quando sentir algum medo me informe
Ligue, converse... apenas não se cale
Pois nenhuma relação é tão uniforme
E se tanto faço pra te ver feliz, rale
Comigo para que o medo se transforme
Na nossa eterna loucura de amor
Realizar todas elas eu vou
.
Não há palavra que te faça saber
O quanto é bom te adular sensível
É além de tudo forma de agradecer
Você, que deixa-me feliz tão visível
E a cada reação vem logo me dizer
Que nunca fizeram isso... incrível
Pois cada gesto teu dá-me boa vinda
Para uma longa eterna e vida linda
.
De tempos pra cá surgiram todas as ligações
Frequentes e mesmo assim nunca sem graça
Estremecendo meu coração até os rincões
Me enchendo de amor, que nunca passa
Cheia de mensagens de mil criações
Que me encanta e sempre me abraça
E cada abraço com palavras mais vale
Pois sei que ninguém quer que ela se cale
.
E no fim dessa epopeia tão graciosa e bonita
Que é a história maravilhosa de nós dois
Qualquer novela, filme ou folhetim imita
Mas nenhuma alcançará tanta beleza pois
Por ti ninguém é mais louco, e me permita
Falar que com isso quero te encantar e depois
Te ver sorrindo e após um longo suspiro dizer
Que eu te quero mais que tudo e eu amo você.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Uma zona

Por vezes tenho dificuldade em entender a maratona de jgoos simultâneos que ocorrem. De terça a quinta-feira ocorreram partidas por 7 campeonatos que costumo acompanhar. De perto. É muita coisa. Mas não reclamo. Aliás. Apenas agradeço. Quanto mais futebol melhor. Algumas coempetições falo depois. Outras falo agora.
.
Caso do campeonato Inglês. A segunda rodada foi iniciada na terça. O Wolverhampton venceu o Wigan fora de casa. 1x0. O time do antigo vocalista do Led Zeppelin se recuperou na Premier League. Tinha perdido a primeira. O milionário Chelsea também jogou fora de casa. Também venceu. 3x1 no Sunderland. Outro grande que venceu foi o Liverpool. Fez impiedosos 4x0 no Stoke City em Anfield. Os reds haviam perdido a primeira partida. Algo que aconteceu com o Manchester United. O atual tricampeão inglês perdeu fora de casa pro caçula Burnley. 1x. Mas não menos vergonhoso. E quem segue surpreendendo positivamente é o Tottenham. Os Spurs foram a Hull e massacraram os donos da casa por 5x1.
.
Na última fase preliminar da Champions League já aconteceram jogos interessantes. Caso de Sporting e Fiorentina. 2x2 no Alvalade. Excelente pros italianos. Quem também se deu bem fora de casa foi o Arsenal. Venceu por 2x0 uma incrivelmente fraca equipe do Celtic na Escócia. Mantendo a tradição da competição o Olympiacos e o Sttutgart venceram as pobres equipes do Sheriff e do Timisoara. Na Moldávia e na Romênia. Respectivamente. 2x0 ambos os jogos. O Lyon não tomou conhecimento do Anderlecht no Gerland. 5x1. Jogando na Grécia o Atlético de Madri praticamente assegurou a classificação pra fase de grupos ao enfrentar um forte time e uma apaixonada torcida do Panathinaikos. 3x2. Lamenta-se apenas confrontos tão fracos como Copenhague x APOEL Nicosia. Salzburg x Maccabi Haifa. Ventspilis x Zurique. Levski Sofia e Debrecen. Talvez seja antiquado demais. Mas adoro a tradição. E convenhamos. Tais times não a possuem.
.
Começou também a Liga Europa. Novo nome da Copa da UEFA. O Benfica jogou muito e venceu facilmente o Poltava por 4x0. Na casa dos encarnados. Contando apenas os times mais conhecidos... a Roma empatou com o Kosice. Gordos 3x3 na Eslováquia. O PSV Foi até Israel e venceu o Bnei Yehuda por 1x0. O Villarreal comprovou seu apelido de submarino e venceu o NAC na Holanda por 3x1. O último campeão da Copa da UEFA decepcionou por não conseguir vaga na Champions League. Mas começou bem a Liga Europa. O Shaktar Donetsk fez 3x0 no Sivasspor. Fora de casa. Decepcionaram Aston Villa e Hertha Berlim. Os ingleses perderam para o Rapid em Viena por 1x0. E os alemães foram à Dinamarca e também perderam. 2x1 ante o Brondby. Mas dois confrontos chamaram a atenção. De times vindos de escolas famosas. O Hamburgo não tomou conhecimento do Guingamp. Foi à França e fez 5x1. Recuperando a alma franca o Toulouse fez 3x1 no Trabzonspor. Na Turquia.
.
Pela Copa Sul-Americana já tem time classificado. Mesmo perdendo para o La Paz na Bolívia por 2x1 o Cerro Porteño passou. E enfrentará Atlético Mineiro ou Goiás nas oitavas-de-final. Situação parecida com a do Deportivo Cali. Venceu a Universidad de Chile na Colômbia. 1x0. E está classificado. A parada é dura. Enfrentrá o atual campeão da competição. O Inter de Porto Alegre. Em dois confrontos argentinos os gigantes se deram mal. No Monumental de Nuñez o River Plante perdeu para o Lanús. 2x1. E no melhor confronto dessa fase preliminar o Vélez mostrou por que é o atual campeão argentino. Foi a Bombonera e arrancou um suado 1x1 ante o Boca Juniors. Mostrando que é só ter times com certo nome que tudo fica com graça.
.
Paralelo a isso tivemos rodada do Brasileirão. Rodada essa que favoreceu inteiramente o São Paulo. Fizemos a nossa parte. 1x0 no Fluminense. Contra todos os traumas que o time do RJ traz e no sufoco contra no segundo tempo. Aí começam os maus resultados dos rivais. O Palmeiras foi a Curitiba e perdeu no fim do jogo pro Coxa. 1x0. Num pênalti discutível de Marcão. O Inter confirmou que é freguês corinthiano. Dentro do Beira-Rio o colorado deixou os paulistas vencerem com um gol nos últimos intantes. 2x1. O Goiás perdeu nos Aflitos para um Náutico que ameaça embalar. 2x0. Com direito a gol contra de Leandro Euzébio e a expulsão do mesmo jogador. O Atlético Mineiro foi o único que jogou em casa. O único a pontuar. Empatou por 2x2 contra o impressionante Avaí. Mas após ter saído ganhando por 2x0 ficou a impressão de que o resultado foi ruim.
.
Enquanto isso segue o calvário de alguns times. O Sport deixou um ponto escapar no fim ante o Barueri. 2x1 em São Paulo. O Botafogo entrou na zona de rebaixamento. O Santo André saiu. Na mesma partida. 2x1 no Engenhão. O Vitória conteve o ímpeto do Atlético Paranaense de Antônio Lopes. 2x1 no Barradão. E em partidas de times coadjuvantes... pouca emoção. O Santos venceu o sempre eprdedor longe de seus domínios Grêmio. 1x0. O Cruzeiro foi mais valente. Saiu perdendo. Mas fora de casa virou o jogo. E o Flamengo perdeu por 2x1.
.
Haja jogos. Muitos gols. Sem maiores surpresas. Mas o futebol não perde a graça. Nunca.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A chuva que traz o mar de tranquilidade

Tinha até esquecido desse ponto chave da minha rotina. A terça-feira. Dia que aprendi a gostar. Dia onde passo a tarde sozinho. Sem ninguém pra vir me lembrar de tudo o que eu não preciso lembrar. Onde eu façoe meu almoço. Onde vejo o Bate-Bola sem distração alguma. Onde faço meus exercícios sem me esconder de ninguém. Até por que não tem ninguém pra me ver.
.
Até fazer a coleção é algo prazeroso. Quem diria. Sem berros da irmã ou sem ruídos da TV da sala. Entro no meu quarto. Aqui fico. E ouço a chuva cair ao chão. Bater na janela. Se decido dormir... quem vai reclamar ? Ninguém. Sou só eu. Tiro o cochilo de meia-hora. Acordo. Preparo meu leite. Vejo Senhora do Destino. Sem um piu alheio. Na tranquilidade que caracteriza esse que vos fala.
.
Lição feita. Pode-se optar por escrever um texto ou ver jogos da Champions League. Prefiro primeiro contar-lhes de todo o bem que ficar sozinho me traz. O jogo vem depois. E enquanto escrevo vejo um twitter dizendo tudo que a mente liberta de complicações pensa. Cada dia melhor. Meu twitter ? Não. Mas de quem me conhece bem. Sabe bem quem sou. Se parece comigo. E faz cada dia melhor. Traz a tranquilidade desse dia que queria todo dia. Por algumas horas. A noite.
.
Minha avó chegou. Já exclamando do por que de não ter atendido a ligação enquanto dormia. Tranquilidade agora só a noite. E se é pra ter companhia que seja a da menina que recebeu minha mensagem hoje. Informando que sozinho estaria.
.
Navegar o mar da tranquilidade. Dinamitar um paiol de bobagens. Fazendo a revolução. Tocando o seu coração.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Agilidade

Não importa sob qual forma. Ela é sempre importante. No atletismo então nem se fala. O astro das pistas Usain Bolt ganhou nesse fim de semana status de lenda em Berlim. No mesmo palco que viu Jesse Owens acabar com qualquer teoria nazista o negro jamaicano protagonizou dois fatos marcantes. O primeiro no sábado. Com a imensa facilidade da prova ele olhou pro seu comepetidor ao lado. Ambos sorriram. E no domingo ele virou heroi. Fez 100 metros em 9,58 segundos. Algo inimaginável. Quebrou o antigo recorde mundial. Dele próprio. E mostrou que não há homem mais ágil que ele.
.
Muitas equipes tentam. E se falta agilidade para definir uma partida nos 89 primeiros minutos elas se desdobram e conseguem no último instante. Assim foram 3 partidas da 19ª rodada do Brasileirão. A decisiva última rodada do returno. Assim foi com o Avaí. Na agilidade do veterano Marquinhos. No último lance da partida. Fez o gol salvador do ágil e surpreendente Avaí. 2x1. Ante o Náutico. Assim foi com o Goiás. OA vice-líder fez dois. Deixou o Vitória empatar. Mas Júlio César cabeceou no derradeiro lance da partida. 3x2. E assim foi com o São Paulo. Washington abriu o placar. Miranda e Renato Silva foram expulsos. Fabiano empatou. Wilsom também foi expulso pelo lado do Sport. Mas na agilidade de Júnior César o São Paulo arrancou no 92º minuto de partida. Ele com suas chuteiras amarelas partiu. Amarelo tal qual a roupa do jamaicano. Cruzou. E eis que o cruzamento do já apelidado de Jusain Bolt encontrou a cabeça de Hugo. Segue a reação do São Paulo. 2x1. Em plena Ilha do Retiro.
.
Outros sofrem de falta de agilidade. Veja o Palmeiras. O atual líder decadente apenas empatou com o Botafogo. Do estreante Estevam Soares. Em casa. 1x1. O Atlético Mineiro parece que perdeu um pouco de fôlego. Sem mais de meio time o Galo sucumbiu ante o Corinthians. 2x0. Cruzeiro e Santos mosraram que agilidade e competência não são os seus pontos fortes. 0x0. No Mineirão. Ou o Flamengo. O tricampeão carioca é pura inconstância. Foi goleado. 4x1. No Monumental. Pelo Grêmio.
.
Pior que ser goleado é ser surpreendido em casa. Pobre Fluminense. Marcelinho Paraíba foi por alguns instantes o rei do Maracanã. Comandou o 3x1 do Coritiba no Fluzão. O ascendente Inter fez parecido. Ganhou de 2x0 do Santo André. Fora de casa. E ainda pode ser o campeão do primeiro turno. Mas aglidade poderia ser o nome de Antônio Lopes. O Furacão conheceu a quarta vitória seguida sob a tutela do delegado. Fáceis 3x0 no Barueri. No Paraná.
.
Na Série B segue a arrancada do gigante e do organizado. O gigante Vasco da Gama venceu de virada a forte Portuguesa de Desportos. 3x1. No Canindé. O Atlético Goianiense fez sua parte. Ganhou de 2x1 do Juventude no Serra Dourada e afundou o time serrano na zona da degola. 2x1. Perto dela aparece outro gigante. O Bahia. Que num polêmico jogo perdeu pro Guarani. Em Campinas. 2x1.
.
Em quarto lugar vem o Ceará. Num equilibrado duelo empatou com a Ponte. 1x1 no Castelão. 4 times o perseguem para entrar no G4. Além da Lusa. Um deles é o Figueirense. O valente time do Sul foi ao Rio de Janeiro e ganhou do Duque de Caxias. 3x2. Outro é o São Caetano. Dono da reação mais ágil e impressionante da série B o azulão jogou apenas o necessário pra vencer o Fortaleza. 2x0. Em seus domínios. Completa a lista a mesma Ponte Preta.
.
Dois interessantes duelos aconteceram. O Brasiliense venceu o Bragantino. 2x0. Na Boca do Jacaré. Ambos figuram na tabela com 26 pontos. Aconteceu também o confronto dos lanternas. No Frasqueirão. E no jogo do " tá ruim tá pior " o Campinense surpreendeu e bateu o ABC por 2x1. Os inconstantes Ipatinga e América empataram em 2x2 no Vale do Aço. E o Paraná Clube tenta se recuperar. Venceu em Curitiba o Vila Nova. 3x0.
.
A agilidade da série C impressiona. E se falarmos de agilidade lembrar-mos-emos do Coelho. Ele está de volta a segunda divisão. O América de Minas fez 3x1 no Brasil de Pelotas e se classificou pras semifinais do torneio. O ágil crescimento do Guaratinguetá também impressiona. O time administrou a vantagem obtida em casa e empatou com o Caxias. 1x1. Aparecerá pela primeira vez na série B. Tal como os outros dois. O ASA que segurou o Rio Branco no Acre. 2x2. E o surpreendente Icasa. Que passou sem tomar conhecimento do enorme Paysandu em Juazeiro do Norte. 6x2. Fica a tristeza de não ver o Papão na série B. Mas fica a alegria de ver mais um paulista jogando até o fim do ano e ver a tradição alviverde mineira jogando até o fim do ano. De novo.
.
A série D teve sua segunda fase iniciada. Sergipe e Alecrim venceram Ferroviário e Central de Caruaru respectivamente. 2x0. O Paulista empatou sem gols com o Macaé em casa e teve sua situação complicada. Não mais que o Corinthians Paranaense. Perdeu em casa pra Chapecoense. Sonoros 3x0. E praticamente disse adeus a competição. O Tubarão paranaense fez 3x1 no São José de Porto Alegre. Em Londrina. O surpreendente Brasília abriu 3x2 no Uberaba na capital federal. O 1x1 se aplica as partidas entre o Cristal do Amapá e Nacional e também para Gênus e São Raimundo do Pará.
.
Começaram as competições europeias de futebol. A Espanha por enquanto faz festa para seus campeões nacionais. No San Mamés o Athletic Bilbao tomou a virada do campeão de tudo Barcelona. 2x1. Os catalães venceram a SuperCopa do país. No alemão apenas dois times tem 100% de aproveitamento. Um é o atual campeão Wolfsburg. Venceu o Colônia fora de casa. 3x1. O outro é o Schalke 04. Ganhou o duelo regional ante o Bochum. 3x0 em Gelsenkirchen.
.
Na terra de Napoleão são 3 os imbatíveis. Um é o dono da maior torcida da França. O Olympique fez magros 1x0 no Lille. Em Marseille. O atual campeão Bordeaux suou para vencer fora de casa o Sochaux. 3x2. A surpresa é o Nancy. Aplicou estrondosos 4x0 no Monaco. Em casa. Fica a impressão de que o antigo papa-títulos novamente não brigará pelo título até o fim. O Lyon precisou de muita disposição pra bater o Valenciennes no Gerland. Só 1x0.
.
Começou também a maior competição nacional do mundo. Já com surpresas. O Tottenham fez 2x1 no Liverpool em Londres. O sempre jovem Arsenal fez nada mais que 6x1 no Everton. Em pleno Goodison Park. Manchester United e Chelsea suaram muito pra bater Birmingham e Hull em seus domínios. 1x0 e 2x1. Respectivamente. Destaque para o gol de Drogba pros azuis de Londres no último minuto. Quem convenceu foi o Manchester City. Jogando bem e com um timaço passaram fácil pelo Blackburn em Ewood Park. 2x0. Adebayor, Robinho e Tevez darão trabalho. Com a companhia de Ireland e Hart esse time pode sim dar samba.
.
O português também começou. De 8 partidas 7 terminaram empatadas. O único que venceu foi o Braga. Fez magros 1x0 na Acadêmica de Coimbra. Sporting e Porto empataram fora de casa. 1x1 com o Nacional da Madeira e com o Paços Ferreira respectivamente. Novamente a decepção foi o Benfica. Não conseguiu passar pelo Marítimo. 1x1. Em plena Catedral.
.
Haja agilidade pra escrever sobre tudo que é campeonato no planeta. Sou quase um Usain Bolt da informação. Ou melhor. Um Júnior Césr Bolt. Jusain Bolt. Will Bolt.

Saldo final das férias

Lembro-me das palavras da diretora da escola. Nessas férias façam duas coisas. Leiam e se divirtam. Se formos levar apenas pelo princípio do período tudo isso tinha tudo pra ser perfeito. Logo nos primeiros dias das férias terminei de ler " O Príncipe " e fui ver " A Proposta " com os meus amigos. O primeiro me deu uma visão panorâmica de tudo o que envolve poder e a política no cotidiano. O segundo me fez ver que não era só um simples gostar o que o meu corpo indicava. Era muito mais que isso.
.
Não só o filme. A mensagem. Não por acaso ela foi guardada no meu arquivo. O príncipe já estava a caminho querida. E ele chegou. Tu fez a correria pra deixar meus amigos em casa valer a pena. Os fiz sair do carro o mais depressa possível pra cair no teu abraço o quanto antes. E essa seria a tônica das minhas férias. Não. Não os filmes. Não só os livros. E sim você.
.
Pra não dizer que não fiz outra coisa. Comecei e terminei " O Bom Crioulo ". Ótimo livro. Com um desfecho pífio. Merecia um final muito melhor. E comecei Sermão da Sexagésima. Livro tenebroso. Linguagem rebuscada. Enredo ruim. Tipicamente barroco. Movimento com o qual não gosto de ver mutia coisa. Sobretudo na área religiosa.
.
Joguei muita bola. Mais que tudo. Atrás da quadra fiz 3 novas amigas. Uma mais calada. Outra completamente louca. E uma terceira que adora conversar. As 3 igualmente importantes. Voltei a minha segunda casa. Vi o maravilhoso jogo entre São Caetano e Brasiliense. Vi a Lusa cair. O São Paulo se recuperar. O Rosário sair do calvário. O Benfica se reforçar.
.
Para minha tristeza saí da escola de música. Aquele lugar tão mágico e encantador que me fazia tão bem. Não teria mais tempo para tudo aquilo. Troquei os acordes pelos estudos. Mas o meu sagrado violão de nome Hendrix toco todo dia. Fiz dois vídeos. Uma ainda homenageando o rei do pop em meio a comoção mundial no qual a sua morte se deflagrou. O segundo foi dos Beatles. Yesterday. O que havia prometido a muito tempo para um certo alguém.
.
Já voltei em ti. De novo. Todas as minhas grandes histórias nessas férias de inverno foram contigo. O dia do shortinho. O do teu quarto escuro. As nossas brigas. Essa angústia de saber se tu tá bem. Seja nessa sexta-feira que tu saiu com o povo do colégio eu nos demais dias no qual tu não entrava ou saía.
.
Cada jura de amor... cada sensação... fizeram esse mês de férias ser espetacular. Esse mês de férias e esse meio de prorrogação que a gripe suína nos trouxe. Gripe que vitimou o pai de uma amiga minha. E que fez venderem máscaras em meio ao show de aniversário da cidade. Excelente show. Diga-se. Que deixou meu ego lá no alto. Que fez meu amigo beijar a menina de má fama na escola. Que fez outro reencontrar uma amiga do primário e chapar ao ir na casa dela. Que me fez rir.
.
Raras dessas risadas que não foram contigo no entanto. Enquanto meus amigos tudo faziam e pra nada me chamavam eu não me achei um solitário. Pelo contrário. Tive a ciência de que solitário não estarei nunca mais. Entre risos e folgas fica a certeza de que essas férias tem nome. O teu nome. Uma marca registrada. O nosso carimbo. E que sempre será lembrada. Como u bem disse. Nossas primeiras férias " juntos ". De toda uma vida escolar e/ou profissional. Afinal de contas... lembrar é fácil para que tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração. E parar de sonhar é impossível para quem tem você.
.
E segunda vai ser a mesma coisa. Com novidades certamente ruins. Esteja preparada por que teu telefone tocará bastante entre Agosto e Setembro. Eu terei que me preparar ainda mais para tudo que vem pela frente. Que essa magia me dê forças. Que o São Paulo me inspire. Que meus amigos se lembrem de mim. Que os próximos livros sejam melhores. E que tu seja sempre assim.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mal comparando

Tal expressão é corriqueira no cotidiano de muitos. Não costumo a usar. Talvez nunca a tenha utilizado. Numa das primeiras vezes que a cito a levo ao pé da letra. Infelizmente.
.
Você me comparou, mano. Eu odeio que me comparem. Cê não tem o direito de falar nada, ok
.
Eu concordo perfeitamente. Direito não tenho nenhum. É mais que isso. É meu dever. Falar tanto de uma menina que só me trouxe maus agouros e compara-la contigo é uma desfeita sem tamanho. Ainda mais contigo. Menina que só tenho a comparar com tudo que de melhor já conheci. Ou ainda não conheci. Porque só vou conhecer quando te encontrar.
.
É complicado pra mim tem conversas como a desse dia 12. Dia que eu queria te contar dois fatos e acabei não conseguindo. O primeiro é o lógico. Vou me inscrever na UFMG agora mesmo. Ela que foi tão recorrente em nossas conversas atuais. E ela que só vai carimbar o meu passaporte. Pra perto de ti. Tu duvida. Eu acredito. E nessa luta toda o meu lado vai te mostrar que eu tenho alguma razão. Tendo alguma chance eu faço ela ser plena.
.
O segundo porém é melhor. Te contei que vi o primeiro tempo do jogo com a Ellen. Te contei que o jogo foi ruim. Não te contei que deitado estava quando sabe-se lá por que me deu uma louca vontade de falar contigo. Eu ia pegar o celular. Ia te mandar uma mensagem. Mas comecei a me imaginar contigo naquele sofá. Tu do meu lado vendo aquele espetáculo desprezível da seleção. E nós começávamos a nos beijar. Carinhosamente. Quando tu pega a gola do meu pijama e se coloca sob meu corpo. E lá continuamos. Claro. Não dá pra contar tudo por aqui. Mas dá pra se ter alguma ideia. Foi absurdamente bom. Nesse instante a Ellen entra na sala. Me abraçando. Foi talvez o sonho acordado realizado mais rapidamente comigo. Pena que com a pessoa errada.
.
Nesse momento tu deve estar tomando seu banho. Se preparando pra ir ver o jogo. E não custa dizer novamente a aflição com a qual eu falei pra tu se comportar. Tu conhece bem tudo que já aconteceu comigo. E um receio sempre é sentido por aqui. Ainda mais agora vendo teu tumblr. Não caia. E se cair... eu te seguro.
.
Sabe o meu pai ? O que tu acha legal ? Ele me ensinou o pouco que sei sobre mulheres. Primeiro a faça rir. Vá trocando de assunto. Até ela dar alguma deixa pra tu falar algo bonito. Pouco. Mas nada se elvarmos em conta você. É... totalmente diferente. É jogo aberto. É confiança. É paz. É tudo muito bom. É ( tudo muito ) amor. O que ele ensinou perto de ti não vale nada. Eu me adequei ao teu jeito. E dia após dia só quero te deixar olhando pros lados com a impressão que falei algo certo.
.
Hoje errei. E a sensação de erro meu só vai ser aumentada até conseguir falar contigo amanhã. Haja visto que nosso contato por hoje terminou. Sem mensagem. Sem ao menos te tentar abrir um último sorriso. De alegria. De aprovação. É doído. E não é a vida. A minha vida apesar dos pesares eu sei deixar feliz. Só me sinto sufocado quando sei que tu não gostou de algo que lhe falei. Bem eu. Que tão bem te quero.
.
Encare o texto como quiser. Como um pedido de desculpas. Como um desabafo. Como preocupação exacerbada. Como puramento zelo. Como algum arrependimento. Como pensamentos soltos traduzidos em palavras pra você entender o que eu também não entendo. No fundo é tudo isso junto. À última potência. Com a intensidade que só eu sei o quão grande é e tenho aqui dentro de mim.
.
E cada dia mais esse blog vem falando de ti. Já foi a música ontem. O texto hoje. E tem a surpresa que te devo.
.
Não é isso. Mas foi isso que me cabe responder. Da resposta. E me perdoa qualquer coisa.

Amplitude de pontuação

Não estranhe o exótico título. A ideia é simples. Os de cima começam a perder pontos bobos e os de baixo começam a reagir. Vide os dois G4. O de cima somou nessa terça 5 pontos. O de baixo 6 ao todo. Estranhíssimo. Vide os líderes. O Atlético Goianiense tinha tudo pra disparar novamente na ponta. Ia ganhando de 2x0 do Ipatinga. No Serra Dourada. Em 20 minutos o Tigre fez dois. Empatou. Com o incansável Marcelo Ramos. 2x2 no fim. A liderança podia cair no colo do gigante Vasco da Gama. O trôpego time cruzmaltino só empatou com o América. Em Natal. 2x2. Também.
.
Os outros dois times do G4 se enfrentaram. Guarani e Ceará fizeram em Campinas o jogo mais vistoso da rodada. O Bugre não venci a 6 jogos. O Vôzão não perdia a 13. Mas os alviverdes passaram pelos cearenses no Brinco de Ouro. 2x1. Com direito a sufoco nordestino nos campeineiros no fim da partida. A Lusa podia voltar ao G4. Mas perdeu para o Duque de Caxias. 2x1. No Giulitte Coutinho. Com direito a gol do eterno Edivaldo.
.
No G4 de baixo os dois piores da competição vem conseguindo arrancar pontos. O Campinense fez 2x2 contra o Paraná Clube no Amigão. O ABC fez mais. Arrancou um bom empate contra o Brasiliense. 1x1. No Distrito Federal. Fortaleza e Vila Nova empataram no Castelão. O Fortaleza permaneceu na degola. O Vila começa a se recuperar. 2x2. Quem fez feio foi o Juventude. Perdeu em casa pro São Caetano. De virada. 2x1. No último minuto. Haja sofrimento com o azulão. Que já é o nono.
.
Beirando o G4 de cima tem-se 4 equipes. Com 3 ou menos pontos de diferença pros 4 primeiros. Além da Lusa. Bragantino e Figueirense duelaram. Em Bragança. E deu Leão. 1x0. E a Ponte Preta segurou o Bahia. Em Pituaçu. 2x2.
.
Nota-se também a boa média de gols. 3,2 por jogo. Sem nenhum 0x0. E com muitos 2x2. Fica apenas gravado a modorrenta partida da seleção. 1x0 pro Brasil ante a tenebrosa Estônia. Num amistoso onde o primeiro tempo foi frio demais e o segundo foi quente demais. Além de ser feio.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

She Is

Do not get me wrong I cannot wait for you to come home
For now you're not here and I'm not there, it's like we're on our own
To figure it out, consider how to find a place to stand
Instead of walking away and instead of nowhere to land

This is going to break me clean in two
This is going to bring me close to you

She is everything I need that I never knew I wanted
She is everything I want that I never knew I needed

It's all up in the air and we stand still to see what comes back down
I don't know where it is, I don't know when, but I want you around
When it comes into place with you and I, we go from if to when
Your side and mine are both behind it's indication

This is going bring me clarity
This is going take the heart right out of me

She is everything I need that I never knew I wanted
She is everything I want that I never knew I needed

This is going to bring me to my knees
I just wanna hold you close to me

She is everything I need that I never knew I wanted
She is everything I want that I never knew I needed

.

...

.

E tu é tudo isso. :)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Presentes

Em pleno fim de semana dos pais alguns times deram presentes diferentes não só para seus pais. Mas sim também para seus torcedores. O Furacão por exemplo. Em nome de Patrick deu tudo o que os pais queriam. A vitória. Fora de casa. Ainda. 1x0 sobre o Botafogo. No Engenhão. Resultado que pôs fim aos 13 meses de trabalho de Ney Franco no time da estrela solitária. O Avaí fez parecido. Mas o presente foi mais emocionante. Deixou o Santos abrir 2x0 e foi buscar o empate. 2x2. No fim tirou um sorriso de seus torcedores.
.
Alguns times davam a pinta de que o dia dos pais passaria em branco. Mas se recuperaram. Caso do Náutico. O Timbu massacrou o Santo André. Com direito a Marcelinho Carioca perdendo pênalti. 2x1 pro Timbu. Ou do São Paulo. O tricolor continua em sua arrancada impressionante e fez 3x1 no Goiás. Dando show. Fazendo sorrir os pais da arquibancada. Arquibancadas que no Maracanã estavam lotadas. E mais que pais fizeram a alegria do Imperador. Adriano fez o gol solitário da partida. 1x0. Mas poderia fazer no mínimo mais dois.
.
Os poucos pais do Barueri levaram a melhor sobre os muitos gremistas. 1x0 numa atuação de gala da Abelha. Gol de Fernandinho. Talvez a revelação do campeonato. Já os progenitores coxa branca choraram em casa. Uma humilhante derrota de 3x1 ante o Cruzeiro. Derrota que fez o pai Renê Simões perder seu cargo de comandanta do Coritiba. E o empate de 2x2 entre Vitória e Fluminense quase fez o pai Carpeggiani perder a cabeça. Fez críticas ao elenco. E já balança no Leão da Barra.
.
Há de se lamentar apenas a incompetência da CBF de organizar um campeonato no qual todos joguem no mesmo período. Internacional e Sport jogam numa segunda-feira. E os pais palmeirenses e atleticanos só verão seus clubes a quarta-feira.
.
Pela série B vê-se um princípio de reviravolta. Os times de baixo começam a crescer. E os de cima tem que lutar para não caírem. Mas não andam conseguindo. A Lusa perdeu pro Juventude. Em casa. 1x0. E demitiu Paulo Bonamigo. O Paraná fez miséria na Vila Capanema. Desceu sonoros 4x1 no mediano Bragantino. O São Caetano ocupava a zona de rebaixamento. O Brasiliense chegou a estar no G4. Mas no emocionante confronto entre ambos o azulão fez 2x1 no jacaré. Mais informações no texto anterior.
.
O antigo líder Guarani entrou na quinta partida sem vitória. Perdeu pro Ipatinga. 1x0. Com um belo gol do incansável Marcelo Ramos. Aliás. A fase dos campeineiros não é boa. A sempre forte Ponte Preta apenas empatou no Moisés Lucarelli. Com o decadente Fortaleza. 1x1. E causou a ira de sua fanática e por vezes violenta torcida. O América de Natal superou o ascendente Figueirense. Em Floripa. 1x0.
.
O atual líder Atlético Goianiense permitiu a subida de um de seus perseguidores. O Ceará. O Vôzão fez 1x0 no Castelão e subiu pra terceira colocação. O Vila Nova saiu da zona da degola com uma magra vitória sobre o iôiô Bahia. 1x0. Quem continua na mesma são os dois lanternas. O Campinense tomou 3x0 do Vasco. Em São Januário. Normal. Surpreendente e não menos decepcionante foi o jogo do ABC. Perdeu em casa pro fraco Duque de Caxias. 2x1. E segue na vice-lanterna.
.
Na série C começaram os mata-matas. E os times que jogaram fora de casa conseguiram 3 ótimos empates. O Icasa foi ao caldeirão da Curuzu enfrentar o Paysandu. E arrancou um belo 1x1. Mesmo resultado do empate entre Rio Branco e ASA em Alagoas. O América segurou o Brasil em Pelotas. 0x0. O único que venceu em casa foi o Guaratinguetá. 2x0. E vai com uma boa vantagem pra o jogo ante o Caxias no Sul.

sábado, 8 de agosto de 2009

As emoções dum pequeno. A grandeza dum gigante.

Fazia tempo que não ia ver o São Caetano jogar. Uma semana. Sabe-se lá por que a vontade era grande de ve-lo novamente. Antes das férias terminarem. Se possível. Ontem após a quadra fechar falei com o Samuka. Ele topou. Minha levaria e buscaria. Perfeito. Foi o tempo de tomar banho e tirar da sempre querida primeira gaveta o manto do azulão do ABC. Do maior do ABC. Do vencedor daquela noite.
.
Fomos. Ultrapassamos aquelas ruas circulares do Olímpico. Chegamos na Visconde. Ultrapassar a Kennedy pelo ABREV indo pro estádio é um exercício de cidadania sulsancaetanense. Todos deveriam fazer com regularidade. Na frente do Recanto da Bengala Azul descemos. Fomos comprar o ingresso no lugar de sempre. Nos indicaram que havia mudado. Teríamos que ir as bilheterias do Lauro Gomes. Dois integrantes da Comando nos venderam. Pela metade do preço.
.
Samuka encontrou dois amigos seus. Não haviam comprado ingresso. Um ainda havia esquecido a carteirinha em casa. Teria que pagar 10 reais. Pagou. O ingresso deles tinha uma capa diferente da nossa. Assustamos. E se o ingresso fosse falso ? Pagaríamos de novo. Com a meia entrada. No fim deu tudo certo. Após a revista policial adentramos rumo a arquibancada. A curva. A sempre presente e potente curva. Mas... haviam fechado o lugar.
.
Até a Comando Azul foi retirada. Veio para a primeira parte. Na frente da grade que separa a arquibancada do gol do Olímpico. Oposto ao da Visconde. Nós 4 sentamos um pouco acima. Praticamente na grade. E nos surpreendíamos com a disposição dos organizados. Os instrumentos eram massacrados. A barulheira era nítida. A alegria idem. Tudo funcionava perfeitamente. As faixas na vertical. Em azul e vermelho. A bandeira italiana ao meio. Os trapos á frente.
.
A companhia dos três era muito agradável. Relembramos muitos jogos no estádio. Histórias desse lugar que faz parte da minha adolescência. E nos surpreendíamos. Havia mais de mil pessoas no Anacletto. Fato raro. Muito. Havia vontade de ver o time vencer. Também raro. Mas num cruzamento da esquerda Gustavo converteu. Um a zero. Gustavo. Começou no São Caetano. O querido " Papa " como a torcida o chamava. Era agora do Brasiliense. Fazia gol no azulão. E beijou a câmera que por muitas vezes nos filmou.
.
Veio o intervalo. Fomos comer. Samuka encontrou outro amigo. Que estava com mais alguns. E voltamos para o segundo tempo com eles. Na frente da grade. Junto da Comando. Ao lado da faixa. Logo pediram para irmos ajudar no canto. Lá fomos. Por entre as faixas. Pouco sabíamos. Mas cantávamos. Aplaudíamos. Agitávamos as mãos. A cada errado os dois de minha frente me olhavam e riam. Gostavam do meu entusiasmo. Minha falta de coordenação com os organizados passava despercebida.
.
E o show ia sendo feito. O time dentro de campo correspondia. Dava raça. Só dava São Caetano. Mas o placar era candango. Abaixávamos. Levantávamos. De tanto gritar São Caetano o time respondeu. Após uma falta desleal do zagueiro Cris. Que foi expulso. Vandinho cobrou. A bola passou por todo mundo. E entrou. A vitória voltava a ser a meta. A torcida ganhou fôlego redobrado. A minha voz quase gasta se preparava prum estouro de emoção. Viria ?
.
Viria. Antes porém o lateral direito do azulão Artur foi expulso. Numa cotovelada horrível em Gustavo. O mesmo do gol. Caiu desacordado no chão. Vibramos. Torcedor que é torcedor quer ver seu adversário ao solo. Sem fair play. A música dava a deixa. Hoje eu vou pro Anacleto para começar a festa. Pulávamos. Acreditávamos seriamente numa virada. Que seria emocionante. Após algumas chances perdidas veio dos lances mais bonitos que minha retina já viu no maior estádio do ABC.
.
Roger deu um carrinho fenomenal na direita. Rolou pra Careca. Inverteu o lance pra esquerda. Xuxa ( Porra. Essa alcunha me persegue. ) recebeu. Domingou. Cruzou. Na cabeça de Wendell. E foi de lá pra rede. A arquibancada soltou um urro de felicidade que a muito não se via. Vi copos de cerveja sendo jogados ao chão. Seus donos comemoravam demais. Abraçava os organizados. Os dois que riam ao me ver errar. O Samuka. Seus amigos. Tirei a camisa. Fiquei absurdamente louco. Feliz. Mas as melhores imagens vieram do gramado.
.
Enquanto tudo isso acontecia o técnico do azulão tirou o sobretudo que usava. E esse era Antônio Carlos. Experiente zagueiro. Campeão do mundo pelo São Paulo. Parecia uma criança em campo. A torcida foi ao muro que separa a bancada do gramado. O time então veio correr pra nós. De braços abertos. Todos com um imenso sorriso na face venerando aquele magico momento que vivíamos. Alguns jogaram a camisa. Outros subiram ao muro. Fiquei de longe vendo. Era indecritível. A confusão total que aquele estádio jamais vira.
.
Um grito ecoava pelo estádio. Quando o técnico eprdia o controle. Quando os jogadores perdiam as estribeiras. O azulão voltou. Todos saíram cantarolando a simples canção que me teve como idealizador e rapidamente ganhou adeptos. O São Caetano está de volta. Se a série A tem um time do ABC tão pequeno ela podee e vai receber o pequeno gigante da região. O azulão do ABC. O azulão do Brasil.
.
Tudo valia a pena. E só confirmei isso no rápido diálogo com a minha mãe me esperando no carro:
Como foi o jogo meninos ?
Inacredtável. Lindo. Dois a um pro São Caetano de virada no último minuto. E minha voz se acabou. Assim como meu fôlego. Mas nada fará acabar toda aquela alegria.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sustos

A 17ª rodada do Brasileirão pregou algumas surpresas em quem a acompanhou. Algumas indiferentes para muitos. Caso do jogo entre Cruzeiro e Atlético Paranaense. O jogo foi fraco. E o resultado foi inacreditável. 2x0. Pro Furacão. Com direito a expulsão de Kléber. Entre Avaí e Santo André o surpreendente não foi o resultado. Foi o placar. 1x0. Só. Pro Avaí. O time obteve a sexta vitória em sete jogos em sua fase incrível. Mas o magro placar esconde o passeio dos catarinenses na Ressacada.
.
Quando o jogo entre São Paulo e Botafogo começou alguns se assustaram. Gol. Do Botafogo. Lúcio Flávio desencantava. Mas tudo voltou ao normal. O São Paulo virou. Fez 3x1. E o grito de " O campeão voltou " ecoou novamente no Morumbi. Quem via a arquibancada na partida entre Coritiba e Santos ficava surpreso. Todos de máscara. Dado o medo da gripe A. O jogo foi fraco. 1x0. Pro Santos. No duelo de dois times decadentes o Náutico venceu o Corinthians. O Timbu voltou a vencer depois de 13 partidas. E o Corinthians segue caindo. 1x0 pros pernambucanos.
.
No centro do país uma série de surpresas. Num jogo movimentado o Goiás fez 3x2 no Flamengo. O derradeiro gol de Iarley saiu no fim da partida. A surpresa positiva da rodada foi o Fluminense. Aliou o bom futebol a vitória. Melhor. Goleada. Sonoros 5x1 no Sport. Os pernambucanos são agora os lanternas. E o Fluzão pode se recuperar. Já a surpresa negativa é o Vitória. Perdeu de 4x0 do Barueri em São Paulo. E já figura no meio da tabela.
.
Mas nenhum susto foi maior que o dadoe pelo zagueiro Réver. Do Grêmio. Numa disputa de bola pelo alto ele caiu de cara. Desmaiou. Voltou. Apagou. De novo. E ficou alguma parte de madrugada na Santa Casa paulistana. Ele não joga a próxima rodada. Já voltou para Porto Alegre. E a partida dele também foi um baque. Poucos esperavam o empate do Grêmio ante o Palmeiras. Em pleno Palestra Itália.
.
Que tantos sustos apenas sirvam para aumentar a emoção no campeonato nacional.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Fora de época

Tal expressão está em voga. Tudo que todos queriam mas não pode acontecer pra não causar uma confusão no calendário vira fora de época. Vá ao Nordeste e veja quantos carnavais fora de época não existem por lá. Não nas chamadas micaretas. Nas ruas. Com as bandinhas de qualquer espécie. De rua. É uma festa com alguns poucos dias de duração. Mas que animam o folião ( também fora de época ) para o resto do ano.
.
Aliás. Festas são de longe a melhor época para se ter algo fora de época. Passamos recentemente pelas festas juninas. Tradicionais desde que os portugueses por aqui a introduziram. De uns tempos pra cá criaram as festas julhinas. Um mês depois. Mais do mesmo. Fora de época. Agora sei até da existência de algumas festas augustinas. Idem as anteriores. Em Agosto. Obviamente. Haja festa. Haja quentão e doces de amendoim. Fora de época.
.
Sou ateu. Todos devem saber. E por isso desconheço o significado de um feriado de nosso calendário católico. O de Corpus Christi. Por mais que me expliquem eu não consigo guardar. Nada mais é que um feriado fora de época. Jesus nasceu no Natal. Morreu na sexta-feira santa. Subiu aos ceus na Páscoa. Onde entra Corpus Christi aí ? O feriado pra mim só marca a data onde o Palmeiras perde algum jogo de maior valia.
.
Ontem que fui entender tudo isso. Essas comemorações fora de data. De época. Uma criatura que nasceu no dia 12 de Março comemorou um aniversário no dia 5 de Agosto. E não foi qualquer aniversário. Foi aquele que lhe interessa. Unicamente. Pode não ter tido bloco. Quadrilha. Ou malhação do Judas. Teve amor. Pode não ter tido multidão. Foram só dois. Só ? Bem... nessa festa não precisou de mais nada.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Quando de nada vale o título

Como qualquer outro dia acordei 7 da manhã. Esse seria diferente. Não poderia voltar a dormir. Teria que me trocar e ir pro fórum municipal. Fazer perícia. Mostrar que sou de fato diabético. Pra prefeitura. Pra continuar ganhando a insulina. Será que é tão difícil ver meus destros e comprovar que chegar a 250 de glicose no sangue não é normal ? Enfim. Fui lá.
.
O fórum é interessante. Por fora. Uma bela edificação. Numa região ainda mais arborizada da verde São Caetano. Mas não trago boas lembranças de lá. Algumas audiências da separação dos meus pais lá ocorreram. Fui em algumas. Por não ter com quem ficar. E não é nada legal para uma criança ver pai e mãe se degladiando com alguns insultos por meio de advogados. Fiquei com a parte boa. Preferiria ver a beleza do local ao passado do mesmo.
.
Entramos. Ou melhor. Não. Uma mulher mandou esperarmos na parte de fora do fórum. Com aquela voz esnobe. Perícia hoje ? Ela estranhou. O policial permaneceu sentado logo a frente. Imóvel. Com desgosto sentamos lá fora. E ficamos. Ficamos... muito tempo. Cerca de 40 minutos. Até que nos deixassem entrar.
.
Quando íamos entrar uma mulher veio falar conosco. O processo estava encerrado. Iria continuar com a insulina de graça. Sem perícia. Por que então havia sido chamado ? A tal mulher se explicou. Disse que a decisão tinha sido tomada ontem. Não havia dado tempo pra informar qualquer pessoa. Compreensível. Mas não menos revoltante. Ok. Minha mãe precisava de um comprovante de comparecimento. A mulher foi providenciar. Mulher não. Samanta. A simpática Samanta. E aqui começa o maior problema.
.
A simpatia das pessoas. Ou a falta dela. Samanta nos tratou bem. Mas enquanto estávamos lá fora vimos passar várias pessoas. As mais humildes diziam bom dia. Com toda a simplicidade. Com um sorriso no rosto. Já os engravatados que deveriam dar o exemplo não. Apareciam por detrás dos óculos escuros de cara carrancuda. Não se importando com o mundo que os cerca. Pensando apenas em seu fútil mundo. O café do local é bom. Mas as pessoas sofrem do mal da falta de simpatia.
.
Continuo trazendo más lembranças daquele lugar. Ainda mais agora. A falta de honradez para envergar o título que uma pessoa possui é lastimável. Já dizia o Charlie Brown. Eu odeio hipocrisia. Odeio gente chique. Mas... que se foda. Temos que aguenta-las. Por serem de jeito X ou Y. Por terem um círculo social maior que o nosso. Mais dinheiro. E viva a vida.
.
Cheguei em casa. Nunca foi tão bom abrir a porta da cozinha. Ver a Ellen dormindo. Acorda-la com um bom dia de irmão feliz em ve-la. Depois de tanta imagem ruim vista. Ligar pra Fundação das Artes. Ser atendido pela Vanessa. Uma qualquer. Sem título algum. Mas que me atendeu cordialmente. Respondeu minhas dúvidas sobre o show do Danilo Gentili. Simples assim. Sem esnobar.
.
Não existe título maior que o amor. E hoje não existe número mais bonito que o 150. Parabéns pra nós Limão. (L)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Agosto

Ele chegou. O mais desgraçado dos meses deu as caras. Agosto é conhecido como o mês do cachorro louco. Se pensarmos no cachorro não como o simpático animal mas sim como o contrário da figura máxima do cristianismo é um nome verdadeiro. O mês vem depois das férias escolares. Não tem sequer um feriado. E esse ano ganha traços ainda piores. Pra mim. Ao menos.
.
Os primeiros óbitos de gripe suína em São Caetano foram registrados em Agosto. Um deles do pai duma conhecida minha. Ao todo foram 3 casos confirmados. Mais uma suspeita. Da menina Jaqueline. Ganhou proporção nacioanal. Isso anda assustando os munícipes. E tem um caso suspeito em frente a minha casa. Sair do prédio pode ser perigoso. Quem diria.
.
Julho tem duas folgas. O 9 de Julho comemora a Revolução Constitucionalista. O orgulho paulista. O 28 de Julho a fundação da cidade. Folga municipal. E Agosto ? Não. Quando o ano letivo começa tem-se o carnaval. E o segundo semestre vai de uma vez. Corrido. Sem descanso. Agosto junta a ressaca de voltar duma vez com o stress do segundo semestre ser sempre mais corrido.
.
Aliás. Haja stress. Todos ficam chatos. Por tudo. Ter que acordar mais cedo. Estudar. Voltar a rotina. Aos velhos horários. Não poder sair com tanta frequência. O computador volta a ser o refúgio. A conduta popular ganha novamente os traços de verdade absoluta. E o lazer cada um se vira. Pra poucos. E pra quem não liga pra nada.
.
Por mais que as férias tenham sido prolongadas. Até o meio de Agosto. Foi ruim. Haja reposição de aulas. Me vejo indo até o Natal pra escola. E sim. Falar sobre Agosto me deixa preocupado. Stressado. Mas quem iluminou minhas férias inteiras com vários sorrisos e risadas vai me guiar até Outubro ( ou Novembro ) com paciência. E que venha Agosto. Com ela o mês do cachorro louco há de se tornar o da gazela feliz.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Quebrando barreiras

Diz o ditado. Tabus foram feitos pra serem quebrados. Na série A o ditado se fez valer. O Vitória não havia perdido em casa. Ainda. No Brasileirão. Perdeu. O São Paulo suou. Mas fez 1x0 no Barradão. Gol de Dagoberto. E é o fim do último invicto em casa no nacional. O Avaí também fez história. Empatou pela primeira vez com o Corinthians fora de casa. 0x0. Numa exibição de gala de Eduardo Martini. Goleiro avaiano. Ele disse que " uma milícia de anjos estava com ele " ao término da partida. E depois de um bom tempo o Palmeiras venceu o Sport. Na Ilha do Retiro. 1x0. Gol contra. Bruno Telles. O líder do Brasileirão agradece.
.
No Olímpico outro tabu foi quebrado. Após a eliminação pro time mineiro nas semifinais da Libertadores o Grêmio venceu o Cruzeiro. Goleou. 4x1. O detalhe ruim foi o último gol. Foi da Xux, ops, de Maxi López. E o Náutico ? Nunca havia se dado bem no Maracanã. Teve um jogaador expulso. De maneira controversa. Bem controversa. O zagueiro Vágner trocou o calção. No campo. E recebeu o segundo amarelo. De qualquer maneira. O jogo terminou 1x1. Com direito a uma comemoração cheia de palavrões de Léo Moura.
.
Sem maiores surpresas. Os Atléticos venceram. O Mineiro sofreu. Mas fez 3x2 no Coritiba. Novamente com o Mineirão com ótimo público. O Paranaense fez o dever de casa. Fora de casa. Em Londrina o Furacão jogou o Fluminense pra lanterna. 1x0. O Barueri confirmou a má fase. Ante a confirmação da boa fase do Botafogo. 2x1. Dois de André Lima. Sendo o segundo no último instante. Jogo parecido com o do Santo André com o Goiás. Jogo realizado em São Caetano do Sul. Os andreenses talvez se cansaram de jogar no Bruno José Daniel. Conhecido como " Penico da Vila Pires ". Começagaram ganhando. Gol de Pablo Escobar. Mas o Goiás virou. Também com gol no último minuto. Feito por Júlio César. O jogo também ficou 2x1. Vale lembrar que a partida entre Santos e Internacional foi adiada graças à disputa da Copa Suruga Bank entre o colorado e o Oita Trinita. Campeão da Copa da Liga Japonesa.
.
A série B também quebrou seus tabus. O Atlético Goianiense nunca havia vencido uma partida em Campinas. Venceu. Fez 3x1 no Guarani. E disparou na ponta da Segundona. O Bugre é o terceiro. Foi superado pelo Vasco da Gama. Também quebrou um tabu. Só havia vencido uma de 19 partidas em Caxias do Sul. Ante o Juventude. Ganhou. 2x1. E jogou o alviverde serrano pra zona de rebaixamento. O Figueirense conseguiu uma façanha. Incrível. Tomar 4 gols do Campinense. E perdeu de 4x2 pro pior time da série B.
.
O decadente América perdeu. Em Goiás. 2x1 pro Vila Nova. Embora consolidada no G4 a Lusa bobeou. Perdeu pro penúltimo colocado ABC. Mesmo em Natal. E num jogo tumultuado. Cheio de expulsões. 1x0. Outros clubes bem na tabela deixaram a vitória escapar. O Ceará. Deixou o Bragantino empatar no fim da partida. 1x1. Em Bragança. E a Ponte Preta. Sucumbiu ante o Brasiliense. Na Boca do Jacaré. Sonoros 3x0. Na estreia do novo técnico do time amarelo Heriberto da Cunha.
.
O Fortaleza se recuperou. Fez 3x2 no irregular Bahia. Mesmo caso do Duque de Caxias. Com direito a gol do matador Edivaldo fez 2x1 no Paraná. Que teve sua boa fase freada. E segue a ascenção do São Caetano. Fora de casa derrotou o Ipatinga. 2x0.
.
cabou a primeira fase da série C. Com muitas boas notícias e algumas ruins. No grupo A o Rio Branco foi líder. O Paysandu conseguiu se classificar. Em segundo. Há de se lamentar apenas a queda do Sampaio Corrêa. A Bolívia jogará a série D ano que vem. A melhor campanha da competição acabou sendo a do Icasa. Fez 17 pontos. Líder do grupo B. O ASA fez um ponto a menos. E ficou em segundo. No grupo caiu o tradicional Confiança.
.
No grupo C a maior comemoração. O eterno terceiro time de Belo Horizonte se classificou. O América segurou a ponta do grupo C. O Guaratinguetá ficou em segundo. Se recuperando após o rebaixamento no Paulistão. Pobre Mixto que jogará a quarta divisão ano que vem. Na chave D o sotaque é gaúcho. Caxias líder. Brasil de Pelotas em segundo lugar. Há de se ressaltar a valentia do Xavante. O time teve um forte baque no início do ano. Um acidente vitiou alguns integrantes do time. Incluindo o maior ídolo da torcida Cláudio Millar.
.
Na série D alguns times já se classificaram. O Nacional do Amazonas no grupo 1. O São Raimundo do Pará no 2. A Pantera de Santarém tirou o Remo das competições do segundo semestre e fez valer tal status. O Alecrim no grupo 3. O Macaé no grupo 5. Tupi de Juiz de Fora na chave 6. Uberaba no 7. Araguaia no 8. Chapecoense no grupo 9. E o São José de Porto Alegre no grupo 10. Restam a maioria das vagas. que serão definidas no fim de semana que vem.
.
Tabus superados. Muitos mantidos. Mas todos um dia deixarão de existir.