segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Aposta na nova geração

>
Talvez nunca os chamados clubes de ponta do futebol brasileiro apostaram tanto em nomes promissores e com pouco currículo. O Santos acertou com Dorival Júnior campeão da série B com o Vasco e dono de bons trabalhos no São Caetano e no Figueirense. Péricles Chamusca agora é do surpreendente Avaí. Ele foi campeão da Copa do Brasil com o Santo André em 2004. O Grêmio fechou com Paulo Silas que levou o time catarinense ao surpreendente sexto lugar do Brasileirão.
.
Para suprir a falta de técnico o Vasco contratou Vágner Mancini que também teve seu trabalho reconhecido ao vencer a Copa do Brasil por um clube de menor expressão. Foi em 2005 com o Paulista de Jundiaí. Outros clubes com mais dinheiro apostam na grife. O Atlético Mineiro contratou Vanderlei Luxemburgo a peso de ouro. A torcida reconheceu o esforço e o recebeu com festa na sede atleticana. O Bahia apostando num 2010 de volta a série A trouxe o vice-campeão da Libertadores Renato Gaúcho. Já o Internacional trouxe o uruguaio Jorge Fossati multicampeão com a LDU.
.
Falando de jogadores o Galo ganhou 3 jogadores que voltam de empréstimo do Sport. Fabiano Hugo e Eduardo. O alvinegro contratou também o irregular lateral-esquerdo Leandro a pedidos de Luxa. O Vasco já fechou um pacotão de reforços que inclui Léo Gago do Avaí Élder Granja do Sport Jumar do Palmeiras e Márcio Careca do Barueri. Por outro lado o time da cruz-de-malta perdeu Alan Kardec para o Benfica Aloísio para o Uzbequistão e Paulo Sérgio para a Portuguesa.
.
O Botafogo perdeu o zagueiro artilheiro Juninho para a Coreia. Também perdeu o salvador da pátria Jóbson que foi flagrado no antidoping para o Cruzeiro. Como todo ano aliás o time celeste tem muitas negociações. Chegaram Pedro Ken do Coritiba Leandro Domingues do Vitória e Anderson Lessa do Náutico. No entando os laterais Jancarlos e Athirson se despedem da Toca da Raposa. O Corinthians se reforça visando a Libertadores. Já chegaram Tcheco do Grêmio e Ralf do Barueri. Obina sai do Plameiras brigado e volta ao Flamengo. O Santos trouxe Roberto Brum do Figueirense mas perdeu Kléber Pereira e Fabão.
.
Os demais países sul-americanos definiram seus campeões. O Banfield perdeu para o Boca Juniors na Bombonera por 2x0 mas sagrou-se campeão argentino pela primeira vez em sua história graças à derrota do Newell's Old Boys em casa ante o San Lorenzo pelo mesmo placar. No Chile o Colo-Colo venceu o Clausura numa final contra a Universidad Católica. Quebrando um tabu de 62 anos o Nacional do Paraguai venceu o campeonato do país deixando o vice para o Libertad.
.
Na Alemanha o líder Bayer Leverkusen perdeu uma boa chance de disparar na ponta. Empatou com o lanterna Hertha em Berlim por 2x2. Tal empate possibilitou a chegada do Schalke 04 que venceu o Werder em Bremen por 2x0. O tradicional Bayern de Munique vem se recuperando e já é o terceiro. Na rodada os bávaros destroçaram o Bochum por 5x0 fora de casa. Num jogo incrívei o Hannover fez 3 gols contra de fora da área e deu a vitória para o Borussia Mönchengladbach por 5x3.
.
Sem Cristiano Ronaldo e Kaká brilhou a estrela de Higuaín. Os merengues do Real Madrid fizeram 3x2 no forte Valência no Mestalla. O Barcelona venceu o clássico da cidade ante o Espanyol por magros 1x0 no Camp Nou e partiu tranquilo para a disputa do Mundial de Clubes. O terceiro colocado Sevilla contou com o solitário gol de Kanouté para vencer o Sporting em Gijón.
.
No clássico da rodada francesa o líder Bordeaux surpreendeu o Lyon em pleno Gerland. Vitória pelo placar mínimo. Na cola do líder estão o Montpellier que bateu o Toulouse fora de casa pelo mesmo placar e o Olympique que jogando no Velódrome fez 2x0 no Boulogne.
.
Na Premier League os líderes vacilaram. O Chelsea não saiu de um empate com o fraco Everton por 3x3 em Stanford Bridge. O Manchester United fez pior. Perdeu para o quarto colocado Aston Villa por 1x0 em pleno Old Trafford. Quem aproveitou tudo isso foi o Arsenal. Atuando em Anfield os gunners venceram o Liverpool de virada por 2x1. Mas o destaque da rodada vai para o gol do meio de campo do defensor Figueroa. Jogando pelo Wigan o latino acertou um chutaço no gol do Stoke City. Apesar disso a partida ficou no 2x2.
.
Pela Liga Calcio os ponteiros também decepcionaram. A derrota da Juventus para o Bari por 3x1 foi o alerta. O Milan fez pior. Podendo assumir a vice-liderança os rossoneros perderam por 2x0 para o Palermo em Milão. A líder Internazionale abriu um ponto no seu magro empate contra a Atalanta em Bergamo. Quem se aproximou um pouco foi o Parma. Em seus domínios a equipe venceu o Bologna por 2x1.
.
A Liga Sagres viu o Porto embolando a disputa. No Estádio do Dragão os tripeiros venceram o Vitória de Setúbal por 2x0. Numa péssima partida do trio de arbitragem o Benfica foi prejudicado mas ainda assim empatou fora de casa com a Olhanense por 2x2. O Braga jogando em casa desperdiçou dois pontos ao empatar sem gols com o Naval.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Anônimo disse...

te juro que eu nem li, USADHUSHDUAH. mas só porque é de futebol. quando for uma coisa melhor eu juro que leio :)