segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Brasileirão do STJD

>
Gostaria muito de colocar meu texto com outro título. Irei negritar alguns outros parágrafos que remeterão a outros temas. Mas diante de tudo o que foi feito não tem como esconder. O resultado final do campeonato esse ano se deu graças ao Superior Tribunal de Justiça ( Justiça ? ) Desportiva. Desde o jogo entre Botafogo x São Paulo quando a entidade suspendeu o Morumbi e 3 jogadores do time paulista falo isso. E para ajudar os clubes cariocas. Meu texto Salva Rio explora melhor o tema. E... adivinhem. O campeão foi o carioca Flamengo. O Fluminense sem ajuda dos engravatados confirmou sua subida e se salvou. Mas o Botafogo foi beneficiado sistematicamente nas partidas do Engenhão graças ao referido tribunal. Na penúltima rodada por exemplo a partida entre Corinthians e Flamengo foi ransferida para Campinas. Era alegada falta de segurança graças a peleja entre Palmeiras e Atlético Mineiro também na cidade de São Paulo. Campinas proporcionalmente tem muito mais flamenguistas que a capital. Então por que ao mesmo horário e na mesma data o Rio de Janeiro ( sempre ele... ) recebeu duas partidas de vital importância para o campeonato como Flamengo x Grêmio e Botafogo x Palmeiras ? Mistério ? Não. Ajuda descomunal aos cariocas.
.
Flamengo hexa. Sim... não adianta esconder. O Flamengo é sim hexa. O ano de 1987 tem só um campeão de verdade e esse é o clube do Rio. Com a ajuda do tribunal o Flamengo chegou e fez uma linda festa no Maracanã. O time ia se complicando com o inesperado gol gremista. Mas com gols dos zagueiros David e Ronaldo Angelim o rubro-negro virou e selou o título. Angelim aliás se transformou numa espécie de Rondinelli ( alcunhado pela torcida como Deus da Raça ) do século XXI. Merecido pelo que foi feito do segundo turno pra frente com contratações e sobretudo a efetivação de Andrade. O comandante se transformou também no primeiro técnico negro a ser campeão. Nada mais normal que tal tabu cair num time tão popular como o Flamengo. Foi o Brasileirão também de Adriano e principalmente de Petkovic. E da torcida que jamais deixou de acreditar fazendo verdadeiros shows no Maracanã e Brasil afora.
.
Libertadores como consolo. Foi o que sobrou para colorados e são-paulinos. O Internacional ia vencendo o Brasileirão até os 23 do segundo tempo quando o Flamengo virou pra cima do maior rival dos vermelhos. Armado ou não o próprio Inter sabe que deveria ter dado mais em partidas nas quais perdeu pontos. No fim das contas o Beira-Rio foi agraciado com o belo 4x1 do time sobre o Santo André. Fica o orgulho de ser talvez o time mais regular do campeonato. Ao São Paulo que chegou a liderar na fase final e foi prejudicado pelo STJD restou a união. Time e torcida se entenderam. Ambos sabiam que o título era praticamente impossível mas todos se alegraram com o ótimo 4x0 do tricolor contra o Sport. Para 2010 o time novamente vem forte.
.
A questão do quarto lugar. Botafogo x Palmeiras jogariam no Engenhão. O Palmeiras em choque graças aos recentes atos de violência da Mancha Verde para com seus jogadores. O Botafogo sendo ajudado mas quieto. Santos e Cruzeiro se enfrentariam na Baixada. O Santos de ressaca um dia após eleger seu novo presidente e ver o império de Marcelo Teixeira cair. A equipe celeste concentrada e crente na vaga pra Libertadores. Ao Palmeiras batava um empate. O Cruzeiro precisava vencer e torcer por derrota palestrina. Botafogo e Cruzeiro saem na frente. Neymar empata pro Santos. O Botafogo já fazia 2x0 quando Kléber faz 2x1 pro Cruzeiro. Momento místico. O jogador mais adorado pela Mancha Verde desclassificava o Palmeiras da Libertadores. Era quase numa lição. Tantos atos desastrosos de nada adiantaram. Nem o gol de Robert salvou o Palmeiras que ano que vem jogará a Sul-Americana apenas.
.
Apesar de tudo grandes campanhas. Da zona da Sul-Americana gostaria de destacar dois times. O Atlético Mineiro que levou multidões ao Mineirão terminou numa honrosa sétima colocação. O gás inicial surpreendente era claramente graças ao seu time extremamente jovem. O time tropeçou nas últimas rodadas ao mesmo tempo no qual o presidente Alexandre Kalil começou a falar besteira. Mesmo trazendo Corrêa e Ricardinho a base era inexperiente e não manteve o ritmo. Caso mantenha o grupo parecido a garotada pode amadurecer e ir longe em 2010. A outra equipe é o Avaí. Mesmo com um início desacreditado e horrível a diretoria do clube catarinense manteve Paulo Silas. Numa reação incrível o Leão da Ilha chegou a sonhar com a Libertadores. Terminou num belíssimo sexto lugar. Silas já foi para o Grêmio. O time cheio de bons valores pode se desfragmentar. Mas nomes como Eduardo Martini Augusto Eltinho Léo Gago Luís Ricardo e Muriqui sempre farão parte dessa grata surpresa avaiana.
.
O Rio de Janeiro que não se entristeceu em Dezembro. O Botafogo só dependia dele. Já falamos da partida e se salvou com todo o apoio do tribunal. A decisão do último rebaixado aconteceria então no Couto Pereira. Coritiba e Fluminense se degladiariam e quem perdesse iria cair. O empate favorecia o time carioca. E foi o que aconteceu. O 1x1 acalmou o ãnimo dos torcedores tricolores presentes no Paraná que se enroscaram com a Polícia local. O mesmo resultado emocionou os torcedores do Fluzão ao redor do país. Esse sim de uma torcida espetacular que sistematicamente deu shows enquanto o time estava na rabeira. Acreditando quando todos achavam impossível. O Fluminense mostrou que somos maiores que qualquer número. Que a racionalidade de nada vale caso você queira. E que o impossível inexiste com confiança e esperança. Só discordo de quem fala que essa foi a maior arrancada dos pontos corridos. O próprio Cuca tirou o Goiás da 24ª colocação em 2003 e levou o time para a nona colocação. Mas o Flu mostrou por que é imenso. Com méritos próprios e não como uns e outros. Parabéns Fluminense.
.
A maldição dos centenários faz outra vítima. O Coritiba perdeu o campeonato paranaense para o arquirrival Atlético. Fez bonito na Copa do Brasil mas perdeu na semifinal para o Inter. Não passou da primeira fase na Sul-Americana. E vinha sempre no meio da tabela no nacional. Inesperadamente o time começou a perder seguidas partidas. O fantasma de um novo rebaixamento surgiu. E ontem o Coxa caiu. A torcida se enfureceu. Imediatamente após o apito de Leandro Vuaden a torcida agrediu o trio de arbitragem. A polícia interviu e aí começou a selvageria de fato. Arrancaram cadeiras paus e tudo o que havia para fazer de arma. A confusão saiu do Couto e foi invadindo o Alto da Glória. Tomou proporções imensas. A torcida sitiou Curitiba inteira. Um centenário lamentável terminando de forma vergonhosa. Todos esperamos punições para que o year after do Coxa seja íntegro.
.
Escreverei sobre futebol conforme as contratações forem vingando. Ainda tem o futebol internacional claro. Mas obviamente a maior empolgação com o esporte bretão terminou ontem. Esses 40 dias são cheios de blábláblá e pouca ação. Um pouco antes dos estaduais se inicia a Copa São Paulo e dá uma animada. E vamos torcer para que o 2010 futebolístico seja ainda melhor que o de 2009 se é que isso é possível. A começar pela Copa. Que todas as competições tenham emoção esperança e shows nas arquibancadas. Raça em campo. E violência na cadeia.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :