quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2000inovou ?

>
Pode crer que sim. Os primeiros momentos de 2009 já foram uma novidade para mim. Recebi a tradicional tarefa do homem da casa de abrir a champagne da virada. Parecia realmente que o ano seria diferente.
.
Passados 10 dias a primeira viagem do ano. Foram 11 dias no Rio de Janeiro. Apesar de ter família lá nunca fui fazer turismo. E dessa vez fizemos tudo. Corcovado. Pão de Açúcar. Maracanã. Ipanema. Copacabana. Ensaio técnico na Sapucaí com direito a passagem da Beija-Flor. Pelada com os amigos na praia do Leme. Isso sem contar nas desventuras como a janela quebrada ou os banhos de balde. Além do calor descomunal.
.
Era dia de voltar. A data era 21 de Janeiro. Um temporal assolou a cidade maravilhosa. Quando enfim chegamos ao Galeão a notícia dada via celular: Graziela havia nascido. Quase 17 anos depois eu ganharia uma segunda irmã. Ainda sob a felicidade de tal notícia voltamos pra selva de pedra. Por desembarcar em Congonhas vimos as luzes do Morumbi. O São Paulo fazia sua estreia no Paulistão. E o ano já começava mal. Um empate sem vergonha em casa contra o Ituano por 1x1. As primeiras impressões ficariam como veremos.
.
As desilusões começariam por aqui também. Voltei do Rio e conheci uma menina que conseguia ser mais tímida que eu. E me conquistou de primeira. Seu nome era Marina. Marina Ribeiro. Uma brasiliense inteligente e com um jeito meigo que tanto gosto. Começamos a nos falar e aquilo parecia que iria dar certo.
.
Nesse meio tempo o São Paulo jogava e dava desgosto. E as aulas voltaram. Era terceiro ano e eu comecei com toda a velocidade. Aulas de manhã de segunda a sábado e a tarde algumas vezes. As primeiras notas foram satisfatórias e as conversas iniciais com a galera nova pra ti idem. Apesar de cansativo o ano começava bom. Sem brilho... mas bom.
.
O primeiro momento marcante que me vem à cabeça data do dia 18 de Fevereiro. Claro que vinha do futebol. O gol de Borges de bicicleta no último instante de jogo no empate em casa ante o Independiente Medellín por 1x1 pela Libertadores foi de arrepiar. O resultado foi desastroso. Mas no fim algo conseguia se salvar algo. Vocês verão que essa foi a tônica de 2009.
.
Pouco tempo depois veio o carnaval. Época sagrada prum folião que se encanta com as escolas de samba. Confesso-lhes que meu encantamento esse ano foi com a transmissão do rádio. A Bandeirantes em SP e a Globo no RJ dão um banho na TV. Quem se saiu muito bem foi a Mocidade Alegre que falando do coração venceu o carnaval paulistano. Na apuração um 9.75 pra Morada do Samba poderia dar o título pro Vai-Vai caso essa tirasse um 10. O 9.5 tirou o título do Bixiga mas fez novamente a contagem dos pontos paulistana emocionante. A Rosas de Ouro encantou. A Tom Maior fez o desfile mais emocionante da terra bandeirante e amargou um injustíssimo 11º lugar. Lamento apenas as tragédias que ocorreram no desfile da sexagenária Nenê de Vila Matilde rebaixada.
.
No Rio o Salgueiro quebrou um tabu de 16 anos e ganhou o título. Com um samba alegre e que agitou a Sapucaí a apuração foi monótona com todos sabendo com antecedência do título da vermelho-e-branco. A Beija-Flor ficou com o vice. O terceiro lguar portelense foi injusto tal qual o quarto lugar da Vila Isabel. A primeira deveria cair e a segunda ir melhor. A Mangueira também foi prejudicada enquanto a Imperatriz merecia melhor sorte. A Tijuca decepcionou e a o Império Serrano não deveria cair. Quem entende os jurados ?
.
O tempo foi passando. As coisas com a brasiliense ao menos pra mim já ganhavam contornos mais sérios. Sim... pra mim. Ela continuava se escondendo numa frieza incomum. Isso me entristecia e até certo ponto me afastava da menina que gostava. Enquanto minhas notas em exatas voltavam ao normal e meu time ia aos trancos e barrancos eu já não achava o ano tão bom assim. E isso foi-se arrastando até uma data importante. Para o ano ? Não. Sem maiores exageros posso dizer que foi importa pra toda a minha vida.
.
Oito de Março. No dia internacional da mulher eu conheci a menina cuja importância dispensa qualquer resenha. Patrícia Michelle de Oliveira Freire. Simplesmente limão pra mim. Também tímida mas de papo fácil. A empatia foi instantãnea pela outrora importante mas hoje esquecida Caixa da Verdade. O papo inicial como sempre foi futebol. E lá ficamos 4 dias.
.
Passados esses dias chegou-se o dia 12. Meu aniversário. Cumprimentos e votos falsos de felicidades como sempre deram á tona da data. O aniversário da limão não vem muito depois. Dia 6 de Abril. Como presente dei-lhe um texto incidental de aniversário. Para no dia 12 ela me falar que eu na verdade era o outro. Dia 12 que marcou também a primeira semifinal do Paulistão entre Corinthians e São Paulo. Novamente o tricolor eprdia pros alvinegros no último minuto. No gol de Cristian desabei ao chão de joelhos. O ano se transformou num inferno.
.
O São Paulo caiu fora do Paulistão. Competição essa que foi ganha pelo Corinthians e até certo ponto pelo eterno Ronaldo Fenômeno. O Botafogo da Marina Ribeiro foi trivice carioca perdendo pro tricampeão Flamengo. O Atlético Mineiro da Limão foi novamente escurraçado pelo Cruzeiro na final do campeonato Mineiro. Ao menos para mim restava a Libertadores.
.
Eu seguia nesse sentimento totalmente dualista. A seriedade fria da candanga e o jeito filha da puta ( segundo ela mesma... apenas frisando que não acho isso ) da mineira me dando esperanças enquanto tinha seu já namorado. E foi nessa batida até o dia dos namorados no dia 12 de Junho. Dos dias mais tristes do ano por querer alguém que já namorava. Por ter alguém que era fria como as gélidas noites de São Caetano do Sul aquela altura. E pela sua irmã trazer " meninos " pra casa. Mal sabia eu que a partir daquela madrugada tudo mudaria.
.
No dia 14 de Junho soube que a Limão terminou seu namoro. A animei na esperança de me ver com ela no mesmo estado mais pra frente. A quinta-feira 18 de Junho foi igualmente marcante. O São Paulo perdeu por 2x0 pro Cruzeiro em pleno Morumbi e estava fora da Libertadores. Fui pro jogo e saí cabisbaixo. Sexta-feira estava com cara de funeral. Muricy sairia após 3 anos e meio no time. E o clube tinha como meta apenas escapar do rebaixamento naquela altura.
.
Dia 25 de Junho o mundo parava. Michael Jackson morreu. Perdi tal fato graças a reunião que mudou o destino da minha viagem de formatura. Da fria Bariloche com risco de se contrair gripe suína pra calorenta Costa do Sauípe. Só em Outubro. Aquela data se tornou importante para todo o planeta. E o jornalista que queria abraçar o mundo soube da notícia pelo celular com mensagem da limão. Os presentes na reunião aliás souberam do fato graças a notícia. Graças a limão. Graças a mim. Nada mais jornalístico que isso.
.
O São Paulo começava sua reação sob a batuta de Ricardo Gomes. A brasiliense já era apenas uma grande amiga com um peguete novo e meteórico. Agora minha mente estava toda voltada pra Minas Gerais. Vestibulares chegando. Planos pra ver a limão. A seleção brasileira que venceu a Copa das Confederações com um show de raça e dando gosto de ver jogar até mesmo nas eliminatórias.
.
Ah... a Fórmula 1 né ? Chatíssima. Com uma equipe inglesa e um piloto inglês dominando não tinha como ser diferente. Rubinho perseguia Button e isso deixava o circo ainda mais monótono. Mas o ponto mais importante e triste do campeonato ocorreu dia 25 de Julho. O acidente de Felipe Massa em Hungaroring causou comoção nacional e o meu distanciamento da categoria que sofreu com denúncias contra Nelsinho Piquet e Flávio Briatore. No fim das contas Rubinho quebrou a cara no Brasil e isso foi lindo. Perdeu ainda o vice para Vettel. Um perdedor de grande quilate. E não canso de ve-lo cada vez pior.
.
Tudo ia bem. O Rio era a sede das Olímpiadas de 2016. O Cielo era cada vez mais um monstro das piscinas. As notas seguiam certa normalidade. O enem cancelado surpreendeu a todos mas não teve grandes consequências ruins. O que eu vinha estranhando era o comportamento da limão nesse início de Outubro. No dia 9 acabou tudo de vez. Eu me apoiava nela de alguma forma e esse hiato an retrospectiva teve alguns pequenos detalhes que não precisam ser escritos para serem lembrados com muito carinho por mim. E isso simplesmente acabou.
.
O baque foi pior do que eu imaginava. Teve consequências na Costa do Sauípe. Acredite... a minha viagem de formatura só não foi perfeita pos tinha as minhas dúvidas. Viagem essa na qual eu me socializei como sempre quis e conheci pessoas maravilhosas. Trocava tudo isso por ter a minha certeza depois da Bahia. Após isso o twitter me deu uma grande amizade. A do Thiago. O ex da Juliana se mostrou uma pessoa parecidíssima comigo. Disposta a me ouvir e falar quando necessário.
.
Veio Novembro. O extravasa que me apresentou a Amandinha e que me fez resgatar a magia de tocar num palco. O encontro tão marcante com a limão que eu não canso de recordar mas não falarei novamente. A bomba no vestibular da UFMG. E cá estamos em Dezembro. O fracasso retumbante no enem e na Cásper Líbero. O título do Flamengo. O fim de ano mais que depressivo.
.
Como lembrar de 2009 ? O ano mais intenso da minha vida. Teve muito mais coisas ruins que boas claro. Mas talvez eu ganhei uma pessoa que vá fazer dos meus dias sempre intensos. Com ela eu pago meus pecados e quero subir ao paraíso. E acredite... eu apenas considero 2009 bom por ter a conhecido. Algo me diz que os próximos anos serão ainda mais intensos. E que sejam melhores. Caso não sejam eu fareid e tudo pra melhora-los. E se não der permanecerei aqui querendo ficar ao lado dela. Precisa falar que 2009 foi o ano de tudo que é azedo ? Acho que não. Com ( muitas ) pitadas de limão. Isso por que os detalhes que eu não contei e que não precisam ser revelados são os que ficaram na minha memória. Pra serem lembrados daqui pra frente.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Anônimo disse...

pode editar essa merda e falar do dia mais importante do ano: MEU ANIVERSÁRIO!