quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A apoteose dos times médios

>
Para ser eleito presidente da UEFA o francês e gênio do futebol Michel Platini prometeu um novo chaveamento de clubes na primeira fase da Champions League a fim de dar maios condições às equipes de países com tradição menor do futebol da Europa. A promessa vingou e deu certo. Times médios do Velho Mundo eliminaram ou deram trabalho para alguns papões continentais.
.
A primeira evidência disso encontra-se no grupo A. O Bordeaux fez a melhor campanha da primeira fase da Champions League. Surpreendeu e foi líder absoluto com seus 16 pontos. A primeira colocação veio já na penúltima rodada. Sobrou para os tradicionais Juventus e Bayern a segunda vaga. Jogando em Turim bastava a Vecchia Signora um empate. Os italianos saíram na frente. Mas tomaram uma vergonhosa virada e perderam por 4x1. Franceses e alemães avançam a segunda fase. Aos italianos fica a Liga Europa. E o pobre Maccabi Haifa terminou na quarta colocação.
.
O grupo B foi amplamente dominado pelo Manchester United que pode se dar ao luxo de jogar com o time reserva as duas últimas partidas do grupo. Os Red Devils terminaram com 13 pontos e o primeiro lugar. Contra o mistão dos ingleses o Wolfsburg poderia carimbar em casa sua passagem para a segunda fase. Mas perdeu por 3x1 com 3 gols de Michael Owen. A vaga caiu no colo do CSKA Moscou que só precisou do empate com o Besiktas em Istambul por 1x1. O Wolfsburg está na Liga Europa ao menos.
.
Um dos grupos mais ranhidos juntou os maiores vencedores da competição. Real Madrid com 9 e Milan com 7 títulos. Os franceses do Olympique de Marselha até tentaram complicar porém a vaga ficou mesmo com os dois gigantes. Merengues em primeiro e rossoneros na segunda colocação após uma grande recuperação nas últimas rodadas. O Zurich roubou 5 pontos dos italianos mas sequer empatou contra as demais e foi o último. Para os franceses restou a LE.
.
Uma das decepções veio do grupo D. Os espanhois do Atlético de Madrid não foram nem um pouco combativos e só foram pra Liga Europa graças ao gol marcado em Nicosia contra o APOEL do Chipre. O Chelsea foi o primeiro e o Porto terminou na segunda colocação.
.
Talvez a maior decepção tenha vindo do grupo E. O pentacampeão da Champions League Liverpool teve que se contentar com a vaga na LE ao terminar na tercira colocação do grupo. Os Reds ficaram na frente apenas dos húngaros do Debreceni. O líder foi a Fiorentina que venceu o próprio Liverpool por 2x1 de virada em Anfield Road. O segundo foi o Lyon que massacrou em Gerland os lanternas do leste europeu por 4x0.
.
O outro grupo de dois imensos foi o F. No entanto tudo foi definido na última rodada. O Barcelona venceu de virada o Dynamo em Kiev por 2x1 e terminou na primeira colocação com 11 pontos. Jogando mal a Internazionale de Milão fez 2x0 no Rubin Kazan atuando na Itália e terminou em segundo. A vaga na Liga Europa sobrou para os russos que perderam hoje para os nerazzuri.
.
Mostrando ser uma força ascedente na Europa o Sevilla passeou no grupo G. Com seus 13 pontos garantiu com folga a primeira vaga. A decisão da última vaga ficou para o jogo entre Sttutgart e Unirea na Alemanha. Em 11 minutos os germãnicos fizeram 3x0. O gol romeno de nada adiantou e o Sttutgart está nas oitavas-de-final da Champions League. Ao Unirea sobrou a honra de ter eliminado o grande Rangers da LE. Os escoceses aliás fizeram uma camapnha vexatória marcando apenas 2 pontos.
.
Caindo pela terceira vez no grupo H o Arsenal terminou pela terceira vez na primeira colocação. Os gunners não foram prejudicados nem pela derrota de hoje ante o Olympiacos por 1x0. Os gregos comandados por Zico ficaram com a segunda colocação e última vaga do grupo. Pra liga Europa foi o Standard Liége que empatou nos minutos finais contra o AZ Alkmaar em casa.
.
Sexta acontecem os sorteios para a UCL e pra LE. Com tais surpresas e gigantes indo pra segunda competição da Europa prevejo confrontos interessantíssimos em Fevereiro.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :