A rodada do Paulistão terminou com reclamações. No maior jogo da rodada, o clássico entre Santos e Corinthians, o Peixe venceu por 2x1, num jogo no qual sobraram reclamações para o trio de arbitragem por parte dos corinthianos. Segundo Mano Menezes e Chicão, houve excesso de firula por parte dos Meninos da Vila. E depois reclamam que o futebol está chato... vai entender. O fato é que tais desculpas são de mau perdedor. O Santos é líder, o vice é o supreendente Santo André, que bateu a Lusa no ABC por 2x0. Outra surpresa é o Botafogo, que no Santa Cruz fez magros 1x0 no São Caetano. Atuando em Barueri, o São Paulo venceu, deu show e voltou a figuraer no G4. O tricolor fez 5x1 no Monte Azul, com amplo destaque pros 4 gols de Fernandinho em sua estreia. A decepção foi novamente o Palmeiras, que perdeu para o Rio Claro, no interior, por 1x0, e tirou a invencibilidade de técnico Antônio Carlos Zago.
.
Na Taça Rio, nenhuma novidade. Jogando fora de casa, Flamengo e Botafogo passaram fácil por Macaé e Americano, por 4x1 e 3x1, respectivamente. Já na Cidade Maravilhosa, o Fluminense passeou contra o Friburguense, 5x1. Destaque para a estreia do garoto Wellington Silva, que fez gol e chorou ao comemora-lo. Com mais dificuldades, o Vasco passou pelo Volta Redonda, em São Januário, por 2x1.
.
Fechando a semana com chave de ouro, na qual fez 8 gols, Obina deixou 3 na goleada atleticana de 5x2 sobre o Uberlândia, no Parque do Sabiá. Com o time reserva, o Cruzeiro foi até Ituiutaba e venceu com um gol no fim do volante Fabinho, 1x0. Vale lembrar que a equipe celeste atuou com seu time reserva na partida. O líder do Campeonato Mineiro é o Ipatinga, que fez 1x0 no América de Teófilo Otoni. Na final da Taça Fernando Carvalho, o Grêmio fez 1x0 no Novo Hamburgo e já tem vaga garantida na final do Gauchão. O autor do gol do título foi Ferdinando, numa forte cobrança de falta.
.
Fim de semana de BaVi, e, dessa vez, quem levou a melhor foi o tricolor da boa-terra. O jogo em Pituaçu terminou 2x1 pro Bahia, que lidera o grupo 2. O Vitória também lidera, mas o grupo 1. Na capital federal, o líder é o Atlético Ceilandense. O Gato Preto fez 1x0 no lanterninha Luziânia, em casa, e colocou 3 pontos de vantagem para o vice-líder Gama, que massacrou o Brasília por 5x1, no Bezerrão. Dando mostrar de sua irregularidade, o Brasiliense perdeu para o Dom Pedro, fora de casa, por 2x0. Apesar disso, a equipe de Taguatinga está fechando o G4.
.
Na primeira rodada do segundo turno catarinense, apenas duas equipes venceram. O Avaí foi a Brusque e fez 2x0 nos donos da casa. Já o Metropolitano não se acovardou diante do Juventus, de Jaraguá do Sul, e venceu por 4x2. O Figueirense ficou apenas no empate poor 2x2 contra o Imbituba, no Emília Mendes Rodrigues. O campeão do primeiro turno, o Joinville, foi até Criciúma e saiu com um bom empate por 1x1 ante o Tigre. No Ceará, uma grande confusão. No sábado, começou o segundo turno com vitória do Ceará ante o Itapipoca por 1x0, no Castelão. No mesmo estádio e um dia depois, o Fortaleza assegurou o título do primeiro turno ao bater o Guarany de Sobral. A partida ficou no empate por 1x1 e nos pênaltis o Tricolor de Aço fez 5x4 na equipe do interior.
.
No clássico goiano, melhor para o Goiás. O esmeraldino fez 2x1 no Atlético Goianiense e empatou em número de pontos com o Dragão. No entanto, o líder agora é o CRAC, que empatou com o Itumbiara em casa por 1x1. No Pará, a hegemonia dos grandes parece estar acabando. O Paysandu perdeu para o São Raimundo, em Santarém, por 3x2, e caiu para o terceiro lugar. O Remo sofreu para empatar com o Águia, no Baenão, por 3x3, mas ainda assim lidera. Com a vitória por 2x0 no Navegantão sobre o Santa Rosa, o Independente de Belém assumiu a vice-liderança. No Paraná, o Coritiba, que atuou pela priemira vez no Couto Pereira após os incidentes no fim do ano passado, fez 4x1 no Nacional de Rolândia e segue líder, seguido pelo Atlético, que foi até a Estradinha e bateu o Rio Branco de Paranaguá por 2x1. Mesmo com o empate por 1x1 com o Cascavel em Curitiba, o Paraná adentrou o G8. Em Pernambuco, o Náutico tropeçou ante o Vera Cruz nos Aflitos e ficou no 1x1. O Santa Cruz não teve piedade e, atuando em casa, massacrou o Sete de Setembro por 6x1. Mesmo com esses placares, o segundo colocado é a surpreendente Cabense, que fez 1x0 no Ypiranga no Gileno de Carli. E o líder, claro, é o Sport. O Leão passou fácil pelo Ariripina, mesmo fora de casa, por 3x0.
.
Na Libertadores, os 5 clubes brasileiros jogaram. Corinthians, Flamengo, Inter e Cruzeiro venceram em casa Rcaing do Uruguai, Universidad Católica, Emelec e Colo-Colo por 2x1, 2x0, 2x1 e 4x1, respectivamente. Destaca-se o prematuro gol de Cauteruccio, que podia complicar as coisas para o Corinthians, a expulsão de Williams logo no começo da partida e que foi bem contornada pelo Flamengo e a dificuldade do Inter em bater no Beira-Rio uma equipe bem inferior. O brasileiro que perdeu foi o São Paulo, que foi até Manizales e perdeu para o rival Once Caldas, de virada e por 2x1, na partida que reviveu a trágica semifinal tricolor da Libertadores de 2004 e fez de Rogério Ceni o maior artilheiro da equipe na história da competição, com 11 gols. Pelo grupo 7, do Cruzeiro, o Vélez passou Deportivo Itália, na Venezuela, por 1x0 e é líder, com 100% de aproveitamento. Pelo grupo 4, o Lanús obteve a primeira vitória após duas derrotas ante o Blooming, da Bolívia, por 4x1, mesmo em Santa Cruz de la Sierra. Dividem a liderança o Universitario do Peru e o Libertad do Paraguai, que ficaram no 0x0 no Estádio Monumental.
.
Pela Champions League, o greande jogo aconteceu entre Inter de Milão e Chelsea, no Giuseppe Meazza. Numa espetacular partida de Lúcio, que anulou Drogba, os nerazurri venceram por 2x1. O Barcelona foi até Sttutgart e, após o susto com o gol de Cacau, conseguiu empatar com Ibrahimovic e ficou num bom 1x1 fora de casa. Outro espanhol, o Sevilla, fez o mesmo resultado fora de casa, contra o CSKA Moscou. Já a melhor equipe da primeira fase fez mais. O Bordeaux foi até o estádio Georgios Karaiskakis e bateu o Olympiacos por 1x0, gol de Ciani, de cabeça.
.
Na Europa League, já são conhecidos os times que vão pras oitavas-de-final. A maior surpresa fica por conta da eliminação da Roma, que foi surpreendida pelo Panathinaikos na Itália. Os gregos venceram por 3x2. O Liverpool venceu o Unirea por 3x1, na Romênia, e está classificada. Os alemães Weder Bremen e Wolfsburg fizeram o mesmo placar, 4x1, ante Twente e Villarreal, em casa, e avançaram. Em jogos teoricamente equilibrados, o Galatasary foi eliminado no Ali Sami Yen pelo Atlético de Madrid, perdendo por 2x1. Mesmo com a vitória por 3x2, o PSV também foi eliminado em casa pelo Hamburgo. A melhor equipe da competição na primeira fase, o Shaktar Donetsk, ficou no empate por 1x1 contra o Fulham e está fora. Os portugueses cumpriram bem seu papel. O Benfica passou fácil pelo Hertha Berlim, no Estádio da Luz, por 4x0. O Sporting venceu bem o Everton, por 3x0, mesmo resultado de Valencia e Brugge no Mestalla, que classificou a equipe espanhola. O jogo mais decepcionante foi, sem dúvida, Juventus e Ajax. Num jogo pateticamente feio e que não poderia terminar com outro palcar se não o 0x0, a Vecchia Signora passou.
.
A Bundesliga tem novo líder. Com o tropeço do Lerverkusen em casa para o Colônia, um empate em 0x0, o Bayern de Munique assumiu a ponta após vencer o Hamburgo por 1x0, na Allianz Arena. Chamou a atenção também a vitória do terceiro colocado Schalkee 04 ante o Borussia Dortmund, no maior clássico alemão.
.
No Clausura, os ponteiros decepcionaram e deram a chance para outros times disputarem a liderança. O Colón empatou em casa ante o Rosário Central, por 1x1. Com o empate, a equipe de Santa Fé divide a primeira colocação com o Godoy Cruz, que foi até Buenos Aires e venceu o Argentinos Juniors por 2x1. Com o tropeço do Vélez ante o Huracán ( uma derrota por 3x2 fora de casa ), o Independiente divide a vice-liderança com a equipe de Liniers. Os rojos venceram o clássico de Avellaneda, contra o Racing, por magros 1x0. O Banfield, que também tinha chance de assumir a ponta, perdeu para o Newell's no Colosso por 2x1. Chance para Chacarita e Estudiantes empatarem com o atual campeão argentino. Os funebreros venceram o Arsenal, em Sarandí, por 3x0. Já os atuais vencedores da Libertadores foram até a Bombonera e empataram com o Boca por 1x1.
.
Os gigantes espanhois viveram momentos distintos nessa rodada. Ambos jogaram com equipes que estão ameaçadas de rebaixamento, mas suas atuações foram totalmente diferentes. O Real Madrid jogou no Heliodoro López, nas Ilhas Canárias, e passou como quis pelo Tenerife, por 5x1. Já o Barcelona, jogando em casa, contou com a sorte para bater o Málaga, por 2x1, com direto a gol de Messi no finzinho da partida. O Atlético de Madrid supreendeu ao vencer o terceiro colocado Valência por sonoros 4x1 na capital. A briga pela quarta colocação esquentou de novo após o empate entre Sevilla e Athletic Bilbao, no Ramón Sanchez Pizjuán. O Mallorca, quinto colocado e há dois pontos átras do Sevilla, venceu o Valladolid por 2x1, fora de casa, e quer a vaga no G4.
.
Pela Ligue 1, o Bordeaux teve outro jogo adiado, desta vez contra o Le Mans, fora de casa. Com isso, o Montpellier empatou em números de pontos com os girondinos ao vencer o Rennes por 3x1, em casa. Lyon e Olympique também chegaram. Os primeiros atuaram no Gerland e fizeram 2x0 no Nice, assumindo a terceira colocação. Já a equipe de Marselha atuou na capital e fez bons 3x0 ante o PSG.
.
Na Premier League, o aguardado embate entre Terry e Bridge. O jogador do Chelsea assumiu que estava tendo um caso extraconjugal com a mulher do lateral do Manchester City. Bridge não cumprimentou o zagueiro no tradicional ato de dar as mãos antes do início de cada partida. Em campo, o Manchester City surpreendeu e fez 4x2 no Chelsea, fora de casa. O Manchester United, terça-feira, venceu o West Ham por 3x0 em casa e está há apenas um ponto dos blues. Quem também encostou é o Arsenal. A equipe londrina fez 3x1 no Stoke City longe de seus domínios, numa partida que ficou marcada grave contusão do meia galês Ramsey. O fim de semana trouxe a final da Carling Cup. No estádio de Wembley, o Manchester United venceu o Aston Villa por 2x1 e levou o sexto título da competição para casa.
.
No Calcio, os times de Milão dominam. A Inter foi até Udine e venceu a Udinese com dificuldades, 3x2. Atuando em casa, a equipe rossonera não enfrentou dificuldades. O Milan fez 3x1 na ameaçada Atalanta e reassumiu a vice-liderança. Ainda em choque com a eliminação na Europa League, a Roma empatou com o Napoli por 2x2 fora de casa. Novamente, a decepção foi a Juventus. A equipe de Turim perdeu em casa para o Palermo, por 2x0. O esquadrão rosanero é quarto colocado, e os donos da casa ocupam a sexta colocação.
.
Na Liga Sagres, os líderes voltaram a normalidade. O Benfica foi até Matosinhos enfrentar o Leixões e massacrou a ameaçada equipe por 4x0. Já o Braga, em casa, fez 3x1 na Olhanense. No clássico da rodada, disputado no José Alvalade, o Sporting se recuperou de seus maus resultados recentes e aplicou impiedosos 3x0 no Porto, que vê o pentacampeonato de longe.