A Libertadores da América, princial competição sul-americana, duns tempos pra cá, é o objetivo dos clubes brasileiros e o parâmetro de comparação para tudo no final do ano. Desta vez, no entanto, tal critério falha. Tanto que, dos 5 times brasileiros disputando a competição, apenas um está na final de seu respectivo campeonato estadual. No Paulistão, único com dois representantes na Libertadores, o Corinthians já havia sido despachado na primeira fase. Nas semifinais, chegou a vez do São Paulo. O tricolor perdeu, novamente, para o Santos, por 3x0, e deu adeus ao campeonato. Fará a final contra a equipe da Baixada o Santo André. Mesmo perdendo no Bruno José Daniel, por 2x1, para o Prudente, o time do ABC tinha a vantagem de jogar por dois resultados com a mesma diferença de gols. Ao vencer a partida no interior, pelo mesmo placar do jogo de volta, o Ramalhão se garantiu na final.
.
Desde 1997 uma equipe não conquistava a Taça Guanabara e a Taça Rio. Tal tabu caiu em 2010. O Botafogo venceu o ex-carrasco Flamengo, por 2x1, e garantiu a dobradinha, que culminou na conquista também do Campeonato Carioca. Com 2 gols de pênalti dos seus centroavantes platinos, Herrera e Loco Abreu ( o último, aliás, batendo á la Palenka ), e contando com a defesa de Jefferson num pênalti batido por Adriano, o Fogão impede o tetra do Flamengo.
.
Pela Taça Fábio Koff, o Inter sofreu, e muito. Com dois gols nos 15 mintos finais, o colorado virou o jogo pra cima do Pelotas, em Porto Alegre, fez 3x2 e garantiu o Gre-Nal na final do Gauchão. Em Minas, o Atlético jogou com o regulamento debaixo do braço, empatou em 0x0 com o Democrata de Governador Valadares e se classificou pra final. A surpresa veio da outra chave. Jogando no Mineirão, o Ipatinga não tomou conhecimento do Cruzeiro e fez 3x1 na equipe celeste, eliminando o atual bicampeão do estado.
.
Na Bahia, empates nos 4 jogos das semifinais. Como os gigantes Bahia e Vitória dependiam de dois resultados iguais, eles se classificaram pra final. O Bahia eliminou o xará de Feira de Santana, fazendo 1x1 em Pituaçu, enquanto o Leão da Barra suou pra fazer o mesmo 1x1 ante o Camaçari, em Salvador. No Distrito Federal, quem fará a final contra o Brasiliense será o Ceilândia. O Gato Preto bateu o rival Atlético Ceilandense por 2x1, no Abadião, e se beneficioou do empate entre o finalista já definido e o Botafogo, por 2x2.
.
Em Santa Catarina, outro empate. No derby catarinense realizado pela final do segundo turno, Avaí e Figueirense ficaram no 1x1, resultado que favoreceu a equipe avaiana graças a melhor campanha nas fases anteriores. A final será contra o Joinville. No Ceará, o Vozão fez o que dele se esperava e bateu o Guarany de Sobral por 1x0, e fará a final do campeonato cearense ante o rival Fortaleza, no chamado Clássico-Rei. Em Goiás, o Santa Helena humilhou de novo o Vila Nova. Desta vez em casa, por 4x2. A equipe se classificou para a final, que será realizada ante o Atlético. O Dragão goleou o Goiás, também por 4x2.
.
No longo campeonato paraense, o líder Águia de Marabá sofreu uma estrondosa goleada do Paysandu, em Belém: 6x1. O Remo perdeu a chance de se aproximar do líder ao empatar com o Independente, no Baenão, por 3x3. Também temos campeão no Paraná. Ao vencer o Atletiba no Couto Pereira, por 2x0, o Coxa abriu 4 pontos na liderança do octogonal final e pode comemorar o grito de campeão, após ser rebaixado no nacional do ano passado. Em Pernambuco, quem ficou com a quarta vaga foi o Central, ao vencer o Sete de Setembro, no Gigante do Agreste. Num Clássico dos Clássicos que pouco valia, o Náutico bateu o primeiro colocado Sport por 2x0, em casa.
.
Na Libertadores da América, 4 jogos envolvendo times brasileiros. O Corinthians venceu o Racing, em Montevidéu, e garantiu a primeira colocação do grupo 1. O Cruzeiro fechou sua participação na primeira fase com um empate ante o Colo-Colo em Santiago, por 1x1, que deu a classificação ao time celeste, mas na segunda colocação, pois o Vélez Sarsfield goleou o Deportivo Itália por 4x0 na Argentina. Quem se complicou foi o Flamengo. Ao perder para a Universidad Católica, por 2x0, no Chile, o time do Rio pode não conseguir a classificação dentro do índice técnico, pois já não tem mais chances de ser o primeiro colocado em seu grupo, posto ocupado pela Universidad de Chile. Com o empate ante o Emelec, no Equador, o Inter deixou para decidir a primeira colocação da chave 5 no Beira-Rio. Caso vença o Deportivo Quito, que fez 2x1 no Cerro do Uruguai em casa, termina em primeiro. Mas, se empatar ou perder, luta pra ser um dos melhores segundos colocados. O grupo 4 também está decidido, com o Libertad em primeiro, após bater o Blooming, na Bolívia, por 2x1, e o Universitario, do Peru, podendo entrar com a sua segunda colocação, ao segurar o 0x0 ante o Lanús na Fortaleza. A equipe argentina está eliminada da competição.
.
Na Bundesliga, destaque para o chocolate do líder Bayern sobre o Hannover. Os bávaros fizeram nada mais nada menos que 7x0 na Allianz Arena. Dois pontos átras do time de Munique aparece o Schalke 04, que fez 3x1 no Borussia Mönchengladbach em Gelsenkirchen. No fim do campeonato, surge a surpresa: o Werder Bremen venceu o Wolfsburg, fora de casa, por 4x2. Os verdes, com o resultado, chegam a terceira colocação.
.
Quatro times disputam o Clausura argentino. Por enquanto, o líder é o Independiente. A equipe de Avellaneda foi até Lomas de Zamora e fez 3x1 no Banfield. O Estudiantes fez parecido: foi até Victoria e fez 2x1 no Tigre. A decepção foi a derrota do Godoy Cruz para o River Plate, por 2x1, no Monumental de Nuñes. O Argentinos Juniors ainda joga e pode assumir a liderança. Caso o Ciclón vença o Arsenal, em Sarandí, a liga terá líder novo.
.
Pela La Liga, o Barcelona tropeçou no Clássico Barceloní, ante o Espanyol. O jogo acabou 0x0, e complicou a principal equipe catalã, já que o Real Madrid fez 2x0 no Valência, no Santiago Bernabeu. O Sevilla venceu o Gijón por 3x0 em casa, e subiu para a quarta colocação, que pode ser roubada após a partida entre Mallorca e Osasuna. Basta aos barralets uma vitória em casa.
.
O antigo campeonato mais equilibrado da Europa esfriou. Com a vitória fora de casa, ante o Boulogne, o Olympique abriu boa vantagem pela Ligue 1. Cinco pontos átras da equipe Marselha vem o Auxerre. No Abbé-Deschamps, a equipe goleou o Lorient, por 4x1. Com um jogo a menos e ainda com alguma chance, o Bordeaux empatou em casa com o Lyon, por 2x2.
.
Empolgante está a Eredivisie. Faltando apenas uma rodada para o final da liga, o líder Twente bateu o Fyernoord, por 2x0, no Grolsch Veste e se mantém na liderança. Um ponto átras, vem o Ajax, que não tomou conhecimento do Heracles e fez 4x0 em Amsterdam.
.
Parece que ninguém quer vencer a Premier League. Dos 3 candidatos ao título, 2 tropeçaram. O Chelsea foi até Londres e perdeu para o Tottenham, por 2x1. Com o resultado no White Hart Lane, a equipe londrina chegou a quarta colocação e se colocou bem na disputa para a última vaga da Champions League. O Arsenal fez pior: em casa, a equipe tomou a virada do ameaçado Wigan, por 3x2. A rodada foi inteira do Manchester United. Na casa do maior rival, o Manchester City, Paul Scholes fez de cabeça, no finzinho, e garantiu o triunfo de 1x0 sobre os citizens.
.
Calcio polarizado. A Inter fez o clássico ante a Juventus, no Giuseppe Meazza, e venceu por 2x0. Caso a Roma não vencesse o Derby della Capitalle, perderia a liderança para a equipe de Milão. A equipe biancocelesti até começou na frente, mas a Roma virou e segue líder. O placar final foi de 2x1.
.
Pela Liga Sagres, falta pouco para o Benfica sagrar-se campeão. A equipe lisboeta fez 3x2 na Acadêmica, no Estádio Cidade de Coimbra. O vice-líder Braga fez 3x1 no Leixões, em casa, e ainda sonha. Já para os bébés, a segunda divisão portuguesa parece ser o destino.
.
No Uruguai, é espantosa a fase do Peñarol. A equipe aurinegra, que não vence o nacional há 7 anos, empatou com o rival Nacional em 0x0 no Centenário e abriu 10 pontos de vantagem para o Fênix, que ficou no empate com o Atenas por 1x1
.
Fim de semana de corridas pelas principais categorias do automobilismo. Numa prova cheia de imprevistos, Button venceu o GP da China de F1 após fazer a melhor estratégia com a McLaren. A equipe inglesa fez a dobradinha com Lewis Hamilton em segundo. O campeão do ano passado é o líder da temporada, 10 pontos na frente de Nico Rosberg, alemão da Mercedes que terminou a prova na terceira colocação. Fernando Alonso deu um show à parte, queimando a largada e se desentendendo com o companheiro de Ferrari, Felipe Massa. No fim das contas, o espanhol terminou na quarta colocação.
.
Já pela F-Indy, na tradicional prova de Long Beach, acabou a hegemonia da Penske. O vencedor da corrida foi Ryan Hunter Reay, da Andretti/Green. O norte-americano se aproveitou da falha mecânica do líder da temporada Will Power para assumir a liderança. Sem grandes ultrapassagens e só com uma bandeira amarela, o inglês Justin Wilson, da Dreyer&Reinbold, ficou com a segunda colocação. O melhor brasileiro foi Tony Kanaan, que terminou na quinta colocação. Já o vice-líder do ano, Hélio Castroneves, ficou em sétimo lugar.